Terça-Feira, 22 de abril de 2025

Postado às 07h30 | 06 Out 2019 | Coluna César Santos - 6 de outubro

Crédito da foto: Arquivo Audiência de Graças Fortes com a classe política do RN em abril de 2013

VISTA PELO RETROVISOR

De repente, surgiu voz em defesa da Petrobras no Rio Grande do Norte. A Federação das Indústrias (FIERN) emitiu nota contra o “desinvestimento” da estatal. Outras entidades fizeram o mesmo. E os políticos seguiram a cauda do cometa para fechar o punho e gritar: “A Petrobras é nossa”.

Uma pérola, que se diga.

Vamos combinar: o grito chega pelo menos oito anos atrasado. O plano de desinvestimento da Petrobras no RN começou na gestão da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), empurrado pela euforia da descoberta do pré-sal, anos antes. Uma estratégia da estatal com visão de mercado. A produção de petróleo da bacia potiguar deixou de ser interessante para a empresa sob o ponto de vista econômico.

Em uma pesquisa rápida no Google é possível encontrar reiteradas reportagens e manchetes sobre a revoada da Petrobras do Rio Grande do Norte. Uma foto é emblemática: a então presidente da Petrobras, Graça Foster, com uma comitiva de políticos potiguares que foram cobrar a retomada de investimento no estado. Estavam no encontro os membros da bancada federal, a então governadora Rosalba Ciarlini, entre outros políticos. Era 2013, veja a foto ao lado.

Foster recebeu a "carta de Mossoró", jurou que a Petrobras não promoveria esvaziamento e prometeu a retomada de investimentos. A Câmara Municipal de Mossoró chegou a aprovar um título de cidadania mossoroense à presidente da Petrobras, que ela nunca veio receber.

Dezenas de edições de jornais, reportagens, comentários, discursos etc. "denunciaram" o plano de desinvestimento iniciado naquela época, com centenas de trabalhadores desempregados e a economia "sangrando".

O que chama atenção, neste momento, é a tentativa de se tirar algum proveito político do desmonte da Petrobras no RN. A deputada federal Natália Bonavides (PT), do alto do seu pouco conhecimento, inocência – ou maldade mesmo –, escreveu que a culpa é do atual governo federal. “O que Bolsonaro tem contra o Nordeste? O povo nordestino resistirá à retirada da Petrobras do nosso território. É hora de resistência”, escreveu a parlamentar, apostando na pouca memória ou na amnésia mesmo dos potiguares.

Onde estava Bonavides quando o governo do PT iniciou o plano de desinvestimento da estatal? Por que ela não gritou naquela época, não acusou o governo Dilma de não gostar do Nordeste?

Deixe pra lá.

O fato é que a Petrobras caminha para concluir o plano iniciado há quase uma década, com desmonte em fase final. Por consequência, forma-se um novo cenário na bacia potiguar, com a iniciativa privada protagonista.

A produção continuará com as empresas que estão adquirindo os campos maduros e anunciando investimentos milionários. Inclusive, a retomada do emprego já é sentida, embora de forma tímida, no entanto há uma previsão positiva para o futuro próximo.

 

FRASE

"Não vai ter retração. A prova disso é que teremos um novo oleoduto entre Mossoró e Guamaré."

GRAÇA FOSTER – Presidente da Petrobras, em abril de 2013, prometendo que a estatal não sairia do RN. Faltou com a verdade e a promessa nunca saiu do papel.

 

JOIA DE ASSÚ

 O garoto Gabriel Veron acaba de conquistar o título de campeão da Copa do Brasil Sub-17 pelo Palmeiras. O talento nato que saiu do município de Assú para buscar seu sonho no cenário do futebol nacional. No Palmeiras desde 2017, quando foi descoberto numa "peneira", Veron é visto como uma joia do brasileiro e daqui a pouco brilhará no profissional. Ele vai disputar agora em outubro o Mundial Sub-17 com o Brasil.

 

SARAMPO

 A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo tem início nesta segunda-feira (7) em dois grupos: de 7 a 25 deste mês imunizará crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, com o "dia D" em 19 de outubro. O segundo grupo terá início no dia 18 de novembro e será direcionado para adultos de 20 a 29 anos que não estão com a caderneta de vacinação em dia. Fique atento.

 

TÚNEL DO TEMPO

 Nesta segunda-feira (7), completa sete anos da eleição de Cláudia Regina (DEM) para a Prefeitura de Mossoró. Ela obteve 68.604 votos (50,9%) contra 63.309 votos (46,97%) da segunda colocada, ex-deputada Larissa Rosado (PSB). Cláudia ficou no poder por apenas 11 meses. Ela teve mandato cassado por 13 condenações na Justiça Eleitoral.

 

O BICHO VAI PEGAR

 A semana que começa será quente nos gabinetes e no plenário da Assembleia Legislativa. A proposta de reajuste salarial de 16,38% para procuradores vai à votação, com encarte de ampliar o reajuste para todos os servidores. A ordem da governadora Fátima Bezerra (PT) é vetar o encarte e reajustar só para os procuradores.

 

1 x 1

 De Mossoró, o deputado Alyson Bezerra (Solidariedade) é a favor do reajuste salarial para todas as categorias de servidores estaduais. A deputada Isolda Dantas (PT) é a favor do benefício só para os procuradores.

 

BALEIA

 O deputado Baleia Rossi, do MDB de São Paulo, será eleito hoje presidente nacional do partido. Do RN, votarão o ex-senador Garibaldi Filho (presidente estadual) e o deputado Walter Alves.

 

 É NOTÍCIA

1 - A primazia da notícia é do radialista Gilson Cardoso: a Rádio Rural de Mossoró (990 kHz) prepara o processo de migração de AM para a FM, seguindo o que fez a Rural de Natal. Muito boa notícia.

2 - A apresentação do padre Fábio de Melo em Mossoró está confirmada para o dia 1º de dezembro, no Thermas Hall, novo espaço de eventos da cidade. Um dia antes (30 de novembro), no mesmo local, haverá show do cantor Fábio Júnior.

3 - A praça de alimentação do Partage abre espaço hoje para apresentações de K-Pop. Os grupos locais vão apresentar performance especial de suas coreografias. A partir das 18h.

4 - Está em vigor desde ontem (5) a lei que torna transporte irregular infração gravíssima ao Código de Trânsito Brasileiro. A lei visa combater o transporte "pirata", inclusive de estudantes.

5 - A canonização de Irmã Dulce será dia 14 deste mês. O governo brasileiro levará 70 pessoas a bordo de dois aviões da FAB. O "Anjo bom da Bahia" será a primeira santa nascida no Brasil.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO