PETROBRAS VOLTA A OLHAR PARA O RN
O presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, anunciou nesta terça-feira, 28, que a empresa investirá 668 milhões de dólares no Rio Grande do Norte em 2019. Em cotação de hoje, isso significa algo em torno de R$ 2,6 bilhões. Se levado a termo, representa duas vezes mais do que o destino pela estatal de petróleo no ano passado.
Castello Branco detalha que, apenas na parte de investimentos, o RN receberá 198 milhões de dólares (R$ 792 milhões).
Em relação à Refinaria Clara Camarão, o presidente da Petrobras garante que manterá a operação e vai buscar parcerias para investimentos adicionais. Ainda está prevista a operação de três blocos marítimos na bacia potiguar, dois em parceria com a Shell e um da própria Petrobras, que serão trabalhados ao longo dos próximos anos.
A Petrobras ainda manterá a produção terrestre na bacia potiguar e pretende continuar a delimitação do campo de Pitu, com perfuração de novos poços e a aquisição de mapeamento sísmico 3D. A descoberta de óleo e gás, a primeira em águas profundas da bacia potiguar, foi comunicada em 2013. Campos de Pitu, operado pela Petrobras, está localizado a 60 km do litoral do estado, com profundidade final de 4.200 metros.
O anúncio chega em momento importante para a economia do Rio Grande do Norte, que necessita urgentemente da retomada de investimentos, principalmente em setores importantes, como o da indústria petrolífera, presente há quase meio século. A sinalização dada por Castello Branco interrompe o processo de desaquecimento de investimento da Petrobras no RN. A estatal reduziu a sua presença em solo potiguar na última década, provocando a saída de empresas, falência de muitas outras e o desemprego no setor.
Desde os últimos 10 anos, essa é a primeira vez que um presidente da Petrobras afirma novos investimentos no estado. Resta, agora, acreditar que realmente os investimentos sejam feitos e que a Petrobras retome melhor ritmo de produção na bacia potiguar.
Soma-se, aí, a chegada da Petrorecôncavo, empresa privada que adquiriu os 34 campos maduros da bacia potiguar. São poços pelos quais a Petrobras não tinha mais interesse e que estavam parados. A retomada da produção representará mais emprego e renda, principalmente na região de Mossoró. Expectativas positivas.
Roberto Castello Branco fez o anúncio durante reunião com a governadora Fátima Bezerra (PT), realizada na sede da estatal, no Rio de Janeiro. Fátima estava acompanhada do senador Jean-Paul Prates (PT) e do deputado federal João Maia (PR).
FRASE
"O Estado sempre foi, é, e será muito importante para a Petrobras."
ROBERTO CASTELLO BRANCO – Presidente da Petrobras.
SAIU FAÍSCA
Os deputados Coronel Azevedo (PSL) e Isolda Dantas (PT) baixaram o nível no plenário da Assembleia Legislativa nesta terça-feira, 28. O primeiro denunciou "perseguição do governo do PT" a servidores estaduais; a segunda debochou. Azevedo chamou Isolda de "Maria do Rosário potiguar", deputada federal de comportamento louco. Isolda revidou. Saiu faísca.
SINAL FECHADO
O presidente da Assembleia Legislativa e do PSDB estadual, Ezequiel Ferreira, não vai estar presente na convenção nacional do seu partido, sexta-feira, 31, em Brasília (DF). No mesmo dia, ele vai ser interrogado na ação penal (AP) 1036, em que figura como réu. A ação deriva da operação "Sinal Fechado". Ezequiel será interrogado pelo juiz federal instrutor Abhner Youssif Mota Arabi.
2 x 1
O senador Styvenson Valentim (Pode) é o único do RN a favor da prisão em segunda instância. Zenaide Maia (Pros) e Jean-Paul Prates (PT) são contra. Styvenson é o único a favor da CPI para investigar tribunais superiores. Zenaide e Paul-Prates são contra. Styvenson é a favor da Coaf na Justiça. Zenaide e Paul-Prates, não.
BINGO
A coluna antecipou na edição de ontem que Ana Augusta Simas não demoraria presa. O silêncio dela vale a sua liberdade e o alívio da turma de gravata. Não deu outra: o STJ mandou soltá-la. Daí, uma pergunta: quem pagou a conta em Brasília?
GABINETE
A prefeita Rosalba Ciarlini (PP) pinçou do Desenvolvimento Social o nome para chefiar o Gabinete Civil. A assistente social Fernanda Kaline foi nomeada para o cargo. Ela já havia auxiliado os governos de Fafá Rosado (2005-2012) e de Silveira Júnior (2014-2016).
CORREDOR CULTURAL
Há 12 anos, a então prefeita Fafá Rosado inaugurava as praças da Convivência, da Criança e dos Esportes, consolidando o Corredor Cultural de Mossoró. Esses equipamentos se juntaram à Estação das Artes e ao Teatro Municipal Dix-huit Rosado.
É NOTÍCIA
1 - Entre os dias 1º e 26 de maio, foram registrados 108 assassinatos no RN, cinco a mais em relação ao mesmo período em 2018. E no ano, já são 600 mortes violentas, sendo 70 em Mossoró.
2 - A Festa do Bode 2019 receberá a I Exposição de Gado Sindi, raça originária do Paquistão e Índia e que se adapta bem ao clima quente da região. Os criadores terão apoio da Prefeitura para organizar a exposição. A edição deste ano será realizada em agosto.
3 - O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi criado nesta data, em 1936, inicialmente com o nome de Instituto Nacional de Estatística. A data é dedicada ao geógrafo e ao estatístico.
4 - A Cosern encontrou 35 "gatos" no município de Areia Branca "comendo" energia elétrica. Com ajuda da polícia, desativou as ligações clandestinas que vinham "roubando" energia.
5 - Depois das manifestações verde e amarela de domingo, 26, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, decidiu acelerar a reforma da Previdência. Será votada até o final de julho.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.