Domingo, 23 de fevereiro de 2025

Postado às 06h45 | 24 Mar 2019 | Coluna César Santos - 24 de março

Crédito da foto: Repridução Ele estão presos

A LAVA JATO ESTÁ AINDA MAIS FORTE

A prisão do ex-presidente Michel Temer (MDB) pela força-tarefa da Lava Jato, na quinta-feira, 21, não foi surpresa para ninguém; nem mesmo para ele, Temer. Há pouco mais de duas semanas, em convescote com amigos e correligionários, o ex-inquilino do Palácio do Jaburu fez a previsão: “Sei que vou ser preso, estou preparado.”

De fato, sabia. E tinha motivos de sobra para superar a inquietação com a perspectiva de uma ação contra ele pela Polícia Federal. Temer, porém, não reconheceu a sua culpa em rumorosos casos de corrupção e atribuiu a certeza da prisão ao “espetáculo” da Lava Jato. Ele seria o troféu da vez.

Cá entre nós, se Temer fosse um político honesto, um homem de mãos limpas, não teria se preparado para ser preso. Você, leitor, honesto, ético, de reputação ilibada, tem medo de ser preso?

Nenhum cidadão de bem espera a visita da Polícia Federal para levá-lo em cana. Isso é coisa de fora da lei, sejam políticos corruptos ou qualquer outro elemento do submundo. Fosse o contrário, todo cidadão colocaria no seu orçamento gastos com advogados de defesa, afinal, a qualquer momento poderia ser preso.

O “espetáculo” da Lava Jato, alegado por Temer, é uma tentativa de desqualificar o trabalho da Justiça, do Ministério Público Federal e da Polícia Federal. Uma forma de inflamar as torcidas e, por consequência, colocar a massa da gente contra as instituições que combatem a corrupção no País. Inversão de valores.

Michel Temer, inclusive, já tinha na ponta da língua a declaração à nação na hora da prisão: “É uma barbaridade”. Repete a estratégia do PT para desqualificar a condenação e prisão do ex-presidente Lula: “É golpe”. Repete a ladainha a todo momento, acreditando na máxima de que uma mentira repetida várias vezes vira verdade. Até aqui, não surtiu efeito. A sociedade é consciente dos crimes cometidos por ele.

Barbaridade e golpe, no duro, são as tentativas de desqualificar a Lava Jato. A força-tarefa já sofreu ataques de toda ordem, orquestrados nos gabinetes da corrupção, e muitas vezes, usando a boa-fé de pessoas inocentes, que caíram nas armadilhas da paixão política.

De sorte, há a consciência da maioria. E hoje, o brasileiro sabe quem é Temer; quem é Lula, só para citar os dois ex-presidentes da República presos por crime comum.

Temer é apontado pela força-tarefa da Lava Jato como líder de uma quadrilha que funciona há 40 anos; Lula é apontado como líder da quadrilha que roubou bilhões de reais da Petrobras.

Que a Lava Jato resista às torcidas e continue colocando atrás das grades os ladrões dos cofres públicos do País.

 

FRASE

"Eles acham que corrupto não é bandido. Eu acho que são bandidos altamente perigosos."

LUÍS ROBERTO BARROSO – Ministro do Supremo Tribunal Federal, sobre políticos corruptos.

 

BOMBA-RELÓGIO

 A governadora Fátima Bezerra (PT) precisa se divorciar da mania de reuniões e agir com rapidez para desarmar ''bombas-relógios" prestes a explodir na combalida saúde pública do RN. Uma delas é a ameaça de paralisação de exames e de hemodiálise. Os prestadores vão suspender os serviços, caso o governo não pague ou negocie os quatro meses atrasados.

 

O CAOS

 O que está acontecendo no Hospital Tarcísio Maia em Mossoró é o retrato do caos na saúde pública do Estado. Macas e ambulâncias do Samu empilhadas; tomógrafo quebrado e dívidas com fornecedores e prestadores de serviço. Na quinta-feira, 21, uma pessoa acidentada teve que ser socorrida na carroceria de um carro popular, porque o Samu estava "preso" no HRTM.

 

ÁGUA

 Há exatos 19 anos, o presidente Fernando Henrique Cardoso inaugurava a adutora Jerônimo Rosado, para trazer água da barragem Armando Ribeiro Gonçalves, em Assú, para Mossoró. Solenidade no "Largo do Povo", com FHC, governador Garibaldi Filho e prefeita Rosalba Ciarlini.

 

ÁGUA II

 Na data de seu aniversário, a adutora sofre paralisação para passar por manutenção preventiva de suas bombas. A Companhia de Águas e Esgotos do RN garante que o abastecimento de Mossoró e dezenas de localidades rurais será retomado nesta segunda-feira, 25.

 

ÁGUA III

 O Ministério do Desenvolvimento Regional garante que as águas do rio São Francisco chegarão ao RN até o final de 2019. O Eixo Norte das obras de transposição está com 96% prontas, segundo o MDR. A notícia é um alento para o estado que tem 148 cidades em emergência.

 

MUDANÇAS

 O vereador Didi de Arnor deve deixar o PRB para assumir o controle do PRTB de Mossoró. Os entendimentos avançaram. Já o PRB sairá das mãos de Fernandinho das Padarias para o controle de Rodrigo Bolão. São mudanças encaminhadas.

 

 É NOTÍCIA

1 - Há 17 anos, o jornalismo social perdia o colunista/cronista Gomes Filho, em acidente de carro na BR-304. Gomes Filho foi um dos mais respeitados colunistas do jornalismo local e estadual.

2 - Nesta segunda-feira, 25, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) completa 46 anos em Mossoró. Foi fundada pelo casal Antônio Paulo de Albuquerque/Gladys Ramalho, pais de uma criança especial. Ato ecumênico marcará a data.

3 - O supermercadista Júnior Rebouças comprou do empresário Tião da Prest o imóvel onde era a antiga casa do saudoso Diran Amaral. Será instalado o Supermercado Rebouças do Nova Betânia.

4 - Mossoró recebe na terça-feira, 26, o Talk Show de Maquiagem com o Sadi Consati, maquiador e consultor da Boticário. Evento organizado pelo grupo Gentil Negócios. No Garbos, às 19h.

5 - Faz um ano do falecimento de Zé Maria, o jornaleiro que se tornou mais popular em Mossoró. A família mandará celebrar missa nesta segunda-feira, 25, na Catedral de Santa Luzia, às 17h.

Tags:

Lava Jato
Michel Temer
Lula
política
saúde
RN
adutora

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO