A inclusão de estados e municípios na reforma da Previdência deve ficar para ser debatido e votado no plenário da Câmara dos Deputados. A sugestão é do relator da reforma, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), depois de fracassar a reunião com os governadores, na manhã desta terça-feira (2).
Havia uma expectativa de que a inclusão pudesse ocorrer no parecer de Moreira, a ser lido na tarde de hoje na comissão especial da reforma.
Estender as novas regras para estados e municípios é um desejo da equipe econômica do governo e do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).
“Talvez o melhor procedimento é que possa ocorrer no plenário [a inclusão de estados e municípios na reforma]. Não é ruim. É bem possível, e talvez até mais fácil que na comissão”, afirmou o relator ao sair da reunião ocorrida na residência oficial da Câmara.
Além de Maia e Moreira, alguns dos outros parlamentares presentes eram o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP); o líder da maioria Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), o líder do PSL na Câmara, Delegado Waldir (GO) e o líder do governo na Câmara, Major Vítor Hugo (GO).
Os governadores no encontro eram: Wellington Dias (PT-PI); Renato Casagrande (PSB-ES), Camilo Santana (PT-CE), Renan Filho (MDB-AL), João Azevêdo (PSB-PB) e Ronaldo Caiado (DEM-GO).
Também esteve presente o secretário de Previdência do Ministério da Economia, Rogério Marinho.
O líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (SP), afirmou ao sair da reunião que a votação na comissão especial deve ocorrer sem a presença de estados e municípios no texto.
Ele fez críticas ao que chamou de falta de sensibilidade dos governadores.
"Infelizmente, os governadores não tiveram ainda a sensibilidade necessária para perceber a importância do envolvimento de estados e municípios nessa reforma. Ao que tudo indica, teremos a leitura hoje [terça] do relatório, e a votação amanhã [quarta] sem a presença de estados e municípios”, afirmou o deputado.
“Se houver esse consenso e os governadores tiverem essa certeza de que conseguem exercitar essa liderança para que os seus deputados votem a favor da reforma, nós podemos incluir no plenário estados e municípios", concluiu Sampaio.
* Com as informações do G1 - Brasília
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.