PODEMOS TER MUNDO MELHOR
O Ibope aproveitou a 23ª edição da Parada LGBT, que acontece em São Paulo no domingo, 23, para aferir a opinião dos brasileiros sobre o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo. Mais da metade dos internautas (53%) ouvidos pelo Ibope Conecta são favoráveis, percentual que era de 47% em 2013.
A pesquisa realizada on-line, com 2.000 internautas de 16 anos ou mais, de todas as regiões do país, entre os dias 14 e 17 de maio de 2019, aponta que não há diferença de aprovação independente se a união é entre dois homens ou duas mulheres e que, dentre os homossexuais, 17% não aprovam o casamento entre pessoas do mesmo sexo.
Quando questionados sobre sua orientação sexual, 86% dos internautas afirmam ser heterossexuais.
Sobre família, amigos e trabalho, 55% dos internautas que se declaram homossexuais afirmam que seus familiares são favoráveis à sua orientação sexual, enquanto 13% relatam que os familiares são contrários e 19% indicam que a família não sabe sobre sua orientação sexual.
Entre os amigos, 60% afirmam que seus amigos são a favor de sua orientação sexual e que 9% são contra, além de 14% que mencionam que seus amigos não sabem desse assunto.
No trabalho, 38% dos entrevistados que afirmam ser homossexuais dizem que seus colegas são a favor de sua orientação sexual, ao passo que 9% são contra e 33% não sabem da sua orientação. Dentre os que não assumiram a homossexualidade para os colegas de trabalho, 29% têm medo que interfira na carreira, 19% temem rejeição/aceitação e outros 6% têm medo de perder o emprego.
Os internautas também foram questionados sobre adoção. 45% deles responderam que não sabem ou nunca pensaram a respeito desse assunto e 38% gostariam de adotar, enquanto 17% não pensam em adotar.
As mulheres são mais propensas à adoção do que os homens: 44% e 31%, respectivamente.
Destaca-se também o desejo de adoção entre os internautas mais jovens (16 a 24 anos), grupo no qual 44% gostariam de adotar uma criança. Dentre os internautas homossexuais, 56% gostariam de adotar uma criança e outros 32% nunca pensaram a respeito ou não sabem.
De acordo com o levantamento, 61% dos entrevistados aprovam a adoção de crianças por casais do mesmo sexo, enquanto que em 2013 esse percentual era de 57%. Os que não aprovam essa medida somam 39%.
O conteúdo oferecido pelo Ibope Conecta serve de parâmetro de estudo para especialista e, principalmente, para revelar um cenário que aponta para mudança de comportamento dos brasileiros. As relações estão mudando e o entendimento sobre esse processo também, embora de forma lenta. Mas o avanço é inquestionável, e isso nos alimenta esperança de um mundo mais justo no futuro próximo. Que assim seja.
FRASE
"Confesso que dessa vez fiquei surpreendido pelo nível de vilania e de baixeza dessas pessoas."
SÉRGIO MORO - Ministro da Justiça, sobre os ataques de hackers e o vazamento no Intercept.
CORPUS CHRISTI
Na solenidade de Corpus Christi, nesta quinta-feira, 20, o bispo dom Mariano Manzana preside missa campal, concelebrada pelos sacerdotes da Diocese de Mossoró, em frente à Igreja Matriz de São Paulo Apóstolo (Nova Betânia, zona oeste), às 17h. Em seguida, sai a procissão com Jesus Eucarístico em direção ao Santuário do Coração de Jesus, no centro da cidade, onde haverá o encerramento com a Solene Bênção do Santíssimo.
FORÇA DOS VENTOS
O Estadão noticia que o Rio Grande do Norte receberá investimentos de R$ 2,4 bilhões em um complexo de geração eólica. O empreendimento, com assinatura da desenvolvedora de projetos de energia Casa dos Ventos, terá potência instalada de 445 megawatts, com equipamentos da dinamarquesa Vestas, que fornecerá 106 turbinas. Muito bom para a economia do estado.
AUTORITÁRIO
Mais de 50 vereadores estarão afivelando as malas para deixar o Podemos no Rio Grande do Norte. Eles não concordaram com a forma autoritária como o senador Styvenson Valentim vem conduzindo a sigla. O capitão desembarcou no partido logo após assumir o mandato em Brasília e vem trocando os dirigentes por assessores e pessoas de sua confiança.
A VEZ DO SINSP
Com o Sinte-RN dominado, resta ao Sinsp-RN assumir o protagonismo da luta dos servidores. E sua presidente, Janeayre Souto, mandou avisar que acabou a paciência com o governo. Vai ter greve se não pagar os salários atrasados.
PARA ALÇAR VOO
Acerta a governadora Fátima Bezerra (PT) com o novo regime tributário do QAv para companhias aéreas, que parte dos atuais 12% e pode descer até 0%. É a melhor forma de enfrentar a concorrência de estados vizinhos para aumentar a oferta de voos e o fluxo de turismo no RN.
ESVAZIADO
A concorrência da Paraíba e principalmente do Ceará, que oferecem regime tributário camarada às empresas aéreas, praticamente esvaziou o turismo potiguar. O RN saiu da condição de polo turístico para viver de sobras de estados vizinhos. Agora, com o novo regime, é possível estabelecer melhor cenário.
É NOTÍCIA
1 - Há 180 anos, nascia Joaquim Maria Machado de Assis. Escritor e principal nome da literatura brasileira. Foi Machado de Assis quem fundou e presidiu a Academia Brasileira de Letras (ABL).
2 - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) completa hoje 67 anos. Foi criado em 1952, como BNDE, tendo o economista Roberto Campos na presidência. Hoje, o banco precisa ser passado a limpo, depois de ''assaltado".
3 - Hoje, tem mais uma noite de apresentação do ''Chuva de Bala no País de Mossoró", no adro da Capela de São Vicente, às 20h. Depois música nos palcos 1 e 2 da Cidade Junina.
4 - A segunda semana de shows do Mossoró Cidade Junina, na Estação das Artes, será aberta nesta sexta-feira, 21, com Brasas do Forró, Banda A Loba, Forró dos Três e Aline e Dayvid. Às 22h.
5 - Dois shows bastante esperados no MCJ neste fim de semana: o cearense Raimundo Fagner, no sábado, 22; e o pernambucano Alceu Valença, no domingo, 22. Lotação na Estação das Artes.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.