Quinta-Feira, 13 de fevereiro de 2025

Postado às 06h30 | 11 Ago 2019 | Coluna César Santos - 11 de agosto

Crédito da foto: Reprodução Governadora Fátima Bezerra, na leitura da mensagem em fevereiro, fez promessa aos servidores

O Dia Estadual de Luta em Defesa dos Serviços e dos Servidores Públicos na terça-feira (13) pode até não produzir grandes efeitos sob o ponto de vista administração e popular, mas tem um valor simbólico imensurável. É a primeira mobilização organizada por líderes sindicalistas e de movimentos de esquerda que deram sustentação ao projeto político da companheira Fátima Bezerra (PT), desde os primeiros passos, décadas atrás, passando pelas eleições de deputada, senadora e agora governadora do Rio Grande do Norte.

As bandeiras que vão tremular na rampa da Governadoria, erguidas por 13 sindicatos que formam o Fórum Estadual de Servidores são as mesmas que Fátima Bezerra carregou no passado recente.

Antes de ter se tornado governadora, Fátima foi presença em todas as mobilizações que ocuparam as ruas e o Centro Administrativo em Natal. Sempre, sem exceção de regra, gritando palavras de ordem em defesa de seus companheiros e, consequências, condenando os governos adversários.

A luta dos servidores estaduais de hoje é a mesma de ontem: pagamento dos salários atrasados, calendário dos salários atuais, reajuste salarial e valorização de carreira. A única diferença que do outro lado do balcão está quem até pouco tempo defendia o lado de cá do mesmo balcão.

É claro que a mobilização dos servidores não se dará com a mesma volúpia radical se o governo do RN fosse de outro partido ou matiz político. Há, de forma bem clara, o desejo de parte dos sindicatos de escudar a gestão da companheira Fátima. E não é apenas por afinidade política. Algumas entidades aceitaram participar do governo, indicando para cargos de primeiro e segundo escalões familiares, assessores e amigos. Por consequência, rifaram a função primordial do sindicato, que é justamente representar a luta de suas categorias.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINTE), o maior sindicato do RN e o que mais influencia a luta dos servidores estaduais, optou por subir a rampa da Governadoria com Fátima Bezerra. O Sinte emplacou o comando da Secretaria de Educação e das 16 Diretorias Regionais de Educação (DIRECs), além de ter indicado vários nomes para cargos comissionados. Virou governista. Por consequência, funciona dentro do Fórum dos Servidores como “agente do governo” para enfraquecer as manifestações em prol dos servidores e proteger o governo.

No entanto, há um grupo de sindicatos, dentro do fórum, que não admite “rifar” a luta dos servidores. Um deles é o Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público da Administração Indireta (SINSP-RN). Recentemente, o site do Sinsp editou matéria sugerindo que tinha segmento do serviço público contemplado pelo governo, citando a educação e, de forma indireta, o Sinte-RN, e que esse segmento não estaria disposto a lutar pelos servidores. 

O Sinsp-RN expôs a divisão. Mais do que isso, firmou posição de quem é a favor dos servidores e de quem abandonou a luta para ser governista. É natural que essa divisão entre as entidades, estabelecendo, de forma mais clara, a luta entre sindicato de servidores x sindicato de governo. Questão de tempo.

Pois bem.

O Dia Estadual de Luta, que vai paralisar os serviços públicos por 24 horas, ainda não mostrará com clareza a decepção dos servidores com a gestão Fátima Bezerra, até porque no mesmo dia haverá protesto contra o governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL), uma estratégia para “engolir” a manifestação estadual.
No entanto, a governadora Fátima Bezerra é consciente que a "lua de mel" acabou e o humor do servidor público tornou-se um "bom relógio", que nem os sindicatos amigos conseguirão desativar.

A única forma de evitar a explosão é, pelo menos, pagar o que deve ao servidor.

 

FRASE

O PRB elegeu dois prefeitos em 2016. Vamos ampliar em número nas eleições de 2020."

BENES LEOCÁDIO - Deputado federal e presidente do PRB do Rio Grande do Norte, anunciando o novo comando do partido em Mossoró.

 

GAUDÊNCIA

 O cientista político e professor titular da USP Gaudêncio Torquato, potiguar do Alto Oeste, será uma das atrações do 77° Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). Torquato fará parte do painel "A Justiça Eleitoral e a Imprensa".

O evento será realizado em novembro, em Natal, sob a organização do presidente do TRE potiguar, Glauber Rêgo.

 

CASA DO ESTUDANTE

  A Casa do Estudante de Mossoró faz  hoje 62 anos. Instalada no início na Rua Dionízio Filgueira em imóvel do empresário Deoclides Vieira de Sá. Anos depois, mudou para a Rua Dr. João Marcelino, sede própria, onde funciona até hoje.

O bispo dom Gentil Diniz Barreto e o deputado Vingt Rosado tiveram papel importante, junto ao 1° presidente da Casa, Edmilson Jales Dantas.

 

RECUOU

 A governadora Fátima Bezerra (PT) revogou parte do decreto que impedia a Polícia Militar cumprir mandado judicial de reintegração de posse sem autorização do Governo. A repercussão foi bem negativa.

Além de impor "ditadura" à PM, a medida atropelava a atividade dos oficiais de justiça, a quem cabe cumprir os referidos mandados judiciais.

De sorte, houve um recuo da governadora.

 

PREPARE O BOLSO

O Supremo Tribunal Federal revogou a decisão do Tribunal de Justiça do RN que proibia o Detran cobrar "taxa do bombeiro" no IPVA. Daí, o Governo do Estado voltará a cobrar de motocicletas (R$ 15,00) e veículos de passeio (R$ 25,00).

 

NOME PRÓPRIO

O alto comando do PSL potiguar tem dito que não abre mão de disputar a Prefeitura de Mossoró nas eleições do próximo ano. O professor-doutor Daniel é o escolhido. Ele faz pré-campanha, acreditando no projeto.

 

SOB NOVA DIREÇÃO

O novo comando do PRB de Mossoró terá o suplente de vereador Arlindo Fulgência na presidência e Zaira Azevedo, indicada por Rodrigo Bolão, na vice-presidência. O encontro do partido neste sábado (10), com a presença do deputado federal Benes Leocádio, foi bem concorrido.

 

É NOTÍCIA

1 - Hoje, 11 de agosto, é celebrado no Brasil o Dia do Estudante, Dia do Advogado, do Garçom, do Hoteleiro, da Consciência Nacional e o Dia da Televisão.

2 - Nesta data, em 1968, era inaugurada a herma de Jerônimo Dix-huit Rosado Maia no prédio central da Escola Superior de Agricultura de Mossoró. Justa homenagem ao velho alcaide, criador da Esam, hoje Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA).

3 - Amanhã, faz 70 anos que a data 13 de dezembro passava a ser feriado municipal em homenagem ao Dia de Santa Luzia, padroeira de Mossoró. Decreto lei 27/048 de 12 de agosto de 1949.  

4 - O projeto Pauta Livre leva ao palco do Teatro Lauro Monte Filho, de Mossoró, o show Tributo a Núbia Lafayete, com a cantora Dodora Cardoso. Será nos dias 24 e 25 deste mês. Agende.

5 - O Hotel Thermas abre as portas hoje ao Festival de Comida Italiana, com a cozinha Fornello Itália. Uma boa pedida com opção especial de vinhos e espumantes. O festival será até o dia 17. Vamos lá.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO