Quinta-Feira, 13 de fevereiro de 2025

Postado às 09h15 | 08 Ago 2019 | Coluna César Santos - 8 de agosto

Crédito da foto: Reprodução Estação das Artes Elizeu Ventania, um dos cartões postais de Mossoró

MOSSORÓ APARECE BEM AVALIADA

Mossoró voltou a ser destaque na lista das melhores cidades para se viver e fazer carreira no Nordeste e no Brasil. De acordo com o Top 20 do Arch Daily, uma consultoria que levantou os índices das cidades brasileiras, Mossoró aparece em 6º lugar no Nordeste e na 65ª posição entre as 5.570 cidades do País.

É a primeira colocada do Rio Grande do Norte, superando a capital Natal, que aparece na 11ª posição no Nordeste e na 72ª no Brasil.

A pesquisa levou em consideração as cidades mais populosas do Brasil (com mais de 266 mil habitantes) e elencou-as de acordo com critérios de educação, saúde, saneamento, segurança, economia, gestão e transparência fiscal.

O resultado da consultoria foi publicada na revista Cláudia, que chegou às bancas na última semana de julho.

Entre as cidades nordestinas, Mossoró ficou atrás apenas de Petrolina (PE), Campina Grande (PB), João Pessoa (PB), Fortaleza (CE) e Vitória da Conquista (BA). Se observadas apenas cidades do interior, Mossoró ficou na quarta posição.

O Top 20 do Nordeste revela que Mossoró aparece melhor colocada do que sete capitais: Salvador-BA (7º lugar), Recife-PE (10º), Natal (11º), Teresina-PI (12º), Aracaju-SE (15º), São Luís-MA (18º) e Maceió-AL, que sequer aparece entre as 20 cidades classificadas.

Mossoró também supera cidades importantes do Nordeste como Caruaru-PE (8ª colocada), Juazeiro do Norte-CE (9ª) e Olinda-PE (14ª colocada).

O resultado positivo interrompe um longo período que Mossoró não aparecia bem avaliada no ranking regional e nacional, consequência da desastrosa gestão do ex-prefeito Silveira Júnior, que destruiu a cidade em todas as áreas, principalmente naquelas que são avaliadas pelas instituições como educação, saúde, saneamento básico, gestão e transparência fiscal.

A consultoria também sugere que a cidade está em processo de recuperação, como de fato está. É bem verdade que ainda precisa melhorar em setores como saúde e segurança pública, por exemplo, mas que os índices atuais são bem mais favoráveis do que no passado recente.

A performance de Mossoró no Top 20 do Nordeste confirma o estudo de avaliação recebido pelo Palácio da Resistência há poucos dias, que aponta para a aprovação da administração da prefeita Rosalba Ciarlini (PP), e que foi comentado neste espaço.

A boa avaliação pode ser explicada em alguns pontos que parecem importantes, como a atualização dos salários dos servidores municipais; a recuperação da malha viária; de equipamentos públicos; o resgate do Mossoró Cidade Junina; e, principalmente, o reequilíbrio das contas públicas que permite o bom andamento da máquina administrativa.

Mossoró vive, sem dúvida, um momento positivo.

 

FRASE

"Todos os meses, peregrinamos para o Planejamento liberar recursos da Uern."

PEDRO FERNANDES – Reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

 

KAROL ÁLVARES

 A Assembleia Legislativa aprovou a Lei Karol Álvares, que institui o Dia Estadual das Mães que sofrem da Síndrome dos Braços Vazios, em razão da violência urbana, a ser celebrado em 20 de janeiro. A lei lembra a jovem universitária Maria Karoline Álvares de Melo, 19 anos, que foi morta com um tiro no peito durante um assalto, em janeiro de 2016, na zona Norte de Natal.

 

TALENTO DA TERRA

 A governadora Fátima Bezerra (PT) sancionou a lei que determina a contratação mínima de 30% de artistas da terra em eventos públicos. De autoria do deputado Alyson Bezerra (SDD), a lei visa valorizar o espaço dos talentos locais. Em Natal e Mossoró a lei não será sentida, porque as duas cidades já contratam mais de 30% de artistas da terra em seus eventos.

 

TRANS

 A jovem Maitê Ferreira, 24, faz história como a primeira mulher trans a receber a carteira profissional da OAB em Mossoró. A solenidade acontece hoje, na sede da Ordem, às 17h. Bacharel e mestranda em Direito pela Ufersa, ela vai exercer a advocacia como instrumento de combate à violência contra as mulheres e a LGBTFóbica.

 

VAI PIORAR

 Os plantonistas credenciados à cooperativa SAMA vão suspender o atendimento no Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, e nos hospitais de Natal e Parnamirim. A direção da SAMA reclama que o Governo do Estado deve os meses de abril, maio, junho e julho, e não acena para honrar o que deve.

 

DIA DE FILIAÇÃO

 O vereador Didi de Arnor está convidando correligionários e simpatizantes para um dia de filiação ao PRB, no próximo sábado, 10, no Vitória Palace, a partir das 9h. Ele ganhou a disputa com o vereador Raério Morais e ficou com o comando do partido em Mossoró.

 

SINAL VERMELHO

 O alerta é do Sindicato dos Servidores da Administração Direta do RN (SINSP): dificilmente os servidores estaduais receberão o 13º salário de 2019. A crise financeira do Estado se agravou.

 

É NOTÍCIA

1 - O estoque de vacina contra o sarampo está regularizado no Rio Grande do Norte, assegura a Secretaria de Saúde. Em Mossoró, a vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde.

2 - Nesta data, em 1996, o prefeito Jerônimo Dix-huit Rosado inaugurava o Centro de Controle de Zoonoses de Mossoró, localizado ao lado do clube Aspetro. Foi uma das últimas obras inauguradas por Dix-huit Rosado, que cumpria o último ano de seu terceiro mandato.

3 - Um grupo de 50 mulheres participará da 6ª Marcha das Margaridas em Brasília, nos dias 13 e 14 deste mês. O evento reunirá 100 mil mulheres do campo, da floresta e das águas de todo o País.

4 - A prefeita Rosalba Ciarlini (PP) cumpre agenda administrativa em Brasília. Um dos compromissos é no Ministério da Saúde. A prefeita reivindica mais quatro médicos do Programa Mais Médicos. Atualmente a cidade conta com 11, com lacunas abertas.

5 - O Ministério do Desenvolvimento Regional noticia que investiu R$ 4,62 bilhões durante o primeiro semestre do ano. Contemplou obras de habitação popular, segurança hídrica e mobilidade urbana. Cerca de 49% dos recursos foram aplicados no Nordeste.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró
Rio Grande do Norte
política
economia
variedades

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO