VAI SURGIR UM NOVO SINDICATO
O Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público da Administração Direta (SINSP-RN) iniciou luta para que o governo Fátima Bezerra (PT) estenda a todos os servidores estaduais o reajuste salarial de 4,17%, que beneficia apenas os professores. Com o slogan “Governadora, cadê o nosso reajuste?”, a campanha do Sinsp vai mobilizar todas as categorias que foram deixadas de lado pelo atual governo.
Além do reajuste, o movimento vai ampliar a cobrança do calendário de pagamento dos salários atrasados. Como se sabe, tem categoria que ainda sequer recebeu o 13º salário de 2017. E a maioria ainda não recebeu os meses de novembro, dezembro e 13º salário de 2018.
A direção do Sinsp entende que a governadora Fátima beneficia os professores e trata as outras categorias a “pão e água”. A desconfiança é alimentada, inclusive, pelo fato de o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINTE-RN) tem emplacado vários de seus dirigentes e familiares em cargos do governo. As 16 Unidades Regionais de Educação (DIRECs) são todas ocupadas por indicados do Sinte-RN.
Outro ponto que incomoda a direção do Sinsp é a postura leniente do Fórum dos Servidores Estaduais, que tem em quase sua totalidade apoiadores do governo Fátima Bezerra. Queixa-se que a luta dos servidores está enfraquecida e as categorias, com raríssimas exceções, estão castigadas com salários “congelados e atrasados”.
De fato, a reclamação do Sinsp é pertinente. Basta observar, por exemplo, o reajuste salarial que foi concedido pela Prefeitura de Mossoró. O percentual de 3,75% foi menor do que os 4,17% oferecidos pelo Estado para os professores, no entanto, em Mossoró o reajuste foi linear, ou seja, beneficiou todas as categorias. Além disso, o retroativo do reajuste dos professores foi pago de uma só vez na folha de março, enquanto o Governo do Estado vai pagar em até sete parcelas, a partir de abril para ativos e maio para inativos, e concluindo somente em dezembro deste ano.
Pois bem.
O Sinsp está decidido a ocupar a lacuna deixada por sindicatos cavilosos e começar a percorrer todo o estado em defesa de todas as categorias de servidores públicos. A entidade está realizando assembleia em polos regionais e, se sentir ambiente, organizará movimento estadual em defesa dos que foram deixados de lado pelo atual governo. À frente, a presidente Janeayre Souto.
FRASE
"Os servidores estão passando fome, estão ficando depressivos."
JANEAYRE SOUTO – Presidente do Sinsp-RN, sobre a situação dos servidores que sofrem com salários atrasados.
CIDADE JUNINA
A prefeita Rosalba Ciarlini (PP) lança nesta quarta-feira, 24, a programação oficial do Mossoró Cidade Junina 2019. Terá novidades na grade de atividades culturais, assim como na estrutura do evento. A prefeita confirmará as atrações nacionais que se apresentarão no palco da Estação das Artes e no Corredor Cultural. A solenidade será realizada no Memorial da Resistência, às 18h.
MULHER
O secretário de Gestão de Projetos e Metas, Fernando Mineiro (PT), reagiu à ameaça de paralisação das obras do Hospital da Mulher em Mossoró. ''Se vier a ocorrer alguma interrupção, será por decisão unilateral da empresa executora – a CG Construções – sem justa causa; portanto, ferindo o contrato e sujeitando-se às sanções cabíveis." Ele garante que os pagamentos estão em dia.
POLÍCIA CIVIL
A delegada-geral do Estado, Ana Cláudia Saraiva Gomes, prevê concurso público para a Polícia Civil no segundo semestre do ano, apesar da crise financeira que castiga o RN. Trata-se de necessidade urgente. O Estado tem apenas 1,4 mil agentes, quando o ideal é um contingente de 5.150.
PROFESSORES
A Assembleia Legislativa vota hoje o projeto de lei que reajusta o salário dos professores em 4,17% e prevê pagamento de retroativo em até sete parcelas (aposentados e pensionistas). Deve ser aprovado à unanimidade. Para os professores da ativa, o reajuste valerá em abril; para inativos só a partir de maio.
EM SETEMBRO
A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve a condenação de Lula no caso triplex, mas reduziu a pena para 8 anos e 10 meses de prisão. O petista pode ser beneficiado com a progressão de pena e deixar a cadeia em setembro.
CAMARADAS
O PC do B reunirá os camaradas em Mossoró, sábado que vem, 27, para discutir a reestruturação do partido e lançar a campanha contra a reforma da Previdência. A plenária será realizada no VillaOeste, a partir das 9h.
É NOTÍCIA
1 - Uma apendicite aguda levou o coronel Sócrates Vieira à sala de cirurgia. Procedimento cirúrgico de emergência, em Natal. O secretário de Segurança de Mossoró iniciou recuperação.
2 - A governadora Fátima Bezerra (PT) sancionou a lei 10.501 que muda de Augusto Severo para Campo Grande o nome do município do Médio Oeste potiguar. Respeita a decisão popular, confirmada no plebiscito: 97,75% escolheram Campo Grande.
3 - A Orquestra Funffec de Cordas, de Luís Gomes, Alto Oeste potiguar, traz a Mossoró o espetáculo Beatles em Concerto. Uma mistura de erudito com pop. Dia 3 de maio, no Dix-huit Rosado.
4 - Ciro Gomes (PDT) e Marina Silva (Rede) se juntaram em via nova da oposição ao governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) e afirmam que é hora de fazer oposição ''fora da órbita" do PT.
5 - O tucanato potiguar vai reconduzir o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira, à presidência do PSDB estadual. A convenção será realizada na próxima sexta-feira, 27, em Natal.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.