Sábado, 22 de fevereiro de 2025

Postado às 08h45 | 16 Mai 2019 | Mossoró vai ganhar uma agroindústria de polpas de frutas

Região de Mossoró tem produção de manga

Mossoró vai ganhar uma agroindústria de polpas de frutas, com capacidade de uma produção estimada de 700 quilos por hora e beneficiará. Beneficiará, inicialmente, 36 famílias de agricultores associados à Cooperativa de Agricultores e Agricultoras de Mossoró e região (Cooafam).

Nesta quinta-feira (16), o titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf), Alexandre Lima, participará de uma reunião com a secretária Municipal de Infraestrutura de Mossoró, Kátia Pinto, para tratar da liberação dos alvarás de funcionamento da agroindústria.

O encontro está marcado para às 15h.

A agroindústria é fruto de um investimento de R$ 1 milhão, por meio do RN Sustentável, através do empréstimo junto ao Banco Mundial, e está com suas instalações 95% concluídas.

Falta ainda a legalização para que entre em funcionamento. Como contrapartida, o terreno foi cedido pela cooperativa.

A Cooafam atua no mercado institucional, fornecendo polpas de frutas para escolas em Mossoró, Upanema, Assu, Ipanguaçu, Areia Branca e Grossos, com meta de expandir e ingressar em outros mercados, além da merenda escolar.

Hoje, a Cooperativa atua em parceria com uma casa de polpas, que processa as frutas mediante um custo arcado pelos sócios.

A partir da instalação da nova agroindústria, a cooperativa terá uma redução substancial nos custos e já está atraindo o interesse de novos associados, informou a presidente da Cooafam, Cleonice Maria de Andrade.

Para a fabricação das polpas, são priorizadas as frutas regionais, como acerola, caju, manga, maracujá, cajá, goiaba e tamarindo. A partir do projeto do Governo Cidadão/Banco Mundial, também receberam investimentos 16 quintais irrigados, sendo 13 com placas solares. “Isso tem possibilitado a diversificação na produção de frutas. Conseguimos acrescentar o limão, a graviola e, em fase de testes, a uva”, comentou Cleonice.

Tags:

Frutas
agroindústria
Mossoró
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO