As campanhas eleitorais memoráveis de Mossoró serão relembradas por lideranças políticas e personagens que participaram e/ou participam do cenário político da segunda maior cidade do Rio Grande do Norte. A mesa-redonda “Campanhas Memoráveis” será realizada nesta quinta-feira (17) no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) localizado no bairro Nova Betânia (zona sul), a partir das 19h.
A iniciativa é da Escola Judiciária Eleitoral, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN), e tem por objetivo fazer o resgate da memória política da sociedade mossoroense, a partir de depoimentos originais de quem vivenciou as campanhas que marcaram época e a história de Mossoró. “Todos os depoimentos resultantes do evento serão registrados, catalogados e arquivados pelo Centro de Memória”, informa o professor David Leite, servidor do TRE-RN, que vai intermediar o debate.
A mesa-redonda pretende relembrar campanhas eleitorais especialmente das décadas de sessenta, setenta e oitenta do século passado. Para isso, a organização conta com a presença do ex-deputado estadual Carlos Augusto Rosado, do ex-vereador e ex-deputado estadual Manoel Mário de Oliveira, economista e ex-vereador Elviro Rebouças e da ex-candidata a vice-prefeita Rose Cantídio, que foi uma das “senadoras” do aluizismo.
Carlos Augusto, que presidiu a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, é o líder e condutor da carreira política vitoriosa da prefeita Rosalba Ciarlini (PP), que está no quarto mandato na Prefeitura de Mossoró, além de já ter cumprido mandatos de senadora da República e de governadora do RN.
Carlos comandou seis campanhas vitoriosas de Rosalba, a partir de 1988, quando a pediatra superou nas urnas o adversário Laíre Rosado, que era o favorito, e que tinha como companheira de chapa Rose Cantídio. Depois daí, Rosalba foi eleita prefeita pela segunda vez em 1996, reeleita em 2000. Em 2006 entrou para a história como a primeira senadora do RN. Em 2010, se elegeu governadora e em 2016, na última campanha, foi eleita para o quarto mandato de prefeita de Mossoró.
Manoel Mário foi da linha de frente de todas as campanhas de Rosalba, assim como Elviro Rebouças. Antes, Manoel Mário participou de campanhas municipais e estaduais, desde a década de 1960, assim como Elviro.
O Centro de Memória da Justiça Eleitoral potiguar também vai compor o evento através da exposição de linha do tempo (1815-2015) com tópicos sobre o processo eleitoral no RN e da apresentação sobre as mulheres pioneiras no estado.
O evento será aberto ao público e é esperada a presença de autoridades locais, professores, estudantes e da sociedade em geral.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.