UM RASGO DE LUCIDEZ
A coluna abre o comentário com o texto-desabafo do neurologista Baltazar Marinho, que ele divulgou pelo WhatsApp sobre o fechamento do Hospital Ruy Pereira, anunciado pelo governo Fátima Bezerra (PT).
Abre aspas:
Neste ano, estarei completando 46 anos de formado e boa parte da minha vida fui, e digo isso com muito orgulho, médico neurologista do Hospital WALFREDO GURGEL, onde criei com outros colegas esse serviço.
Quando chegava nos corredores e sentia odores pútridos, pensava logo em pé diabético ou mais grave, esperando uma amputação.
Temos hoje o Hospital Dr. Ruy Pereira, que é a única esperança para a população humilde, pobre, de evitar uma cirurgia agressiva e preservar a vida do paciente, já que é a única referência em cirurgia vascular.
INFELIZMENTE, a nossa governadora Fátima Bezerra mostra TOTAL INSENSIBILIDADE juntamente com seu secretário de Saúde e decidiu para o fechamento dessa unidade especializada de saúde.
Justificações que não justificam essa atitude INSANA e IRRESPONSÁVEL.
Sugiro que nossa governadora visite uma enfermaria de amputados, o odor de morte e a única chance de sobrevida terá sua porta fechada.
Peço que este texto seja divulgado ao máximo e, quem sabe, haverá um rasgo de LUCIDEZ e bom senso deste governo.
Sra. Fátima Bezerra, visite o hospital e leia mais sobre o assunto.
Deus lhe proteja, porque a senhora está prejudicando a população carente.
Fecha aspas.
O rasgo de lucidez, sugerido pelo neurologista, ainda não subiu a rampa da Governadoria, mas provocou outras instituições – sérias – do Rio Grande do Norte. Uma delas, o Ministério Público Estadual (MPRN), pediu à Justiça para que o Governo do Estado, via Secretaria de Saúde Pública (SESAP), suspenda atos de fechamento do Ruy Pereira. O pedido foi deferido em caráter de urgência, levando em conta, principalmente, a importância que tem a única unidade de saúde pública do RN para atendimento vascular-cirúrgico pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A Justiça também abriu prazo de três dias úteis para que o Governo do Estado apresente informações quanto ao funcionamento ou desativação do Ruy Pereira. Esses elementos serão analisados pelo Juízo para fundamentar a decisão sobre a iniciativa do Governo de fechar a unidade de saúde.
O MPRN, em sua peça, afirma que não existe, na estrutura da rede hospitalar do Estado, outro hospital capaz de receber os 80 leitos clínicos de enfermaria e os 10 leitos de UTI do Ruy Pereira, como também não existe outra unidade capaz de absorver a grande demanda referenciada para o tipo de cuidado oferecido pelo Ruy Pereira.
Portanto, o grito de alerta foi dado. Por todos, que se diga. Cabe, agora, a governadora ter a responsabilidade de recuar da decisão absurda de fechar o Hospital Estadual Ruy Pereira.
FRASE
"Justificações que não justificam essa atitude insana e irresponsável."
BALTAZAR MARINHO – Neurologista, sobre a decisão da governadora Fátima Bezerra de fechar o Hospital Ruy Pereira.
PINGO DA MEI DIA
Ao meio-dia em ponto deste sábado, 8, a prefeita Rosalba Ciarlini (PP) abrirá oficialmente o Mossoró Cidade Junina. Em seguida, dará largada ao maior comboio junino do país, o "Pingo da Mei Dia". Quatro trios elétricos e 12 atrações locais e regionais puxarão o comboio ao longo do Corredor Cultural – Avenida Rio Branco. A edição 2019 promete ser a maior de todos os tempos.
PINGO DA MEI DIA II
A cidade está cheia de turistas para o Pingo da Mei Dia. Hotéis e pousadas com ocupação máxima. Apartamentos e casas colocadas à disposição também foram todos alugados. A iniciativa privada também investiu na festa, com 33 camarotes ao longo do Corredor Cultural, sendo 16 comercializados e 17 particulares. Todos os setores da economia beneficiados pelo evento.
BOLACHA MARIA
Assim como tem ocorrido todos os meses, os representantes do Fórum Estadual de Servidores se reuniram com a equipe econômica do governo Fátima Bezerra (PT) para ouvir que os salários do mês serão pagos em duas parcelas (dias 17 e 28) e que não há dinheiro para os salários atrasados. Depois, um cafezinho com bolacha maria para "forrar" a barriga.
CIDADE JUNINA
Mais de dez candidatos ao Quinto Constitucional do TRT-RN escolheram Mossoró para fazer campanha no fim de semana. E para não tornar chata a corrida pelo voto, eles vão panfletar no Pingo da Meia Dia. Madames entendem o sacrifício.
DOIS LADOS
A governadora Fátima Bezerra (PT) sabe que a reforma da Previdência é a salvação dos Estados e torce, silenciosamente, por sua aprovação. De público, diz que é contra por uma questão meramente político-partidária. O Governo Federal vai cobrar a fatura, e não é bom para o RN.
EM ALTA
A chamada grande imprensa está cotando o ex-deputado potiguar Rogério Marinho (PSDB) para o Ministério da Educação. Nome do Planalto, aponta. Marinho tem se destacado na equipe econômica de Bolsonaro, com suas digitais na reforma da Previdência.
É NOTÍCIA
1 - As duas atrações do Pingo da Mei Dia se apresentarão com o cachê pago. A prefeita Rosalba Ciarlini (PP) recepcionou os artistas nesta sexta-feira, 7, e anunciou a liberação do dinheiro.
2 - A deputada estadual Eudiane Macedo, que está trocando o PTC pelo PRB, quer o fim da taxa de religações da Cosern e Caern. A parlamentar justifica que são os mais pobres que sofrem com o corte de energia e água. Ela apresentou projeto nesse sentido.
3 - A governadora Fátima Bezerra (PT) é esperada hoje no Corredor Cultural de Mossoró. Vem prestigiar o Pingo da Mei Dia. Será recepcionada pela turma do "Lula Livre".
4 - A Secretaria de Saúde do Município usará veículos elétricos de duas rodas, os chamados Segways, para agilizar as assistências médicas durante o Pingo da Mei Dia. Dois veículos adquiridos.
5 - A governadora Fátima Bezerra lançou oficialmente o "Nota Potiguar" nesta sexta (7), na CDL de Natal. No discurso, a geração de arrecadação extra de R$ 84 milhões. Exija a nota, consumidor.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.