Os governadores do Nordeste, Norte e Centro-Oeste recebem a promessa do presidente do Senado, Davi Alcoçlumbre, de acelerar o pacto federativa, como forma de atender as necessidades urgentes dos Estados.
O encontro aconteceu na residência oficial do Senado em Brasília.
O pacto federativo e alternativas, discutidos no encontro, são primordias para dar autonomia aos estados e aliviar contas públicas.
A pauta vai trazer receitas extraordinárias para os Estados como a cessão onerosa, o bônus de assinatura e a aprovação imediata do Programa de Equilíbrio Financeiro para os Estados.
Só com o chamado Plano Mansueto, por exemplo, o RN teria acesso a um empréstimo na ordem de R$ 1,2 bilhão, o que aliviaria a folha de pessoal.
Também foi discutida a proposta de emenda constitucional para que os Estados possam ter direito, no mínimo, a 30% dos fundos constitucionais para investimentos nas regiões.
“Agora é vigilância, mobilização, é acompanhar o dia a dia no Congresso Nacional para que efetivamente essa pauta seja aprovada no contexto de 65 dias, conforme foi definido hoje”, disse a governadora do RN Fátima Bezerra, ao sair do encontro.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.