OBRA PARA MOBILIDADE URBANA
O deputado federal Beto Rosado (PP) indicou o Complexo Viário Resistência à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2020. Trata-se uma obra importante para a mobilidade urbana de Mossoró, a segunda maior cidade do Rio Grande do Norte, que precisa de investimentos para resolver os gargalos no trânsito concentrado no perímetro urbano.
O Complexo Viário Resistência interliga bairros das zonas leste e norte. Tem início na BR-110, imediações do conjunto Vingt Rosado (saída para Areia Branca), e alcança o outro lado da cidade, no bairro Barrocas, altura da Rua Marechal Deodoro.
Ligando esses dois lados da cidade, com via urbanizada, é possível resolver o problema de mobilidade na chamada “Avenida Universitária”, de acesso aos campi da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) e da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e aos bairros e condomínios residenciais localizados na região.
O trânsito de veículos pesados, que vem das salinas de Areia Branca, hoje cruza a BR-110 e entra no perímetro urbano, ocupando áreas de grande fluxo de veículos, como a Avenida Presidente Dutra, por exemplo. Com a construção do Complexo Viário Resistência, o escoamento pode ser feito pelo bairro Barrocas até alcançar a BR-304 (Complexo Viário Abolição), altura do conjunto Redenção, saída para Fortaleza (CE).
Quem é obrigado a utilizar a “Avenida Universitária” todos os dias, sabe da necessidade urgente de construção do novo complexo viário. Quem trabalha no Centro da cidade ou nas regiões Oeste e Sul enfrenta diariamente o “gargalo” nas proximidades dos campi universitários, além do trânsito intenso das duas avenidas de acesso: Dix-neuf Rosado (Leste-Oeste) e a Presidente Dutra.
O trânsito tornou-se ainda mais intenso e complicado nos últimos anos com a construção de novos bairros e condomínios à margem da BR-110. Além do Vingt Rosado, composto por mais de duas mil casas, surgiram os residenciais Maria Odete Rosado, Ninho, Eco Ville, Alto das Brisas. Esse complexo residencial se juntou ao antigo bairro Costa e Silva (Pintos) e Alto da Pelonha.
Pois bem.
A iniciativa de Beto Rosado é de larga importância. O Complexo Resistência está inserido no planejamento urbano de Mossoró há mais de 10 anos. Quando foi governadora do RN, a atual prefeita Rosalba Ciarlini (PP) colocou o projeto na lista de prioridades, mas não conseguiu tirar do papel pelas dificuldades financeiras do Estado e a falta de recursos do Governo Federal, em virtude da grave crise econômica que afetou o País.
Agora, surge a possibilidade de a obra ser inserida na LDO 2020, como indicou o parlamentar mossoroense. Cabe, agora, a boa vontade da bancada federal potiguar de ''carimbar" o projeto no orçamento e garantir os recursos necessários para a construção do Complexo Resistência.
FRASE
"Essa obra é importante para a mobilidade urbana e do ponto de vista econômico."
BETO ROSADO – Deputado federal, defendendo o Complexo Viário Resistência na LDO 2020.
CAOS NA SAÚDE
A Cooperativa Médica do RN suspendeu atendimento pelo SUS em todas as unidades do Estado. Pelo menos 150 profissionais cruzaram os braços. A direção da Coopmed denuncia que o governo Fátima Bezerra (PT), que já está no sétimo mês, ainda não efetuou nenhum pagamento. A última vez que o Estado pagou foi em dezembro de 2018, último mês do ex-governador Robinson.
CAOS NA SAÚDE II
A paralisação iniciada pela Coopemed atinge unidades de saúde de Natal, como Hospital Infantil Varela Santiago, o Instituto do Coração e Liga Norte-rio-grandense contra o Câncer. Como o governo Fátima editou resolução para não pagar nenhuma conta do governo passado, a situação torna-se ainda mais grave. Outros prestadores de serviços ameaçam paralisar atendimento à saúde.
DUROU POUCO
O prefeito de Extremoz, Joaz Oliveira, está tirando do vereador mossoroense João Gentil o comando do Patriotas no Rio Grande do Norte. A direção nacional mandou entregar o partido ao prefeito. A liderança de Gentil durou menos de cinco meses. Ele deverá voltar para o Partido Verde (PV).
IMPUNIDADE...
O advogado Rivaldo Dantas de Faria foi preso em Caicó. Ele é acusado de ser um dos mandantes do assassinato do radialista F. Gomes, crime ocorrido em 2010. Estava solto, tentando coagir testemunhas. Espera-se que agora e, finalmente, ele seja levado a julgamento.
...NÃO
O assassinato de F. Gomes completou nove anos. Não se justifica acusados, com provas robustas, postergar julgamento e condenação. O radialista foi morto no exercício da profissão na Rádio Caicó AM, quando tinha 46 anos. Deixou esposa e três filhos menores.
ÊPA!
O deputado relator José Dias tirou do parecer da LDO 2020 a obrigação de os Poderes devolverem sobras orçamentárias ao final do exercício. Prevaleceu o interesse do Legislativo e do Judiciário. O relatório deve ser votado na próxima semana.
É NOTÍCIA
Hoje tem mais uma edição do projeto ''Família em Foco", organizado pela Secretaria de Saúde do município. Vai atender aos moradores da região da Barrinha, das 8h às 12h.
Há 15 anos, nesta data, era inaugurado o Mossoró West Shopping, o primeiro grande centro comercial da cidade. Investimento do grupo empresarial italiano Concretópolis/Cinco Vacis. O empreendimento se consolidou, agora sob controle do Partage Shopping.
O recapeamento da malha viária de Mossoró segue em bairros onde a buraqueira predominava. As obras estão concentradas, no momento, no Abolição IV. Os investimentos são de R$ 3 milhões.
O deputado federal General Eliéser Girão (PSL) receberá alta do Hospital do Coração até a próxima quarta-feira, 10. O parlamentar se recupera bem de uma cirurgia de aorta ascendente, realizada no Incor, em São Paulo, na última segunda-feira, 1º.
A reforma da Previdência começará a ser debatida no plenário da Câmara dos Deputados na terça-feira, 9. A previsão é de que a votação em dois turnos aconteça até o dia 18, antes do recesso.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.