O presidente Jair Bolsonaro (PSL) assinou nesta terça-feira (4) o decreto que transforma o sal em bem de interesse social. A solenidade no Palácio do Planalto, com a presença de parte da bancada federal do Rio Grande do Norte, da prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini (PP), e dos empresários da indústria salineira potiguar.
O decreto beneficia a atividade em salinas nos municípios de Mossoró, Macau, Areia Branca, Grossos, Pendências, Areia Branca Guamaré e Galinhos. O documento vai garantir maior proteção jurídica ao setor.
Bolsonaro surpreendeu a todos ao anunciar que Natal, capital potiguar, receberá um dos colégios militares que o governo construirá. O presidente recebeu o aplauso de todos os presentes.
O decreto que torna o sal um bem de interessa social era aguardado com grande expectativa pela indústria salineira e pela classe política potiguar. A decisão do presidente Bolsonaro poderá pôr fim a um conflito iniciado ainda em 2013, quando foi deflagrada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) a operação Ouro Branco, que resultou na aplicação de multas cujos valores ultrapassaram os R$ 80 milhões a salineiros potiguares.
A luta em Brasília, em defesa do sal potiguar, foi travada pelo deputado federal Beto Rosado (PP). Em Mossoró, o sal já é reconhecido como de interesse social, com impacto na economia, saúde, emprego e renda e consumo, através da lei 3.596/2017, de autoria da vereadora Sandra Rosado (PSDB).
Veja o vídeo da solenidade no Palácio do Planalto;reprodução blog do Saulo Vale:
VEJA COBERTURA COMPLETA NA EDIÇÃO IMPRESSA DO JORNAL DE FATO DESTA QUARTA-FEIRA (5).
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.