Em alta no Palácio Central e no Congresso Nacional, o ex-deputado Rogério Marinho (PSDB-RN), atual secretário especial da Previdência e do Trabalho do Ministério da Economia, é apontado como o provável articulador da reforma tributária na Câmara dos Deputados.
O seu nome é cravado por dez em cada dez jornalistas que acompanham os bastidores da política em Brasília.
Rogério Marinho foi o relator da reforma trabalhista, aprovada em 2017, e o articulador da reforma da Previdência aprovada na Câmara na primeira semana deste mês.
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), em evento promovido pelo Grupo Líderes Empresariais (Lide), acenou para a escolha de Marinho como articulador da reforma tributária.
O Planalto também já havia emitido sinais de que escalaria Marinho para essa nova missão. Por gravidade, fez cair o prestígio de Marcos Cintra, secretário da Receita Federal. Inclusive, Cintra estaria com os dias contados na pasta.
Rodrigo Maia acredita que é possível aprovar um projeto de reforma tributária, ou no Senado ou na Câmara, até o final do ano.
“Até o fim do ano pelo menos [será aprovado] em uma das duas casas”, previu.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.