Quinta-Feira, 15 de maio de 2025

Postado às 08h45 | 07 Ago 2019 | Previdência é aprovada em 2o turno com votos de seis deputados do RN

Crédito da foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasi Plenário da Câmara dos Deputados na madrugada desta quarta-feira

Por 370 votos a favor, 124 contra e 1 abstenção, o Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, em segundo turno, o texto-base da proposta de emenda à Constituição que reforma da Previdência.

Sob aplausos, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), proclamou o resultado à 0h38 desta quarta-feira (7), depois de cinco horas de debates.

Dos oito deputados federal do Rio Grande do Norte, seis votaram a favor da nova Previdência: João Maia (PL), Walter Alves (MDB), Benes Leocádio (PRB), Beto Rosado (PP), General Girão (PSL) e Fábio Faria (PSD).

Votaram contra os deputados Rafael Motta (PSB) e Natália Bonavides (PT), repetindo o voto do primeiro turno.

Os deputados começaram a discutir os destaques na manhã de hoje. No segundo turno, só podem ser votados destaques e emendas supressivas, que retiram pontos do texto. Propostas que alteram ou acrescentam pontos não podem mais ser apresentadas.

O primeiro turno da proposta foi concluído no dia 13 de julho. Na ocasião, o texto principal foi aprovado por 379 votos a 131

Concluída a tramitação na Câmara, a matéria segue para análise do Senado, onde também será analisada em dois turnos de votação.

A oposição ainda tenta modificar trechos da proposta e anunciou que apresentará os nove destaques a que tem direito para tentar retirar pelo menos quatro itens do texto da reforma. Estão no foco dos partidos da oposição a retirada de trechos como as mudanças na pensão para mulheres, nas aposentadorias especiais, na pensão por morte e as regras de transição.

Para a base governista, os destaques serão rejeitados independentemente dos esforços dos partidos de oposição.

A oposição está obstruindo, e obstruir significa não trabalhar para que Brasil possa avançar.

Tags:

Reforma
Previdência
deputados
Câmara Federal

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO