A Câmara Municipal de Mossoró concedeu o título de Cidadão Mossoroense ao empresário potiguar Antonio Gentil. De iniciativa do vereador Petras Vinicius, a comenda será entregue no próximo dia 27, em Sessão Solene, que celebrará ainda o pioneirismo do município em ter libertado seus escravos cinco anos antes da promulgação da Lei Áurea no país.
Na justifica à concessão do título, Petras Vinicius destaca o espírito empreendedor de Antonio Gentil, criador da Gentil Negócios, empresa administradora de franquias, que mantem em Mossoró e cidades vizinhas dez pontos de vendas das marcas O Boticário e quem disse Berenice?, empregando mais de 50 colaboradores e possibilitando ocupação e renda a mais de 2.600 revendedoras no canal de venda direta.
Antonio Gentil nasceu em Campo Grande, a 85 km de Mossoró. Aos dez anos veio para Natal onde desenvolveu suas atividades comerciais. Iniciou-se na Camisaria União, onde começou como serviços gerais e chegou a sócio-diretor. Depois, montou sua empresa, no final dos anos 80: uma revenda de confecções multimarcas e uma franquia de O Boticário.
Hoje, a Gentil Negócios é uma empresa especializada em administração de franquias, com lojas na Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Maranhão das marcas O Boticário, quem disse berenice?, e Swarovski, além de atuar com dois braços de negócios: a NE Gentil Portugal e a GN Varejo Digital.
Como liderança empresarial, Gentil presidiu a Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal, Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do RN e Associação Comercial do RN; coordenou o Fórum Empresarial do RN e três convenções nacionais do comércio lojista realizadas em Natal; foi diretor da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas.
É fundador e mantenedor do Instituto Gentil (1995), instituição social que acredita no conhecimento como transformador de realidades; Sócio Benemérito do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte; Vice-presidente do Instituto Câmara Cascudo; Comendador do Tribunal Superior do Trabalho; Comendador da Ordem Honorífica do Mérito Internacional do Descobridor do Brasil Pedro Álvares Cabral; Conselheiro Econômico e Administrativo da Arquidiocese de Natal; Diretor de Expansão da Junior Achievement dos Estados Unidos (em Natal); e tem cidadania honorária de Natal (RN) e São Luís (MA).
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.