O RN VAI PAGAR CARO
A governadora Fátima Bezerra (PT) bateu o pé e não abre mão de lutar contra a reforma da Previdência do governo Jair Bolsonaro (PSL). Acompanha a orientação da executiva nacional do seu partido, que luta para assumir a ponta da oposição ao governo do capitão verde oliva.
A posição da governadora já havia sido externada em Brasília, quando ela fez críticas à proposta encaminhada ao Congresso Nacional durante audiência dos governadores com o ministro da Economia, Paulo Guedes. Foram críticas pontuais, é bem verdade, mas que evidenciaram a posição da petista.
O combate ficou ainda mais claro na audiência pública realizada na Assembleia Legislativa para discutir o tema, por iniciativa da deputada petista Isolda Dantas, na última segunda-feira, 11. Escalado para representar a governadora, o presidente do Instituto da Previdência dos Servidores do RN (IPERN), Nereu Linhares, puxou o movimento ao falar sobre “os impactos da reforma da previdência na vida das mulheres”.
A palavra de ordem foi “resistência”.
Ficou deliberado que o PT potiguar, da governadora Fátima, participará do Dia de Luta e Mobilização em Defesa da Previdência, marcado para 22 de março, em Brasília. Uma comitiva organizada pelo partido seguirá para a capital federal.
Pois bem.
O discurso de resistência à reforma da Previdência agrada a massa popular, principalmente à porção menos esclarecida, que não desperta, por falta de conhecimento mesmo, para a necessidade de mudanças no sistema previdenciário do país, sob pena de o governo daqui a pouco não ter dinheiro para pagar aposentados e pensionistas. A governadora fica bem na fita.
Por outro lado, o Rio Grande do Norte corre o risco de não sair do buraco, ou de não ter o apoio necessário do Governo Federal para resolver os seus problemas. O governo do presidente Jair Bolsonaro deixou dito, com todas as letras, que vai socorrer as unidades federativas em crise financeira, mas, em contrapartida, exige o apoio dos governadores à reforma da Previdência.
Dessa forma, o cabo de guerra do PT x governo Bolsonaro, com a governadora Fátima Bezerra mergulhada até o pescoço na arenga tola, representa uma ameaça enorme para o RN. O Estado precisa da parceria com o Governo Federal para sair da crise. E a parceria significa mão dupla. O Planalto a ajuda e espera de volta o apoio à reforma.
Que a governadora Fátima Bezerra tenha a responsabilidade de colocar o Rio Grande do Norte acima da picuinha política.
O povo potiguar agradece.
FRASE
"Foi criada uma expectativa, mas não recebemos nenhuma informação concreta."
JANEAYRE SOUTO – Presidente do Sinsp-RN, ao sair da reunião com a equipe econômica do governo Fátima Bezerra, sem nenhuma previsão de pagamento de salários atrasados.
É GRAVE
O vereador Raério Cabeça (PRB) denunciou no plenário da Câmara Municipal de Mossoró que ''existem vereadores que têm caderno de marcação de exames no PAM do Bom Jardim". Quem, vereador? Ele não citou nome. Daí, deixou os seus 20 companheiros de Casa em situação desconfortável. Agora, os vereadores estão cobrando que ele cite os nomes dos ''beneficiados".
TETO
Um pedido de vista apresentado pelo deputado Alysson Bezerra (Solidariedade), nesta terça-feira, 12, travou a votação da PEC que cria o teto de gastos no RN. ''´É preciso um estudo mais aprofundado", justificou o parlamentar mossoroense. Pela proposta, o Estado não poderá gastar mais do que a despesa do ano anterior acrescida de até 70% do crescimento da receita ou da despesa.
QUEM É QUEM
O placar de 13 a 7 na aprovação do projeto de reajuste salarial dos servidores (veja matéria na página 3), estabelece o cenário político na Câmara Municipal de Mossoró. Os 13 e mais a presidente Izabel Montenegro (MDB) formam a bancada governista; e os outros 7 caminham para alinhamento da oposição, sob liderança do vereador Gilberto Diógenes (PT).
GOVERNISTA
O deputado estadual Souza (PHS) emplacou a ex-prefeita de Areia Branca, Lidiane Garcia (PHS), na direção do Hemocentro Mossoró. No governo passado, Souza havia colocado a correligionária na direção da II Ursap.
MAIS UM
A deputada Isolda Dantas (PT) carimbou mais um cargo no governo estadual em Mossoró. Indicou a correligionária Kaliane Maria de França Bezerra na direção do Laboratório Central. A vaga era do ex-vereador Jório Nogueira, representada por Nadja Comaneci Almeida.
EM MOSSORÓ
A Assembleia Legislativa do RN realizará sessão solene em Mossoró nesta sexta-feira, 15, em homenagem aos 167 anos de emancipação do município. A propositura é do deputado estadual Alysson Bezerra, do Solidariedade.
É NOTÍCIA
1 - Morreu Eurico Miranda, o mais icônico dirigente do Vasco da Gama e o mais polêmico dirigente do futebol brasileiro. Perdeu a luta contra um câncer no cérebro aos 74 anos.
2 - A prefeita Rosalba Ciarlini (PP) confirma que o Município está recebendo mais de R$ 80 milhões em obras de pequeno e médio porte, contemplando a cidade e a zona rural, e anuncia que novas obras de infraestrutura estão em processo de licitação.
3 - Em 48 horas, quatro assassinatos em áreas diferentes de Mossoró. O gatilho voltou a ser puxado com força como no ano passado. O novo governo deve se sentir desafiado para o combate.
4 - O ministro da Cidadania, Osmar Terra, confirmou o pagamento do 13º salário do Bolsa Família em dezembro. O benefício é uma promessa de campanha do presidente Jair Bolsonaro (PSL).
5 - Romaria dos deputados na rampa da Governadoria, para partilhar os cargos de terceiro escalão do governo Fátima Bezerra (PT). Distribuídos de acordo com a importância de cada um.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.