NÃO TEM PLANO PARA SALÁRIOS ATRASADOS
O secretário de Planejamento e Finanças do Estado do Rio Grande do Norte, Aldemir Freire, anunciou que o governo desistiu de vender a receita antecipada de royalties de petróleo e gás. Não deu maiores explicações, nem precisava. Um mínimo de conhecimento aponta que não havia possibilidade de negócio, por ausência de instituições financeiras interessadas, fato confirmado na tentativa fracassada (deu deserto) do pregão eletrônico no final de abril deste ano.
Era o “plano A” apresentado pela governadora Fátima Bezerra (PT), no comecinho de sua gestão em janeiro, para pagar os salários atrasados dos servidores públicos. Em todas as reuniões, entrevistas e pronunciamentos, a governadora repetiu – à exaustão – que amenizaria as folhas salariais em aberto com a venda antecipada dos royalties. Sem apresentar outra alternativa, portanto, o “plano A” era o único plano.
Os servidores deram voto de confiança. Acreditaram, mesmo desconfiados. Não só isso: esperaram, pacientemente, até aqui. Seis meses e 13 dias de governo. É muita paciência. Ou, uma “lua-de-mel” entre governo e barnabés nunca antes vista na história deste Estado.
E agora?
Sem um “plano B”, o governo precisa encontrar nova promessa. Mais do que isso: fazer o servidor acreditar que desta vez é de verdade. Não será uma tarefa fácil, isso porque não há qualquer sinalização animadora para uma mudança de cenário na combalida saúde financeira do Estado.
Nos corredores da Seplan e nas conversas de pé de ouvido na Governadoria, o comentário é de que a governadora Fátima espera que o governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) socorra o RN, permitindo ao Estado contrair operação financeira com aval do Tesouro Nacional. A governadora evita falar de público sobre essa possibilidade para não admitir que a sua gestão precisa e depende da gestão de Bolsonaro, presidente que ela considera “ilegítimo”, por pura birra político-partidária.
Só que o saco está ainda mais rasgado e os últimos grãos de paciência dos servidores – e da população potiguar – estão se esvaindo. Daqui a pouco explode. Aliás, o Fórum Estadual de Servidores marcou um Dia Estadual de Luta para 13 de agosto, quando paralisará as atividades para protestar contra o governo Fátima. Os servidores afirmam que não suportam mais esperar pelos salários atrasados de novembro, dezembro e o 13º salário de 2018, além das demandas represadas desde a gestão passada.
Os servidores perceberam que o governo não fez nada, absolutamente nada, para amenizar a crise financeira do Estado, muito menos sugeriu um planejamento para atualizar a folha salarial. Soma-se, aí, a decepção de a governadora ter optado por pagar os salários de janeiro, como forma de manter em dia a folha dos novos secretários e auxiliares, em detrimento dos salários que estão nos “restos a pagar” desde 2018.
Acabou a lua-de-mel. O pavio de pólvora está exposto no Centro Administrativo.
FRASE
"Os servidores são pais e mães de família que não têm hoje comida para colocar em sua mesa."
JANEAYRE SOUTO – Presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Administração Direta do Estado do RN.
ALERTA
A Vigilância Epidemiológica do Rio Grande do Norte chama a atenção para o alto número de pacientes de hanseníase no Estado. Em 2018, foram registrados 254 novos casos. E alerta: a transmissão da doença ocorre por gotículas de saliva, presentes na fala e na respiração de uma pessoa doente e que conviva há anos com uma não doente. O ponto positivo é a alta média de cura: 81,6%.
LEITE DERRAMADO
O desvio de objetivo do Programa do Leite Potiguar precisa ser investigado pelo Ministério Público Estadual. A denúncia feita pela vereadora Aline Couto é gravíssima, inclusive, ela afirma que tem provas. São imagens que mostram o leite sendo desviado em mala de carro. As famílias carentes, que deveriam receber um litro de leite por dia, têm ficado de fora do programa.
TRT-21
O advogado Marcelo Barros recebeu 1.356 votos para o Quinto Constitucional do TRT-21. O mais votado entre os seis advogados eleitos para compor a lista sêxtupla. Os outros cinco são: Eduardo Rocha (958), Marisa Almeida (802), Augusto Maranhão (796), Lúcia Jales (748) e Eduardo Gurgel (747).
TRÍPLICE
O pleno do TRT-21 escolherá três dos seis advogados para continuar na disputa pelo cargo de desembargador. A lista tríplice será encaminhada para o presidente Jair Bolsonaro fazer a escolha final.
FRACASSOU
Mossoró não conseguiu colocar nenhum representante na lista sêxtupla do Quinto Constitucional. Os quatro candidatos locais ficaram no meio do caminho.
PADRINHO
Há quem afirme que o ex-deputado Rogério Marinho (PSDB) terá influência na escolha do futuro desembargador do TRT-21. O secretário especial da Previdência está com prestígio no Planalto.
ÚLTIMA TENTATIVA
O PSDB foi ao TSE para pedir a cassação do mandato da senadora Zenaide Maia (Pros), por crime eleitoral. No TRE-RN não deu em nada.
É NOTÍCIA
1 - A governadora Fátima Bezerra (PT) cumpre agenda neste sábado, 13, no Alto Oeste Potiguar. Em Pau dos Ferros, autoriza a abertura da Central do Cidadão para atender a 36 cidades da região.
2 - Há exatos oito anos, a Unidade de Pediatria (UNIPED) encerrava as suas atividades, abrindo lacuna no atendimento à saúde da criança em Mossoró. A Uniped se rendeu à crise que afetava o setor após 15 anos de funcionamento.
3 - Hoje, Dia Mundial do Rock, a data será celebrada em Mossoró com um festival no Thermas. Por lá se apresentarão Robinz Band, Killer Queen, The Fly, Banda Time e Frequência 2. Às 22h.
4 - A vice-prefeita Nayara Gadelha (PP) tomou o "Cafezinho com César Santos" nesta sexta-feira, 12. Conversa longa sobre Estação Juventude 2.0, ações sociais e política. A entrevista, o leitor pode conferir na edição deste domingo, 14, e no defato.com.
5 - O ex-The Voice Brasil Kevin Ndjana é uma das atrações no friozinho da XIII edição do Festival Gastronômico e Cultural de Martins, na noite deste sábado, 13. A cidade serrana está concorrida.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.