Quinta-Feira, 13 de fevereiro de 2025

Postado às 10h15 | 20 Jul 2019 | Coluna César Santos - 20 de julho

Crédito da foto: Reprodução Polícia Civil do RN para suspender atividades

GOVERNO PENALIZA OSTOMIZADOS

É crítica a situação dos ostomizados em Mossoró. Há cerca de três meses, o Governo do Rio Grande do Norte não tem disponibilizado as bolsas coletoras a cerca de 200 pacientes. E também não tem apresentado um prazo para resolução do grave problema, que afeta crianças, adultos e idosos.

De acordo com o vereador Petras Vinícius (DEM), há relatos de pessoas que estão utilizando sacos plásticos de supermercado, por falta de condições de adquirir as bolsas, imprescindíveis para quem precisou passar por uma intervenção cirúrgica para fazer no corpo uma abertura ou caminho alternativo de comunicação com o meio exterior, para a saída de fezes ou urina, assim como auxiliar na respiração ou na alimentação.

Diante do quadro angustiante, pacientes ostomizados promoveram um protesto nesta sexta-feira, 19, no Hospital da Polícia. Além das bolsas, eles revelam que também estão em falta, há quase um ano, pomadas e material de limpeza. “O Governo do Estado precisa resolver essa questão urgentemente. Vamos continuar cobrando e apoiando os pacientes ostomizados até que essa situação seja resolvida”, apontou o vereador Petras durante o protesto desta sexta.

A governadora Fátima Bezerra (PT) precisa se sensibilizar e normalizar o fornecimento das bolsas e adjuvantes imediatamente. É uma questão de humanidade, de respeito à dignidade do outro. O Estado deve uma resposta a essas pessoas. Não dá para simplesmente fechar os olhos. O dia a dia de um paciente ostomizado já é naturalmente repleto de estigmas. Complicar ainda mais a situação dessas pessoas é inadmissível.

 

FRASE

"Passar fome no Brasil é uma grande mentira."

JAIR BOLSONARO – Presidente do Brasil, afirmando que não vê pessoas nas ruas do país "com físico esquelético".

 

 ECONOMIA

 A vigésima edição da Feira Nacional de Negócios de Artesanato (FENEARTE), realizada no Recife (PE), gerou uma receita de R$ 187 mil para os artesãos norte-rio-grandenses que participaram do estande do Governo do RN na feira. Segundo levantamento do Programa do Artesanato do Rio Grande do Norte (Proarte), foram vendidas 2.945 peças e outras 190 peças foram encomendadas.

 

RN INCLUSIVO

 Mossoró vai ser a segunda cidade do Rio Grande do Norte a receber o lançamento do Plano RN Inclusivo: Políticas Públicas e Inclusão Social. Nesta segunda-feira, 22, a governadora Fátima Bezerra e a secretária da Administração, Virgínia Ferreira, acompanhadas de equipe técnica do Executivo, farão o lançamento do Plano, às 9h, no Teatro Lauro Monte.

 

LUTO

 Sepultado nesta sexta-feira, 19, o corpo de Francisco Silmar da Silveira Borges. Ilustre mossoroense que cumpriu três mandatos de vereador, foi presidente da Câmara Municipal, vereador constituinte (1989) e chegou a exercer interinamente o cargo de prefeito entre os dias 10 e 14 de outubro de 1991. Chico Borges era um homem de bem. Deixa viúva dona Zuíla, com quem teve os filhos Borginho, Juninho e Amanda. Que descanse em paz.

 

PARALISAÇÃO

Os policiais civis do Rio Grande do Norte vão paralisar as atividades na próxima quarta-feira, 24. A decisão foi tomada em assembleia geral da categoria realizada nesta sexta, 19, em Natal. Durante a mobilização, os policiais irão se concentrar em frente à Governadoria, no Centro Administrativo.

 

REIVINDICAÇÕES

De acordo com o presidente do Sinpol/RN, Nilton Arruda, os policiais cobram diálogo com o Governo e o andamento da pauta de reivindicações, que inclui o pagamento dos salários atrasados e a implantação de promoções e progressões também em atraso. Segundo o Sinpol, três ofícios já foram protocolados solicitando reunião com a governadora Fátima Bezerra e, até agora, não houve resposta.

 

TRANSIÇÃO

O ex-vereador Carlinhos Silveira é o novo presidente da Comissão Provisória do PSB em Mossoró. A sigla passa a ser comandada na cidade pelo grupo do deputado estadual Souza Neto, que ainda está filiado ao PHS, mas de malas prontas para o Partido Socialista Brasileiro. O atual diretor da Ciretran Mossoró, Wilson Fernandes, apadrinhado de Souza, ocupa agora a Secretaria Geral do PSB no município.

 

 É NOTÍCIA

1 - Há exatos 46 anos, o aeroporto Dix-sept Rosado, em Mossoró, recebia o busto de Santos Dumont, em homenagem aos 100 anos do "Pai da Aviação", o inventor do 14 Bis.

2 - A Prefeitura de Mossoró decretou luto oficial de três dias pela morte de Chico Borges, ex-presidente da Câmara Municipal. O decreto foi publicado na edição do Jornal Oficial do Município (JOM) desta sexta-feira, 19.

3 - Os cursos de Direito da Uern tiveram mais uma vez desempenho positivo no Exame de Ordem da OAB. O curso do campus avançado de Natal ficou entre os seis que mais aprovaram em todo o Brasil, com 78,57%.

4 - O Tribunal de Contas do Estado do RN (TCE/RN) publicou nesta sexta, 19, resolução que reajusta os subsídios dos conselheiros, conselheiros substitutos e procuradores do Ministério Público Junto ao Tribunal. Os vencimentos agora são de R$ 35.462,22.

5 - A empresa Frescomares ultima os preparativos para inaugurar uma estrutura de frigorífico de pescados em Mossoró, trazendo benefícios para os produtores locais, principalmente de camarão e tilápia.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO