ANTES TARDE DO QUE NUNCA
Os governadores das 27 unidades federativas apoiam a inclusão de Estados e Municípios na nova Previdência. De forma mais direta, eles são a favor da reforma da Previdência.
Na verdade, já eram a favor, mas, por questões político-partidárias, uma parcela encenava, de público, posição contra a reforma. No caso, os governadores do Nordeste. Eles diziam que eram contra, mas torciam a favor nos bastidores.
Essa postura, digamos, equivocada, levou a Câmara dos Deputados a retirar estados e municípios da proposta encaminhada pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL). Os deputados não aceitaram ficar com o desgaste popular, enquanto os governadores faziam média em discurso. A estratégia de retirar Estados e Municípios da reforma surtiu efeito: os governadores saíram de trás da cortina e assumiram, de público, que a reforma é necessária.
A população já havia entendido isso. Pesquisa Ibope, encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI, revela que seis em cada dez brasileiros (60%) consideram que a nova Previdência é necessária. Em outras palavras, as pessoas mandaram o recado: a reforma é amarga, mas o Brasil precisa da nova Previdência.
Se observar sob o ponto de vista político-partidário, é certo afirmar que o discurso do contra, imprimido pelos governadores que fazem oposição ao governo Bolsonaro, não surtiu efeito. Os deputados que votaram a favor da proposta no primeiro turno das eleições não sofreram “ataques” em seus estados ou nas bases eleitorais.
Portanto, sem o efeito político desejado, os governadores, que eram contra, decidiram abraçar a causa. Não a causa do governo Bolsonaro, mas a causa do País e, particularmente, de seus estados. Todos sabem, sem exceção, que a nova Previdência é necessária e urgente. Ponto pacífico.
Agora, com a posição dos 27 governadores, a reforma da Previdência ganha um ambiente mais tranquilo para ser aprovada em segundo turno na Câmara dos Deputados e, em seguida, no Senado da República. Os estados e municípios serão inseridos na reforma por meio de uma “PEC paralela” que será apresentada pelo senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), para não ter que alterar o texto aprovado na Câmara e, assim, evitar a demora na aprovação e sanção presidencial da nova Previdência.
Melhor assim. Todos juntos por uma política de Estado, que é exatamente a ação para resolver os problemas e devolver o País aos trilhos do desenvolvimento.
No entanto, há uma situação política inevitável: a governadora Fátima Bezerra (PT) e os outros oito governadores do Nordeste, que fizeram barricada contra a reforma, vão ter de se explicar com a população. Ou, pelo menos, apresentar uma explicação, mínima que seja, para justificar por que eram contra e agora são a favor.
De pronto, deve ser dito, eles mandarão os sindicatos enrolarem as bandeiras.
"Já falei que não entendo de economia. Quem entendia, afundou o Brasil."
JAIR BOLSONARO – Presidente da República.
ROSADO
Há 129 anos, nesta data, nascia Jerônimo Rosado Filho, o primeiro Rosado legítimo de Mossoró. Filho de Jerônimo Rosado e Maria Amélia Henriques Maia, ele formou-se farmacêutico pela Faculdade da Bahia e médico pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Teve três filhos, entre eles, Jerônimo Lahyre de Melo Rosado, pai do médico e ex-deputado Lahyre Rosado Filho.
CRISE NA UNP
Os professores do curso de Medicina da UnP, de Natal, vão paralisar as atividades nos dias 8 e 9. Vão protestar contra o esvaziamento do curso por conta de demissões e mudanças na grade curricular. Além disso, alunos estão acionando a UnP na Justiça para “salvar o curso". É um protesto raro, uma vez que paralisação é comum na rede pública de ensino.
FÓRUM ELEITORAL
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN) vai investir na construção da sede do Fórum Eleitoral Celina Guimarães, de Mossoró. Será edificado em área doada pela Uern, localizada no campus central, próximo ao Hospital Materno-Infantil (em construção). O projeto arquitetônico está pronto. Falta apenas a obra ser licitada.
SEGUE
A sede do Fórum Celina Guimarães, no Abolição II, está com a estrutura superada para funcionar com as zonas eleitorais das cidades de Mossoró, Baraúna, Tibau, Serra do Mel, Upanema e Governador Dix-sept Rosado. A construção da nova sede é necessária e urgente.
SILVEIRA
O ex-prefeito Silveira Júnior "gazeou" aula do curso de Medicina, no Sul Maravilha, para uma “visitinha" nesta terça-feira, 6, ao Ministério Público Estadual, em Mossoró. Daqui a pouco, a sua presença no MP vira rotina. São muitas coisas à espera de respostas convincentes.
NOVO PRB
O deputado federal Benes Leocádio, presidente estadual do PRB, vem a Mossoró na sexta-feira, 9, para anunciar o novo diretório local do partido. Ele confirmará o suplente de vereador Arlindo Fulgêncio como presidente.
É NOTÍCIA
1 - A Câmara Municipal de Mossoró reconheceu o interesse turístico e social da Rota do Sal do Rio Grande do Norte. O projeto do vereador Alex Moacir (MDB) foi aprovado à unanimidade.
2 - Octávio Santiago não é mais diretor-geral do Detran-RN. Entregou o cargo por “questões pessoais". Foi elegante. Porém, a saída foi motivada pela perda da autonomia financeira do órgão. O Governo anunciou o novo diretor, Jonielson Pereira de Oliveira.
3 - A jornalista potiguar Lídia Pace, da InterTV Cabugi, vai apresentar o Jornal Nacional, da Globo, por um dia, dentro das comemorações dos 50 anos do telejornal. Será no dia 30 de novembro.
4 - Levantamento feito pelo O Globo, em 28 anos o clã Bolsonaro nomeou 102 pessoas com laços familiares. Dos 286 assessores nomeados, 35% têm algum parentesco, segundo o jornal. É a velha história que continua sendo contada: “primeiro os meus".
5 - O presidente Jair Bolsonaro confirmou que vai privatizar os Correios durante encontro de empresários em São Paulo. Foi aplaudido. Os Correios foram dragados pela corrupção, cabide de emprego e perderam força para concorrer no novo mercado.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.