O PT e o DEM se aproximam para um aliança, que seria histórica em Mossoró, com vista à sucessão municipal 2020. As presidentes das duas siglas, deputada Isolda Dantas e a ex-prefeita cassada Cláudia Regina, passaram a conviver no mesmo ambiente e mostrando afinidades de público.
No Encontro do PL, ocorrido na noite desta quinta-feira (17), Isolda e Cláudia se deram as mãos para fazer a foto dos representantes de partidos de oposição que atenderam ao convite do PL de Mossoró.
PT e DEM passaram a vida inteira em lados opostos, com agressões mútuas, como inimigos ferrenhos. Inclusive, o ex-presidente Lula, mandatário do PT, chegou afirmar que era precisa eliminar da vida pública o líder do Democratas, ex-senador José Agripino, presidente estadual do DEM e líder político de Cláudia Regina.
O Democratas ainda são rotulados pelos petistas de "demo". Essa agressão deve ser atenuada em Mossoró.
Isolda Dantas é pré-candidato à Prefeitura de Mossoró, enquanto Cláudia Regina está inelegível pela lei da ficha limpa. A democrata foi condenada 13 vezes por crimes eleitorais no pleito de 2012.
O Encontro do PL contou com a presença de sete partidos de oposição: PT, DEM, PC do B, Solidariedade, PMB, PMN e o próprio PL. Entre os representantes, três pré-candidatos a prefeito: deputado Alysson Dantas (Solidariedade), geólogo e professor Gutemberg Dias (PC do B) e Isolda Dantas (PT).
Quanto a Jorge do Rosário, que é o presidente local do PL, ele entende que o momento é para discutir uma proposta para Mossoró e que nomes poderão ser avaliados no momento certo. No entanto, Jorge é visto como o melhor quadro da oposição para enfrentar a prefeita Rosalba Ciarlini (PP) nas eleições do próximo ano. Ele defende que a oposição lance candidatura única.
Ainda no encontro estavam presentes, embora não tenha sido convidados para mesa, representantes do PRB, Patriota e PSB.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.