Quinta-Feira, 13 de fevereiro de 2025

Postado às 10h00 | 28 Ago 2019 | Coluna César Santos - 28 de agosto

Crédito da foto: Reprodução Capa da primeira edição do JORNAL DE FATO - 28 de agosto de 2000

JORNAL DE VÁRIAS GERAÇÕES

O JORNAL DE FATO completa hoje 19 anos de circulação ininterrupta. No primeiro momento, chegava às bancas semanalmente, todas as segundas-feiras; no segundo ano de existência, passou a circular diariamente, de terça-feira a domingo, a partir de Mossoró e em mais de 80 cidades do Rio Grande do Norte.

O aniversário de 19 anos é bem especial e desafiador, porque acontece no momento em que a mídia impressa desafia o tempo das novas tecnologias, tendo que se manter nas mãos do leitor sem deixar amarelar o papel da notícia com credibilidade.

Soma-se aí, a profunda crise econômica que consome o setor produtivo do país há uma década, e os veículos de comunicação não são espécies imunes a esta depredação. Pelo contrário. Talvez, e provavelmente, o segmento é um dos que mais sofrem na ponta da caneta econômica de pouca tinta.

Mas, isso é outra questão.

Quero, como fundador do JORNAL DE FATO, juntamente com o jornalista Carlos Santos, celebrar os 19 anos passeando na sua história. Relembrar o dia 28 de agosto de 2000, noite memorável de lançamento do novo impresso de Mossoró e do RN. Auditório do Sesi superlotado de convidados, entre autoridades e pessoas simples, que acreditaram desde o primeiro momento na proposta do JORNALISMO DE VERDADE.

O JORNAL DE FATO nasceu do sonho de uma geração de jornalistas formados nas redações dos impressos que já existiam nas décadas de 80 e 90, como O Mossoroense e Gazeta do Oeste. Eram jovens que idealizaram um jornal divorciado de linhas tradicionais, substituindo as “chamadas” policiais por manchetes de economia, comportamento, saúde, política e de outras editorias igualmente importantes.

A linha gráfico-editorial se fortaleceu com novos projetos como o colorido nas páginas principais, as editorias segmentadas, a Revista DOMINGO e os cadernos temáticos como “Sua Vida Mulher” que circula nas edições dominicais.

O reconhecimento ao bom jornalismo praticado por profissionais que passaram e os que ainda continuam na redação do JORNAL DE FATO, veio em forma de premiação. Somos o veículo de comunicação mais premiado do interior do RN, com conquistas importantes como o Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo, Prêmio Petrobras de Jornalismo, Prêmio Fiern, Prêmio BNB de Jornalismo, entre tantos outros.

O JORNAL DE FATO só foi possível porque uma geração ousou sonhar e acreditou no sonho; porque outras gerações de bons jornalistas colocaram as digitais nas 5.554 edições que chegaram às mãos do leitor até aqui; porque uma lista interminável de anunciantes acreditaram no bom produto; porque o leitor, nosso maior patrimônio, adotou o JORNAL DE FATO desde a noite de 28 de agosto de 2000.

Essa é uma história com muitos capítulos pela frente, a ser contada além do papel-jornal.

Que assim seja.

 

FRASE

“Perdemos tempo discutindo projetos que não contribuíram para o bem da sociedade.”

ALYSON BEZERRA – Deputado estadual, reconhecendo o pouco rendimento da Assembleia Legislativa do RN.

 

CIDADE JUNINA

 O Mossoró Cidade Junina e o espetáculo Chuva de Bala no País de Mossoró serão homenageados hoje em sessão solene na Câmara dos Deputados, às 9h. Indicação do deputado federal Beto Rosado (PP). A iniciativa visa reconhecer a importância social, cultural e econômica para a cidade e o Rio Grande do Norte, assim como apresentar para o Brasil o São João mais cultural do país.

 

CIDADE JUNINA II

 O MCJ foi criado em 1997, primeiro ano da segunda gestão da prefeita Rosalba Ciarlini (PP). A ideia era juntar todos os arraiás de bairros no mesmo local, antigo “Largo do Jumbo". Em seguida, surgiu a Estação das Artes Elizeu “Ventania que ajudou a transformar o MCJ no que é hoje. A prefeita Rosalba estará presente na sessão solene da Câmara dos Deputados.

 

VAPT VUPT

 O prefeito Joaz Oliveira, de Extremoz, assumiu a presidência do Patriota no Rio Grande do Norte, no lugar do vereador João Gentil, de Mossoró, que teve passagem "vapt-vupt" no cargo. Gentil não ficará na sigla, devendo buscar novo endereço partidário. A meia volta ao PV não está descartada.

 

COMUNISTAS

 O ex-senador Inácio Arruda, do PC do B do Ceará, estará em Mossoró nesta quinta-feira, 29. Ele vem proferir palestra no lançamento da Conferência Estadual do partido, com o tema: “A Defesa da Democracia é o Eixo da Unidade Política Nacional". No auditório do Hotel VillaOeste, às 19h.

 

MOTO (I) LEGAL

 O projeto de lei "Moto Legal", apresentado pela governadora Fátima Bezerra (PT), proíbe até 31 de dezembro a apreensão de motos até 155 cilindradas que estejam com emplacamento atrasado. Depois daí, o governo volta a cobrar e a apreender. Se o ano eleitoral deixar.

 

AMBIENTE HOSTIL

 A disputa pela vaga do Quinto Constitucional do TRT-21 virou briga de cachorro grande, com ataques abaixo da linha da cintura. Inclusive, tornou-se risco o encontro de desembargadores nos corredores da Casa.

 

 É NOTÍCIA

1 - Dez artistas mossoroenses também participam da homenagem ao Mossoró Cidade Junina na Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (28). Juntos com o secretário de Cultura, Eduardo Falcão.

2 - Nesta data, em 1977, o governador Tarcísio Maia inaugurava o Hospital Regional da Polícia Militar, em Mossoró. Seu primeiro diretor foi o médico e ex-prefeito de Caraúbas, Agnaldo Pereira. Em 2016, o hospital foi fechado pela gestão Robinson Faria.

3 - Há 14 anos era inaugurada a TV Mossoró, sendo o primeiro canal de TV aberta da cidade, sintonizando no Canal 7 VHF, sob direção da Fundação Vingt Rosado e afiliada à Rede Gênesis.

4 - Sepultado nesta terça-feira, 27, em Mossoró, o corpo de Sérgio de Souza Freire, pai de Sérgio Freire (presidente do Sinduscom) e das colunistas Karenine e Carol Fernandes. Deixa viúva Gorete Fernandes Freire. Que descanse em paz.

5 - A renovação do contrato com o Banco do Brasil, que continuará com a conta única do Estado, permitirá o retorno de empréstimos consignados em setembro. Um alívio para os servidores que estão com a corda no pescoço devido aos atrasos salariais.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO