Quinta-Feira, 20 de fevereiro de 2025

Postado às 08h45 | 19 Jun 2019 | Coluna César Santos - 19 de junho

Crédito da foto: Reprodução Sindicalista Janeayre Souto: acabou a paciência

SERVIDOR AUMENTA A PRESSÃO

O aumento salarial de 16,38% para procuradores do Estado está na pauta da sessão de terça-feira, 25, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. O projeto foi encaminhado pela governadora Fátima Bezerra (PT) em maio, passou pelo crivo das comissões, e espera agora o “sim” do plenário da Casa. O aumento interessa e beneficia diretamente o vice-governador Antenor Roberto (PC do B), que é procurador aposentado do Estado.

Há um trabalho político de bastidores para a aprovação. A governadora e o vice-governador estão empenhados. O líder do governo na Assembleia Legislativa, George Soares (PR), também não mede esforços. Deputados governistas como Isolda Dantas e Francisco do PT também defendem a aprovação. Só que, no meio do caminho tem a insatisfação popular, que desafia os deputados a aprovarem o projeto indigesto.

O aumento de 16,38% para uma categoria da chamada elite do serviço público, em detrimento da grande maioria dos servidores que amargam até quatro folhas salariais atrasadas, é antipático sobre todos os aspectos. Mais do que isso: não há sustentação diante do estado de calamidade financeira que vive o Estado, decretado pelo próprio governo.

Como explicar o aumento para os procuradores que ganham os maiores salários do Estado, acima de R$ 31 mil, se o governo diz que não tem dinheiro, como de fato não tem, para pagar as folhas atrasadas de 2018 (novembro, dezembro e 13º)? Como o governo vai explicar à população esse aumento se há poucos dias publicou uma resolução aplicando um “calote” de R$ 2,4 bilhões nos fornecedores e prestadores de serviços, alegando falta de recursos?

Os deputados são parte desse cenário. São eles que vão decidir sobre o aumento. O “sim” terá repercussão negativa e, por consequência, o desgaste popular. Daí, a incerteza de o governo aprovar o projeto antipático.

Haverá pressão das categorias de servidores públicos que começam a se divorciar do governo da ex-companheira Fátima. O Sindicato dos Servidores da Administração Direta (SINSP-RN), através de sua presidente Janeayre Souto, está convocando um ato de protesto em frente à Assembleia Legislativa no dia da votação do aumento salarial dos procuradores. Em sua fala, a sindicalista afirma que a categoria perdeu a paciência com o governo e que vai resistir ao que a entidade considera uma “agressão” aos servidores que sofrem com os salários atrasados.

Janeayre tem um discurso forte e de fácil penetração, porque defende os que estão sendo castigados pela crise que afeta o Estado. Ela coloca na balança, para o cidadão pesar, os altos salários dos procuradores, pagos rigorosamente em dia, e os achatados salários de outras categorias, que estão defasados e atrasados. É esse discurso que o Sinsp levará às ruas para impedir que os deputados aprovem o aumento dos salários dos procuradores.

Vai prevalecer o bom senso?

 

FRASE

"Nós estamos com a expectativa de que o governo tenha bom senso e tenha juízo."

JANEAYRE SOUTO – Presidente do Sinsp, sobre a questão salarial dos servidores públicos do RN.

 

HABILITAÇÃO

 O projeto do presidente Jair Bolsonaro (PSL) que modifica regras do Código Nacional de Trânsito beneficia pelo menos 7 mil motoristas do Rio Grande do Norte que estão em processo de perda da Carteira de Habilitação. O projeto sobe de 20 para 40 o número de pontos que o infrator pode acumular. O Detran-RN tem 3 mil processos de suspensão de carteira em andamento e outras 4,2 notificações a serem expedidas este ano.

 

CINQUENTINHA

 Resolução do Conselho Nacional de Trânsito suspende por um ano a exigência de aulas práticas para quem quiser tirar a carteira de habilitação para pilotar a popular ''cinquentinha".  A medida entra em vigor em setembro. Passado o período de um ano, o Conatran exigirá o ''mínimo" de cinco horas/aula de curso prático para obtenção ou renovação da ''carteira de habilitação".

 

TÁ DOMINADO

  O Sindicato dos Professores (SINTE-RN) aumentou a sua presença no governo Fátima Bezerra (PT). O ex-presidente da entidade, Hudson Guimarães, foi nomeado para o cargo de coordenador do Gabinete Civil. O Sinte, que é o maior sindicato de servidores do Estado, já havia emplacado as 16 Direcs e outros cargos no andar de cima do governo estadual.

 

A VEZ DO SINSP

 Com o Sinte-RN dominado, resta o Sinsp-RN assumir o protagonismo da luta dos servidores. E sua presidente, Janeayre Souto, mandou avisar que acabou a paciência com o governo. Vai ter greve se não pagar os salários atrasados.

 

TEM JEITO NÃO

 O servidor público só trabalha até hoje. Amanhã é feriado de Corpus Christi e o governo decretou ponto facultativo na sexta-feira, 21. E o Judiciário achou pouco e acrescentou mais um ponto facultativo, na segunda-feira, 24, para curtir o São João.  Trabalho só na terça-feira, 25. São cinco dias de sombra e água fresca.

 

SALVADOR

 Morreu o comerciante Salvador Marinho de Lima, pessoa estimada por todos.  Amigo dos amigos. Tinha 86 anos, casado com dona Maria Eunice, com quem teve 11 filhos (seis vivos), 19 netos e 2 bisnetos. O sepultamento acontece hoje, às 9h, no Cemitério São Sebastião de Mossoró.

 

 É NOTÍCIA

1 - Sem consenso entre vereadores de situação e oposição, a votação da LDO 2020 ficou para a próxima terça-feira, 25. Em seguida, a Câmara Municipal de Mossoró entra em recesso. 

2 - No feriado de Corpus Christi, nesta quinta-feira, 20, as lojas do centro comercial de Mossoró ficarão fechadas. Já as lojas do shopping funcionarão das 14h às 22h. Os supermercados abrem das 8h às 20h. Agências bancárias e dos Correios fecham. 

3 - Se o governo não cumprir o acordo firmado para a partir de julho, os policiais militares e bombeiros voltarão a paralisar as atividades. A categoria está desconfiada; e o governo com pouco crédito.

4 - Entra em vigor a lei que perdoa dívida de proprietários de motocicletas até 150 cilindradas no RN. Para ter direito, basta pagar o IPVA e licenciamento de 2019 e multas de trânsito.

5 - Gustavo Mantezano, o novo presidente do BNDES, tem apenas 38 anos. A sua maior missão é abrir a ''caixa preta" do banco. Coisa que nenhum outro teve coragem até aqui. Vamos aguardar.

Tags:

Coluna
César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO