A Prefeitura de Mossoró decretou luto oficial pela morte do ex-presidente da Câmara Municipal, Francisco Silmar da Silveira Borges.
A prefeita Rosalba Ciarlini assinou nota de pesar:
"A prefeita Rosalba Ciarlini manifesta profundo pesar pelo falecimento de Francisco Silmar da Silveira Borges, o Chico Borges.
Com ampla atuação na política local, Chico Borges cumpriu três mandatos como vereador, integrando o legislativo quando foi promulgada a Lei Orgânica de Mossoró (LOM), em 1989. Foi também presidente da Câmara Municipal de Mossoró de 1991 a 1992, onde prestou relevantes serviços à sociedade mossoroense.
“A nossa cidade lamenta a morte de uma personalidade que muito contribuiu para a história política local. Eu lamento, sobretudo, a perda de um grande amigo, pessoa de grande estima para mim e minha família. Manifesto meus votos de solidariedade aos seus familiares e a sua esposa, Zuíla e aos filhos, Amanda, Joaquim Borges e Júnior”, destacou a prefeita Rosalba Ciarlini.
A Prefeitura de Mossoró decretou luto oficial pela morte do ex-presidente da Câmara Municipal. O decreto será publicado na edição do Jornal Oficial do Município(JOM), desta sexta-feira."
FOI PREFEITO EM EXERCÍCIO
Chico Borges cumpriu três mandatos na Câmara Municipal de Mossoró entre as décadas de 1983/2000. Ele chegou a presidir a Casa no biênio 1991/1992. Também fez parte da composição de vereadores que promulgaram a Lei Orgânica de Mossoró (LOM), em 1989.
Ele também chegou a assumir a Prefeitura, no período de 10 a 14 de outubro de 1991, quando a então prefeita Rosalba viajou para Porto Alegre/Brasília e o vice-prefeito Luiz Pinto estava ausente da cidade para compromissos pessoais.
A última vez que ele tentou novo mandato de vereador foi nas eleições de 2000, mas não conseguiu a reeleição.
Com atuação política no rosalbismo, grupo da prefeita Rosalba Ciarlini (PP), Chico Borges se destacou na linha da frente das campanhas eleitorais e em defesa do governo no plenário da Câmara Municipal.
Filho de Joaquim da Silveira Borges, que foi vice-prefeito Mossoró, Chico Borges era casado com Dona Zuíla, com quem teve três filhos: o médico urologista Joaquim Borges da Silveira Neto, Borges Júnior e Amanda Borges.
A família informa que o corpo será velado a partir das 22h30 na Capela de São Vicente, no centro da cidade; e o enterro ocorrerá nesta sexta-feira (19), às 16h, no Cemitério São Sebastião.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.