Sábado, 23 de novembro de 2024

Postado às 10h00 | 30 Jul 2019 | MPF vai investigar Comite Lula Livre dentro do IFRN em Natal

Crédito da foto: Ana Silva/Tribuna do Norte/reprodução Procurador da República Klener Martins de Araújo

O Ministério Público Federal do Rio Grande do Norte (MPF-RN) vai investigar possível ato de improbidade administrativo no Instituto Técnico Federal (IFRN), que estaria ocupando a sua estrutura com atividades privadas, em benefício de alguém, ao permitir a instalação do Comitê Lula Livre dentro do campus de Natal.

O Procurador Kleber Martins encaminhou memorando ao também procurador Fernando Rocha, que coordena o Núcleo de Combate a Corrupção (NCC), para que seja apurado possível ato de improbidade administrativa na utilização do bem público para fins privados.

Segundo o procurador da República, o caso revela desrespeito às instituições públicas nacionais que aplicaram a lei vigente ao ex-presidente (Lula cumpre pena por crimes de corrupção e lavagem de dinheiro), além de “promover um ato de natureza pessoal e político-partidária”, o que atenta contra o Regimento Geral do próprio IFRN, e contra os princípios da Administração Pública de moralidade, impessoalidade e lealdade às instituições.

O caso foi denunciado pelo blog do Gustavo Negreiros, que exibiu imagens (VEJA ACIMA) de um bazar comercializando produtos do Comitê Lula Livre funcionando dentro do campus do IFRN de Natal. O vídeo foi gravado por uma pessoa comum, indignada com o uso do aparelho público em defesa de interesses privado-político-partidário.

Tags:

MPF
Procuradoria da República
Lula
IFRN
improbidade

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO