Quinta-Feira, 13 de fevereiro de 2025

Postado às 14h15 | 07 Ago 2019 | Lula será transferido para a "prisão dos famosos" em São Paulo

Crédito da foto: Reprodução Ex-presidente Lula cumpre pena por corrupção e lavagem de dinheiro

O ex-presidente Lula (PT) vai ocupar uma das celas da penitenciária II de Tremembê, no interior de São Paulo. A determinação é do juiz Paulo Eduardo de Almeida Sorci, ao acatar autorização da Justiça Federal do Paraná de transferir o ex-presidente da carceragem da Polícia Federal de Curitiba.

Tremembé é conhecida como “prisão dos famosos”, por receber presos notórios por tgerem cometido crimes de grandes repercussão no País.

Porém, não há só condenados por homicídios, estupros e roubos.

Há também uma série de criminosos de colarinho branco, alguns envolvidos em escândalos políticos. Dois, em particular, tiveram passagem relâmpago pelo local: Marcos Valério e Paulo Preto.

Velho conhecido de quadros do PT, o empresário mineiro Marcos Valério foi um dos personagens centrais do escândalo do mensalão, que abalou o final do primeiro mandato do ex-presidente Lula. Condenado por fazer parte do esquema — e também o chamado mensalão tucano de Minas Gerais — Valério chegou a cumprir parte de sua pena em Tremembé.

Já passaram por lá, além de Marcos Valério e Paulo Preto, nomes como Roger Abdelmassih, Alexandre Nardoni, Suzane von Richthofen e Pimenta Neves.

ONDE FICA O PRESÍDIO

Conhecida como Tremembé 2, a Penitenciária Dr. José Augusto Cesar Salgado costuma receber presos envolvidos em casos de grande repercussão

Desde abril do ano passado, Lula cumpre provisoriamente, na Superintendência da Polícia Federal no Paraná, pena de oito anos, 10 meses e 20 dias por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex no Guarujá (SP). A condenação foi confirmada em abril pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

DEFESA

Para o advogado Cristiano Zanin Martins, que representa Lula, ele tem direito a cumprir pena em uma sala de Estado-Maior, prerrogativa que seria inerente a sua condição de ex-presidente e que está prevista em "precedentes já observados em relação a outro ex-presidente da República", disse em nota.

Zanin referiu-se a uma decisão do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) que, em maio deste ano, determinou a transferência do ex-presidente Michel Temer para uma sala do Estado-Maior, quando ele se encontrava preso preventivamente no âmbito da Lava Jato.

Tags:

Lula
São Paulo
Tremembé
prisão
Lava Jato
corrupção
lavagem de dinheiro

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO