TEATRO DE MOSSORÓ EM LIVRO
O professor Felipe Caetano decidiu contar a história do teatro de Mossoró entre 1968 e 2018. São 50 anos da cultura mossoroense que ele colocará em livro. Um resgate, em detalhes, que poucos conhecem, outros totalmente desconhecidos do grande público, mas que não fugiram da memória do professor, também personagem de momentos importantes do movimento cultural da cidade.
Felipe decidiu registrar em livro, para evitar que o tempo apague da memória o período importante do teatro de Mossoró, até para que a nova geração conheça a raiz de onde germina tanta cultura na terra de Santa Luzia.
Para isso, o professor iniciou uma caminhada para resgatar o passado no presente, listando teatros e auditórios e personagens de ontem e de hoje. No primeiro momento, teve a certeza que a sua obra se faz necessária ao testemunhar como setores da própria cultura não têm zelo com a história e seus personagens.
Ao visitar o Teatro Estadual Lauro Monte Filho, percebeu que a placa que registrou a transformação do Cine Cid no Teatro Municipal de Mossoró, em dezembro de 1996, na gestão da então prefeita Sandra Rosado, havia desaparecido. Felipe Caetano era presidente da Fundação de Cultura. O antigo Cid sediou o Teatro Municipal até a construção do Teatro Municipal Dix-huit Rosado, na terceira gestão da prefeita Rosalba Ciarlini, e a partir daí, o Cid foi transformado em Teatro Estadual Lauro Monte Filho.
Mas, cadê a placa? Felipe Caetano fez a pergunta à atual gestão do Lauro Monte Filho, inclusive, ao presidente da Fundação José Augusto, jornalista e poeta Crispiniano Neto, sem resposta. Desconfia-se que a reforma recente do teatro desceu a placa para depósito de lixo, o que é absurdo ou desrespeito à memória do teatro.
Felipe Caetano também tomou um choque ao saber que a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) transformou o auditório do Edifício Epílogo de Campos, sede da Reitoria, em depósito de material descartável. Uma agressão ao patrono do auditório - professor e historiador Vingt Rosado, fundador da Coleção Mossoroense e um dos ícones da cultura local. Foi naquele auditório, inaugurado em 1967, que o Teatro Escola Amadores de Mossoró (TEAM) se apresentava sob a direção de Lauro Monte Filho. História linda e importante, mas que foi reduzida a uma placa pela Uern.
Felipe Caetano espera que, a partir do seu trabalho, as autoridades possam ter maior zelo com a história do teatro de Mossoró. O livro vai narrar detalhes dos teatros Dix-huit Rosado, Lauro Monte Filho, Alfredo Simonetti (Paróquia do Alto de São Manoel), Kiko Santos (Colégio Estadual), Alpha Lira (Colégio Mater Christi) e os auditórios Vingt-un Rosado (Epílogo de Campos), Jornalista Dorian Jorge Freire (Estação das Artes), antigo Centenário (Alto da Conceição), Amâncio Ramalho (Ufersa) e do Seminário de Santa Teresinha.
O livro também contará dois momentos importantes do movimento cultural de Mossoró:
1 – O Teatro Escola Amadores de Mossoró (entre as décadas de 50 e 60), ideia de um grupo de pessoas que tinha Lauro Monte Filho, Ivonete de Paula, Maria Lúcia Escóssia, Kiko Gurgel, Iremar Leite, Crispiniano Neto, entre outros. O TEAM deu contribuição decisiva para a consolidação da arte teatral mossoroense.
2 – A Coocar, cooperativa que uniu todas as expressões culturais (década de 80) pelo fortalecimento da arte. Um dos pontos importantes foi a “Procissão de Artistas”, que por 24 horas percorreu vários bairros para pedir o apoio da população. No encerramento da procissão, na Estação Ferroviária, hoje Estação das Artes Elizeu Ventania, foi fixada a “Placa Fecunda Chão”, defesa da construção do Teatro Municipal de Mossoró. História que Felipe Caetano vai contar em livro.
FRASE
"Não podemos deixar destruir a história linda do teatro mossoroense."
FELIPE CAETANO – Professor e ex-presidente da Fundação de Cultura de Mossoró.
ALERTA
As forças de segurança do Rio Grande do Norte estão em alerta 24 horas depois do alerta para um "salve" da facção criminosa PCC. Vigilância dentro dos presídios na Grande Natal, em Mossoró, Pau dos Ferros, Caicó. As ações criminosas, segundo alerta da Polícia Federal, estariam programadas para terça (4) e quarta-feira (5). A população também deve se precaver.
ALERTA II
Antes do alerta feito, em documento, pela Polícia Federal, o juiz Henrique Baltazar dos Santos, da Execução Penal, havia dito que o sistema prisional poderia voltar a sofrer ataques como o que ocorreu durante o governo de Robinson Faria (PSD) na penitenciária de Alcaçuz. Deram pouca importância para o juiz. Foi preciso a PF alarmar para o governo acordar para a gravidade. Ufa...
FORRAGEIRA
Do contrato – suspeito – de R$ 50 milhões com a empresa de propaganda Fields 360, a Funpec já pagou R$ 46,6 milhões, ou seja, 92% do valor contratado para a campanha "Sífilis Não". Dinheirama em propaganda que poucos viram. O caso é rumoroso e suspeitíssimo.
DECIDIDO
O PRB de Mossoró vai ficar com o grupo ligado ao vereador Didi de Arnor, devendo o novo presidente ser anunciado em breve. Zairo Mariano, filho do saudoso Expedito Bolão, tem a simpatia de Didi e seu grupo.
MARCHA BATIDA
O outro vereador do PRB, Raério Cabeça, analisa nova opção partidária. Ele sabe que está sobrando no PRB.
MULHER
A ex-deputada Larissa Rosado vai começar a organizar o PSDB Mulher em todo o RN, a partir de Mossoró, a sua base político-eleitoral. Larissa recebeu a missão de fortalecer a sigla para as eleições municipais de 2020.
QG
O PT instalou o comitê "Lula Livre" em Mossoró, na Avenida Rio Branco. Será o quartel geral da pré-campanha da deputada Isolda Dantas à Prefeitura em 2020.
É NOTÍCIA
1 - A Prefeitura de Pau dos Ferros abriu processo seletivo para contratação de quatro médicos para atuar no SUS do Município. A inscrição já pode ser feita: www.paudosferros.rn.gov.br.
2 - A Petrobras baixou os preços da gasolina e do diesel em 7,16% e 6%, respectivamente. Resta, agora, o consumidor verificar se os postos de combustíveis vão aplicar os novos preços. Caso contrário, pode fazer valer o seu direito, denunciando ao Procon.
3 - Adriano, o "Imperador", que fez história no Flamengo e na Europa, será tema de filme e documentário. Ele garante que "nada ficará de fora". Ou seja, a fita vai mostrar a vida como ela é. Aguarde.
4 - A Câmara Municipal vai celebrar o centenário da Associação Comercial e Industrial de Mossoró (ACIM), em sessão solene marcada para a próxima quinta-feira, 6.
5 - Mossoró vai receber o encontro de Xand Avião e Gustavo Lima, dois dos maiores sucessos do momento da música popular. A festa está marcada para o dia 2 de outubro, véspera de feriado.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.