Quinta-Feira, 13 de fevereiro de 2025

Postado às 09h00 | 20 Ago 2019 | Coluna César Santos - 20 de agosto

Crédito da foto: Marcos Garcia/JORNAL DE FATO Prefeita Rosalba Ciarlini lançou o Mossoró Cidade Junina 2020

CIDADE JUNINA DO NORDESTE

Eita, o Nordeste tá todo aqui! Com esse slogan, o Mossoró Cidade Junina 2020 espera os nordestinos no São João mais cultural do país.

A ideia foi apresentada nesta segunda-feira, 19, pela prefeita Rosalba Ciarlini (PP), antecipando em dez meses o lançamento do MCJ do próximo ano. O objetivo é motivar o interesse dos nove estados nordestinos na festa de Mossoró e, em contrapartida, oferecer o ambiente para os estados se sentirem como parte do Cidade Junina.

Durante o lançamento do projeto inicial do evento no Memorial da Resistência, a prefeita Rosalba anunciou as primeiras atrações do MCJ 2020: Zé Ramalho, Alceu Valença e Xandy Avião.

O projeto é bem interessante. O Nordeste estará dentro do Corredor Cultural e cada noite do MCJ terá um estado como patrono. Por exemplo: na noite do Ceará, todos os polos se voltarão para as raízes culturais, manifestações populares, costumes e outras características do referido estado. O mesmo acontecerá com a Paraíba, Pernambuco, Bahia, Alagoas, Sergipe, Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte.

O intercâmbio regional permitirá aproximar todos os estados com as suas manifestações e raízes culturais, colocando o Nordeste inteiro no mesmo evento. Por consequência, o MCJ terá maior fluxo de turistas regionais, ampliando assim o público consumidor da economia local, beneficiando todos os segmentos que lucram em torno do Cidade Junina.

Os estados, em contrapartida, terão a oportunidade de apresentar as suas riquezas, atrações, cultura, gastronomia etc., e atrair o público para visitar o Nordeste como um todo.

Sem dúvida, trazer o Nordeste para o Mossoró Cidade Junina é uma grande sacada.

Outro ponto importante é a antecipação do lançamento do MCJ 2020, porque ganha tempo para organizar o evento. A edição 2019 foi um exemplo disso. Como a Prefeitura antecipou as licitações, contratação de estrutura e de atrações, além de outras obrigações legais, foi possível realizar o Cidade Junina mais organizado de todas as edições. O resultado não poderia ser diferente, com recorde de público e resultado econômico-financeiro além do esperado. Estudos revelaram que o evento deste ano fez circular na economia local mais de R$ 94 milhões.

Para 2020, com o tempo a favor, a Prefeitura vai trabalhar melhor a captação de recursos da iniciativa privada (patrocinadores), para reduzir ao máximo o peso financeiro do evento no cofre público. Esse é um dos desafios que precisam ser enfrentados. A própria iniciativa privada terá tempo para se organizar melhor.

Pois bem.

Está dada a largada do Mossoró Cidade Junina 2020. De 6 a 27 de junho, do Pingo da Mei Dia ao Boca da Noite, será o Nordeste todo aqui.

 

FRASE

"Vamos trazer o Nordeste para dentro do Mossoró Cidade Junina."

ROSALBA CIARLINI – Prefeita, ao lançar o Mossoró Cidade Junina 2020.

 

SUSPEIÇÃO

 O advogado Eduardo Rocha entrou com recurso no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para suspender a lista tríplice ao Quinto Constitucional do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-21). Ele questiona o voto de “minerva" do desembargador Bento Herculano em favor da advogada Marisa Almeida, que é ex-esposa e sócia em empresas privadas. Bento, por suspeição, não poderia votar.

 

SUSPEIÇÃO II

 A disputa pela segunda vaga na lista tríplice estava empatada por 4 a 4 entre Eduardo Rocha e Marisa, quando Bento Herculano, que é presidente do TRT-21, deu o voto a favor da ex-esposa e sócia.  Rocha detalhou o processo no recurso apresentado ao CNJ. Os outros dois advogados da lista são Marcelo Barros e Augusto Maranhão, eleitos pelo pleno do TRT.

 

REVOADA

 O suplente de vereador Alcivan Moura está saindo do PSD para o PRB, para ser candidata outra vez em 2020. Nas eleições passadas, Moura recebeu 1.036 votos, com base no bairro Santo Antônio. O ex-vereador de três mandatos Daniel Gomes também está deixando o PSD. Recebeu convite para se filiar ao PRN.

 

SEGUE

 Os vereadores Emílio Ferreira, Maria das Malhas e Tony Cabelos também devem deixar o PSD. Eles estudam nova opção partidária, priorizando sigla alinhada ao sistema governista. O PSD ficará sob orientação do empresário Tião da Prest.

 

MDB

 O ex-senador Garibaldi Filho cumprirá agenda na região Oeste no próximo final de semana, dentro do trabalho de reconstrução do MDB potiguar. Mossoró e Apodi estão no roteiro de Garibaldi, que terá a companhia do filho deputado federal Walter Alves.

 

ESTADO-MAIOR

 Natal sedia hoje e amanhã o Fórum de Chefes de Estado-Maior de Defesa da América do Sul e do Comando Sul dos Estados Unidos. Na pauta, debate da segurança e defesa da região. O ministro da Defesa, Fernando Azevedo, recepcionará os convidados.

 

 É NOTÍCIA

1 - O novo portal da transparência do Estado não atualiza os dados desde o dia 14. Quase uma semana com números antigos. O portal foi lançado recentemente para devolver transparência ao RN.

2 - Nesta data, em 1990, o governo de Fernando Collor de Mello liberava o funcionamento do comércio aos domingos, que era proibido havia 41 anos. Agora, no governo Bolsonaro, o expediente do domingo é ampliado pela MP da Liberdade Econômica.

3 - O Boletim Focus, do Banco Central, da semana prevê o crescimento do PIB em 0,83% neste ano. Um leve aumento em relação ao boletim da semana passada, que apontava 0,81%.

4 - Morreu o jornalista e escritor Luiz Gonzaga Cortez nesta segunda-feira (19), em decorrência de um câncer. Cortez desfilou sua competência nos impressos Diário de Natal, Dois Pontos e Tribuna do Norte. E escreveu “A revolta comunista de 1935 em Natal”. 

5 - O IFRN foi o maior medalhista da 11ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), com 19 medalhas. Destaque para a unidade de Mossoró, que conquistou seis medalhas, sendo duas de ouro, uma de prata e três de bronze..

Tags:

César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró
Rio Grande do Norte

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO