CENÁRIO DE GUERRA NO HRTM
O radialista Jota Nobre, do Alerta Geral, da RPC, exibiu imagem do terror nos corredores do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), em Mossoró. Cenário de guerra com pessoas em macas e sentadas em bancos gritando por socorro. Familiares e amigos desesperados.
As cenas gravadas na segunda-feira, 22, não apenas revoltou o radialista, mas a todos que assistiram ao vídeo. São as imagens do descaso com a saúde das pessoas, patrocinadas por um governo que, próximo de fechar o sétimo mês, não adotou qualquer medida para restabelecer o atendimento no maior hospital de emergência do interior do Rio Grande do Norte.
Uma das poucas ou a única medida adotada foi a mudança de titular na direção geral do HRTM. Saiu o médico Eliezer Laurindo (PT), que havia assumido no dia 2 de janeiro, e entrou a assistente social Herbênia Ferreira (PT). Dois diretores em seis meses. O primeiro, que já havia dirigido o hospital, sem deixar boa lembrança, foi chamado para resolver o que não havia conseguido num passado não tão distante; e a segunda, sem experiência no cargo de direção, chegou para administrar o caos.
Não será fácil, nem Herbênia Ferreira, se não conseguir, pode carregar o fardo da incompetência. Ela aceitou a missão pela afinidade com a governadora, companheira de lutas políticas, e certamente fará o que tiver ao seu alcance. Porém, é preciso observar o tamanho da missão que é dirigir o Tarcísio Maia, responsável pela assistência à saúde de uma população estimada em 1 milhão de pessoas, se levar em conta que o hospital recebe pacientes das regiões de Mossoró, Médio e Alto Oeste, Vale do Açu, Costa Branca e de cidades da Paraíba e do Ceará. A boa vontade e a relação de amizade e política não devem servir de referência para ocupação do cargo desafiador.
O fato é que a situação do Hospital Tarcísio Maia piorou muito nos últimos meses. Só para se ter ideia, um paciente que necessite de um exame de endoscopia não será atendido porque o aparelho está quebrado. Os pacientes são encaminhados para clínicas particulares, se tiverem dinheiro para pagar, claro, e os que não têm condições, só resta orar a Deus.
Pois bem.
A governadora Fátima ainda não visitou o Tarcísio Maia desde que assumiu o cargo. Poderia ter feito isso em junho quando veio participar do Mossoró Cidade Junina, ou na semana passada, quando cumpriu agenda na cidade.
O descaso também é dos dois representantes de Mossoró na Assembleia Legislativa. Os deputados Alyson Bezerra (Solidariedade) e Isolda Dantas (PT) dão as costas ao caos, como se nada tivesse acontecendo. Poderiam – e deveriam – denunciar no plenário da Assembleia Legislativa. Não o fizeram, até aqui.
Alyson, por sua inexperiência, talvez não tenha a noção do problema.
Isolda, pelo fato de ser governista e ter indicado dezenas de cargos no governo estadual, não tem a capacidade de gritar em defesa da população. Faz vista grossa ou mantém o silêncio caviloso. E o povo? Que se lasque.
FRASE
"O jornalismo tem que ser escravo dos fatos. Os fatos não precisam de ajuda."
ALEXANDRE GARCIA – Jornalista, com 50 anos de experiência, assustado com a militância exercida por alguns profissionais, desde o ambiente acadêmico.
PICOLÉ
É bem mais grave do que se imagina o escândalo no Programa do Leite Potiguar. A última denúncia é que havia gente desviando leite do programa para uma fábrica de picolé. O controlador geral do Estado, Pedro Lopes, confirma a denúncia. Em Mossoró, a vereadora Aline Couto (sem partido) diz que tem imagem que mostra pessoas desviando o leite em mala de carro.
MOTOTÁXI
Pelo menos 12 postos de distribuição do Programa do Leite foram suspensos nas cidades de João Câmara, São Gonçalo, Santa Maria, Lajes Pintadas, São Pedro, São José do Mipibu e São José do Seridó. Foram encontrados pontos de distribuição em postos de mototáxi. O Ministério Público abriu linha de investigação, que deve revelar muito mais absurdos.
DIA "D"
O desembargador Glauber Rêgo marcou para terça-feira, 30, a apresentação do seu voto, no plenário do TRE-RN, sobre a cassação - ou não - do mandato do deputado estadual Sandro Pimentel (Psol). O julgamento foi suspenso com pedido de vista de Glauber, com placar em 1 a 0 desfavorável ao parlamentar.
"OLHO GORDO"
Pimentel é acusado de captação e gastos ilícitos nas eleições de 2018. A denúncia foi formulada pelo Ministério Público Eleitoral. Se a decisão do TRE for desfavorável, o parlamentar poderá recorrer ao TSE, em Brasília, na permanência do cargo. Quem acompanha o desfecho, de olho gordo, é o suplente professor Robério Paulino.
SIM OU NÃO?
O presidente do IPERN, Nereu Linhares, afirma que tanto é urgente a reforma da Previdência nacional quanto a da estadual. E queixa-se que o “rombo" da previdência no RN aumenta R$ 130 milhões todo mês. Mas, a governadora Fátima Bezerra (PT) continua com posição radical contra a reforma.
AMOR E ÓDIO
Na Bahia, Bolsonaro se derreteu aos paraíbas: "Amo o Nordeste". O governador Rui Costa (PT) revidou: "Temos um presidente que odeia o povo do Nordeste."
É NOTÍCIA
1 - O atendimento nos postos do Detran-RN está sofrível. Servidores reduziram o trabalho em protesto ao Governo do Estado. Os agentes penitenciários também iniciaram a “Operação Padrão".
2 - Nesta quarta-feira, 24, será a vez da polícia civil reduzir as atividades, devendo funcionar apenas as delegacias de plantão. Estão suspensas, inclusive, as visitas nas unidades prisionais. A categoria diz que cansou de esperar pelo governo.
3 - O Ministério da Saúde enviou remessa de soro antirrábico e de soro antibotrópico, para recompor o estoque na rede pública do Rio Grande do Norte. Falta agora o soro antiofídico.
4 - Raquearam o celular de Paulo Guedes, o ministro da Economia. Os bandidos criaram uma conta no aplicativo Telegram, do mesmo jeito que fizeram com Sérgio Moro, o ministro da Justiça, que deu vazão ao site Intercept Brasil. É o crime desafiando o Estado.
5 - A segunda edição da Feira Regional de Negócios, Ciência, Tecnologia e Inovação (FENECITI) será sediada em Mossoró entre os dias 30 e 31 de agosto. O evento será lançado hoje no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), às 18h30.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.