Quinta-Feira, 13 de fevereiro de 2025

Postado às 08h30 | 23 Jul 2019 | Coluna César Santos - 23 de julho

Crédito da foto: Arquivo Dr. Bernardo Amorim cumpre primeiro mandato na Assembleia Legislativa do RN

POLÍTICA DE CORONÉ SOB PROVA

O deputado estadual de primeiro mandato Dr. Bernardo Amorim poderá voltar ao MDB dos Alves, sigla que ele abrigou em tempos recentes.

O parlamentar recebeu o convite para voltar, feito pelo presidente estadual da sigla, ex-senador Garibaldi Filho, e reafirmado pelo deputado federal Walter Alves.

Filiado ao Avante, Dr. Bernardo pediu um tempo para pensar, além, claro, de dizer que se sentia honrado pelo convite.

O tempo para pensar é de simples entendimento. Bernardo terá que fazer escolhas e, claro, exigências.

Uma das escolhas, a mais difícil, é descer a rampa da Governadoria para subir os degraus do verde bacurau. Se assim o fizer, perderá as regalias dadas pela governadora Fátima Bezerra (PT), em pontos estratégicos, como nas cidades de Caraúbas e Areia Branca, mas ganhará a força política dos Alves para embates eleitorais futuros.

Dr. Bernardo é um frequentador assíduo da Governadoria, sempre com um pedido a fazer em “nome do povo”, como o parlamentar costuma dizer. E a governadora Fátima tem atendido.

Já a exigência é de cunho político/pessoal. Para voltar ao MDB, Bernardo deve exigir o controle da sigla em sua principal base eleitoral, Almino Afonso, onde foi prefeito e sempre elegeu os sucessores, como o sobrinho Lawrence Amorim (Solidariedade) e o irmão Waldênio Amorim (MDB), atual prefeito.

Ocorre que Bernardo e Waldênio deixaram de frequentar o mesmo ambiente, e não dividem mais o mesmo projeto político. Inclusive, o deputado anunciou que não apoia a reeleição do prefeito-irmão por nenhuma hipótese.

Uma resposta aos ataques que ele vem sofrendo, segundo o próprio, patrocinados pela primeira-dama municipal, conhecida por “Maninha”. Recentemente, a cunhada acusou o deputado de falsificar documentos em detrimento do Hospital-Maternidade de Almino Afonso, com direito a bate-boca no plenário da Câmara Municipal. Bernardo rebateu, mas Maninha afirmou que tem como provar essa e outras acusações não menos graves.

O fato é que se Bernardo voltar para o MDB será para comandar o partido em Almino Afonso e, por consequência, impedir que a sigla tenha o irmão prefeito Waldênio como candidato à reeleição em 2020. O deputado apoiará uma filha, a médica Jéssica Amorim à sucessão municipal, seja pelo MDB ou não.

Waldênio e Maninha, na outra ponta da tradicional família Abel, hoje dividida e terceirizada, não ficarão de braços cruzados observando o adversário Bernardo surfar na onda verde emedebista.

Vai ter troco. E quem conhece o jeito explosivo de fazer política da primeira-dama, sabe que o deputado estadual terá dores de cabeça nos dias próximos.

Essa é a primeira vez, na história, que a família Abel, uma das poucas estruturas do coronelismo que sobrevive na política oestana, se divide em briga interna, com quase todas as portas fechadas.

O sangue perece diante do desejo de poder.

 

FRASE

"Ótima conversa com o deputado Bernardo. Convidamos o amigo para se filiar ao MDB."

GARIBALDI FILHO – Presidente estadual do MDB, após conversa com o deputado estadual dr. Bernardo Amorim.

 

LEITE...

 O Ministério Público Estadual recomendou ao governo Fátima Bezerra (PT), via Sethas, suspender os locais de distribuição do Programa Leite Potiguar, reprovados pela Suvisa. O MPRN identificou uma série de irregularidades, a partir de vícios danosos à saúde dos cadastrados no programa. Além da questão sanitária, o desvio de função no programa também é muito grave.

 

...DERRAMADO

 Pipocam denúncias que apontam o desvio do leite em todo o estado. A mais grave foi feita pela vereadora Aline Couto (sem partido) em Mossoró, que afirmou ter vídeo mostrando pessoas desviando o leite em mala de carro. O Ministério Público vai convocar a vereadora para receber as provas. Aline está aguardando ser chamada.

 

SEM PROTEÇÃO

 Entre os 323 decretos revogados pelo presidente Bolsonaro, está o que anula o emprego das Forças Armadas para a Garantia da Lei e da Ordem, no Rio Grande do Norte e em Rondônia. O decreto era para proteger o perímetro de segurança das penitenciárias federais em Mossoró e em Porto Velho. Agora, sem proteção.

 

NA “PARAÍBA”

 O presidente Jair Bolsonaro testa hoje a sua popularidade no Nordeste. Ele vai inaugurar o aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. Será a primeira visita de Bolsonaro à região, depois de rotular governadores nordestinos de “paraíbas".

 

SEM VALIDADE

 A Comissão Provisória do PRB de Mossoró perdeu validade nesta segunda-feira, 22. Agora, o presidente estadual da sigla, deputado federal Benes Leocádio, vai definir a nova formação do diretório municipal. Uma reunião hoje em Natal baterá o martelo com novos dirigentes.

 

SÓ EM AGOSTO

 O servidor público não terá de volta o consignado agora em julho, como havia prometido a governadora Fátima Bezerra (PT). Ela renovou a promessa para o mês de agosto. Falta agora combinar com o Banco do Brasil.

 

 É NOTÍCIA

1 - O TCE-RN reajustou em 16,38% os salários dos conselheiros e demais membros da Corte de Contas potiguar. A média salarial ficará acima de R$ 35 mil, para desespero dos barnabés.

2 - Uma missa em ação de graças marca hoje os 25 anos de ordenação sacerdotal do padre Flávio Augusto Forte de Melo. Na catedral de Santa Luzia, em Mossoró, às 19h30. Na quinta-feira, 25, a missa será celebrada em Severiano Melo, terra do religioso.

3 - O governo Bolsonaro vai bloquear mais R$ 1,44 bilhão em gastos do orçamento. Decisão tomada depois de revisar para baixo a expectativa de crescimento da economia (PIB) neste ano.

4 - No fim de semana em Mossoró, o deputado estadual Hermano Morais deixou escapar que o seu novo endereço partidário será o PDT. Morais sonha com o apoio do ex-prefeito Carlos Eduardo, líder do PDT, para disputar a Prefeitura de Natal em 2020.

5 - O prefeito de Apodi, Alan Silveira, vai assumir a comissão provisória da Juventude MDB do Rio Grande do Norte. Convite feito pelo presidente estadual do partido, ex-senador Garibaldi Filho, endossado pelo deputado federal Walter Alves. Convite aceito.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró
Rio Grande do Norte

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO