Quinta-Feira, 13 de fevereiro de 2025

Postado às 08h45 | 23 Ago 2019 | Coluna César Santos - 23 de agosto

Crédito da foto: Marcos Garcia/JORNAL DE FATO Parte do Corredor Cultural de Mossoró ocupada pela iniciativa privada

CORREDOR CULTURAL É NOSSO

O Corredor Cultural de Mossoró foi pensado há três décadas. A ideia de transformar uma avenida da cidade para receber equipamentos capazes de resgatar e valorizar todas as manifestações culturais foi minuciosamente estudada, até chegar à conclusão de que a Avenida Rio Branco oferecia as condições ideais, por sua extensão unindo bairros da periferia ao centro da cidade, entre dois extremos da BR-304 (Complexo Viário Abolição), do Alto do Xerém/Belo Horizonte (zona sul) ao Santa Delmira (zona oeste).

Na segunda gestão da prefeita Rosalba Ciarlini (PP), entre os anos de 1997/2000, o projeto começou a sair do papel quando a antiga estação ferroviária foi transformada na Estação das Artes Elizeu Ventania, que deu vida ao Mossoró Cidade Junina. A Estação das Artes é o palco de todos os eventos, de todas as cores, de todas as tribos, de todas as expressões culturais.

Em seguida, no início da década de 2000, a Avenida Rio Branco recebeu o Teatro Municipal Dix-huit Rosado, o Templo da Cultura, inaugurado na terceira gestão de Rosalba. Estava firmada a base necessária para tornar irreversível o projeto do Corredor Cultural.

Coube à gestão da ex-prefeita Fafá Rosado, entre os anos de 2005 a 2014, promover um salto ainda mais longo, e igualmente importante, quando construiu e inaugurou cinco equipamentos do Corredor Cultural: Praça da Convivência, Praça de Eventos, Parque da Criança, Praça de Esportes e o Memorial da Resistência em homenagem aos mossoroenses que expulsaram o bando de Lampião no feito heroico de 1927.

O Corredor Cultural, então, recebeu as praças de Esporte, Convivência, Memorial da Resistência, Teatro Dix-huit Rosado, Estação das Artes, Praça de Eventos, Parque da Criança, além da Praça de Skates e a urbanização da “Estrada da Raiz” ligando a avenida à BR-304, entrada para o conjunto Santa Delmira. Daí, para consolidar todo o projeto, ficou restando a última etapa, ligando a praça de esportes aos bairros da zona sul (Lagoa do Mato, Alto do Xerém, Belo Horizonte) até chegar ao outro lado da BR-304.

Mas, foi interrompido. Na curta gestão da prefeita cassada Cláudia Regina (DEM) ela assinou um acordo permitindo que o grupo empresarial A Construtora, através da Central Park Incorporadora, construísse um galpão/loja exatamente na área que receberia a última etapa do Corredor Cultural. Nessa área seriam construídas a Praça das Oiticicas, equipamento de convivência e urbanização da avenida com ciclovias. Inclusive, o município receberia R$ 42 milhões do Ministério das Cidades para bancar a importante obra.

Infelizmente, o Corredor Cultural de Mossoró foi invadido e condenado a não se consolidar por inteiro. Agora, numa ação do Ministério Público (MPRN), por meio da 19ª Promotoria de Justiça, renasce o sonho de Mossoró ter o seu patrimônio de volta (veja reportagem completa na capa do caderno Mossoró).

Será que a sociedade, agora, vai se organizar para defender o Corredor Cultural?

 

FRASE

"Está na lei que eu é que indico, e não Sérgio Moro.”

JAIR BOLSONARO – Presidente, em mais uma polêmica, afirmando que quem tira e bota diretor-geral da Polícia Federal é o presidente; no caso, ele.

 

SUPERINTENDÊNCIA

 O presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Pedro Duarte Guimarães, admite a possibilidade de a instituição instalar uma superintendência em Mossoró. O cenário é promissor. A agência de Mossoró é primeiro lugar em desempenho no estado e 47º lugar no Brasil, entre 3.500 agências. Cidades como Campina Grande (PB) e Petrolina (PE) estão ganhando superintendência.

 

NÃO TEM FIM

 O município de Touros virou de ponta-cabeça com duas chacinas em menos de um mês. Dez pessoas assassinadas. Homens e mulheres, crianças, adultos e idosos. Todos tombaram diante da criminalidade acelerada no Rio Grande do Norte, sem nenhum criminoso identificado. A insegurança também está presente no sem-número de assaltos e roubos.

 

CASSADO

 O TSE demorou, mas tomou a decisão: o prefeito Marconi Barreto foi cassado por sete votos a zero. A cidade de Ceará-Mirim deve ter eleições suplementares de imediato, conforme decisão da Corte Eleitoral. Até lá, o presidente da Câmara Municipal, Ronaldo Venâncio (PV), fica na Prefeitura.

 

SEM CRISE

 A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte vai reajustar os salários dos servidores em 3,89%. Já o Tribunal de Justiça está propondo 4,2% de reposição salarial de seus servidores. Enquanto isso, os barnabés do Executivo ainda não receberam novembro, dezembro e 13º salário de 2018.

 

GUARDOU SUA MOTO?

 O desgaste com a apreensão de motos nos municípios interioranos fará a governadora Fátima Bezerra (PT) recuar mais uma vez. A ordem já saiu da Governadoria para o comando da polícia do trânsito. Os deputados governistas reclamam que as bases políticas estão revoltadas sem as “duas rodas".

 

VAI RENDER

 A interferência de deputados para impedir a apreensão de motos irregulares, será investigada pelo Ministério Público. A 19ª Promotoria de Justiça (Natal) interpelou o Governo Estadual.

 

 É NOTÍCIA

1 - O presidente Jair Bolsonaro arrotou mais uma arrogância: o diretor-geral da Polícia Federal é subordinado a ele, e não a Moro, disse. O ministro da Justiça, Sérgio Moro, deu corda.

2 - A Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró recebeu a sétima remessa de insulinas de alto custo - Tresiba e Novorapid - para atender pacientes do SUS. São 2.300 unidades ao custo de R$ 230 mil. A distribuição começou nesta quinta-feira, 22. 

3 - A Organização das Nações Unidas (ONU) exigiu do Brasil ação contra queimadas e reafirmou que a Amazônia precisa ser protegida. Os incêndios florestais avançaram absurdamente.

4 - O Governo Federal, via Ministério do Desenvolvimento Regional, está liberando quase meio milhão de reais para obras de recuperação de regiões atingidas por rompimento de barragens. A rodovia 041, em Santana do Matos, é uma das contempladas. 

5 - A governadora Fátima Bezerra (PT) será anfitriã da próxima reunião do consórcio de governadores do Nordeste, que acontecerá entre os dias 15 e 17 de setembro. No mesmo período, será realizado em Natal o encontro Brasil-Alemanha.

 

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO