BACTÉRIA COMUM, MAS FATAL
A infecção generalizada que matou o menino Artur, neto do ex-presidente Lula, foi provocada pelo contato com a bactéria Staphylococcus aureus. Trata-se de um dos micro-organismos mais presentes na pele humana e na maioria das vezes causa problemas simples, tratáveis com antibióticos. Em casos extremos, como o de Artur, leva à “sepse”, ou infecção generalizada.
Como a bactéria, mesmo comum, pode ser letal, a coluna levantou conteúdo sobre o tema, e passa para o leitor, pela importância da prevenção, mesmo em casos simples. Vamos lá:
“Os estafilococos são um tipo de bactéria. A espécie mais frequente é justamente o Staphylococcus aureus, mas existem dezenas de outras. Os estafilococos estão presentes na superfície de pele de cerca de 20% das pessoas, e no nariz de 30% dos adultos, o que é considerado normal.”
O médico infectologista Juvêncio Furtado, professor na Faculdade de Medicina do ABC, esclarece que existem os estafilococos chamados “domiciliares” ou “comunitários”, normalmente sensíveis a antibióticos e que causam infecções menos graves. Mas há também os “hospitalares”, que são bem mais resistentes.
Essas bactérias podem ser perigosas quando caem na corrente sanguínea, porém são raros os casos em que os estafilococos comuns causem infecções graves. Isso pode ocorrer principalmente por meio de lesões na pele. Quando a pele está íntegra, a bactéria não faz nada. Mas se houver um corte, ela pode penetrar. Além de infecções na própria pele, os estafilococos podem atacar também outros órgãos distantes.
São sinais de que um processo infeccioso pode ter começado: febre, mal-estar, dores no corpo, cansaço excessivo, vômitos.
Quando houver esses sintomas, um médico deve ser procurado. O diagnóstico ainda nas primeiras 24 horas é decisivo, inclusive para uma eventual confirmação da presença do Staphylococcus aureus. Isso porque ela age rápido no corpo.
Como evitar?
A melhor forma é lavar com água e sabão as mãos e o local lesionado por um corte, pequeno acidente, espinhas, etc. Se o machucado demorar para cicatrizar ou se houver sinais de inflamação, como vermelhidão, pus ou dor excessiva, deve procurar um médico rapidamente. O mesmo vale para casos de “trauma fechado”. É preciso ir ao médico quando houver febre e mal-estar após o incidente.
Para prevenir a contaminação de alimentos por bactérias também é preciso lavá-los bem – assim como as mãos e os utensílios –, evitar que fiquem muito tempo em temperatura ambiente e cozinhá-los cuidadosamente.”
Arthur Lula da Silva morreu no dia 1º de março, após ter dado entrada no hospital Bartira, em Santo André (SP), às 7h14 com febre, náuseas e dores abdominais. O quadro evoluiu para confusão mental e o menino morreu por volta das 12 horas.
FRASE
"É um problema que extrapola os limites da União e alcança de maneira grave Estados e Municípios."
ACM NETO – Prefeito de Salvador, sobre o caos no sistema previdenciário brasileiro.
SERTÃO EM FESTA
O açude Manduim sangrou na madrugada desta quinta-feira, 4. É um dos maiores reservatórios do Vale do Açu e região Oeste potiguar, com capacidade para 76,3 milhões de metros cúbicos de água. Agora são cinco reservatórios 100% cheios: açude Beldroega (Paraú), açude Encanto (Encanto), Riacho da Cruz II (Riacho da Cruz) e Pataxó (Ipanguaçu). Que venham mais chuvas.
REPROVADO
O dr. Daniel Sampaio, que foi candidato foi candidato a deputada estadual pelo PSL nas eleições 2018, teve as contas de campanha reprovadas pelo TRE-RN. Entre as irregularidades, uma doação financeira de R$ 20 mil, doação própria, retirada em espécie na "boca do caixa". Isso valor representa 46,64% do total de recursos movimentados pelo candidato. Ele vai recorrer.
INTERINO
O PC do B, do vice-governador Antenor Roberto, assume - interinamente - o Governo do Estado do RN, com a viagem internacional da governadora Fátima Bezerra (PT). Não é a primeira vez que o partido ocupa a Governadoria. Na gestão Robinson Faria (PSD), a sigla assumiu o Poder várias vezes, através do vice-governador Fábio Dantas, seu então filiado.
EM BOSTON
Fátima Bezerra encontra-se nos Estados Unidos participando de um evento sobre o Brasil, organizado por estudantes de universidades americanas. Neste sábado, 6, a governadora falará no painel sobre educação pública.
LAVA JATO
Movimentos de Direita prometem fazer barulho neste domingo, 7, em todo o Brasil, contra o STF e em defesa da Operação Lava Jato. Os movimentos denunciam que os bastidores de Brasília tramam o fim da Lava Jato. No RN, a manifestação acontecerá em Natal, na Avenida Salgado Filho, às 15h.
GREVE DOS MESTRES
A presidente do Sindiserpum, Marleide Cunha, e a deputada Isolda Dantas (PT) comandam hoje passeata na Av. Presidente Dutra, contra a gestão da prefeita Rosalba Ciarlini (PP). Em campanha.
É NOTÍCIA
1 - A Escola Municipal Francisco Bezerra de Maria, na localidade rural de Lorena, está completando hoje 15 anos. Foi inaugurada nesta data, em 2004, na terceira gestão da prefeita Rosalba.
2 - O presidente do Ipern, Nereu Linhares, atenderá convite da OAB de Mossoró para debater a reforma da Previdência. Ele deverá explicar por que é contra a mudança no sistema previdenciário do País. O debate está marcado para o próximo dia 16.
3 - Os motoristas da Uern não recebem salários há quatro meses. A empresa terceirizada não recebe o pagamento pelos serviços prestados a igual tempo. Tem profissional passando fome.
4 - A João da Escóssia, conhecida como "Avenida do Shopping", está interditada. Máquinas e homens recuperam a malha viária, castigada pelas fortes chuvas.
5 - A Prefeitura assinou contrato com a KN Produções, do empresário Karume Nascimento. A empresa será responsável pelo serviço de banheiros químicos no Mossoró Cidade Junina de 2019.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.