FALTA DEVER DE CASA
Passados 292 dias do governo Fátima Bezerra (PT), o sentimento é de que ela está limitada a gerenciar o pagamento da folha dos servidores públicos e, mesmo assim, sem honrar o compromisso de atualizar os salários. Continuam em aberto novembro, dezembro e o 13º de 2018, que somam R$ 725 milhões, segundo levantamento divulgado pelo Sindicato dos Trabalhadores na Administração Direta (SINSP-RN).
Fora o compromisso com a folha, o Governo fracassou e o pouco que acontece é com verba carimbada do Governo Federal, além, claro, das ações patrocinadas pelo Banco Mundial, por meio do projeto “RN Sustentável”, rebatizado de “Governo Cidadão”.
Fátima repete o governo antecessor de Robinson Faria (PSD), que não fez o dever de casa, limitando-se a correr atrás de recursos para pagar salários e manter a máquina pública em funcionamento a duras penas. Robinson deveria ter adotado as medidas de ajuste fiscal; não o fez. Passou o bastão para Fátima devendo essa conta, e Fátima recebeu com o dever de quitar. Até aqui, não se mostrou capaz.
Vale lembrar que quando Robinson assumiu o Governo, em janeiro de 2015, o Rio Grande do Norte estava com as contas equilibradas, embora castigado pela crise financeira nacional. Ele recebeu o Estado com salários em dia e com crédito. Basta observar que o Estado tinha acabado de contrair a maior operação financeira com o Banco Mundial, via RN Sustentável, no valor de 540 milhões de dólares.
Ao ter passado o bastão, Robinson colocou a responsabilidade nas mãos de Fátima. E ela sabia que estava recebendo o Estado quebrado e necessitando de medidas urgentes. A seu favor, o fato de ter sido eleita com votação histórica, apoiada pela maioria dos potiguares, o que permitiria a adoção das medidas necessárias, mesmo que amargas. A população compreenderia.
Fátima optou por manter a estrutura que recebeu, de uma máquina pesada, que se arrasta em setores vitais como saúde, educação, segurança e infraestrutura. Jogou para dentro do governo seus companheiros de luta partidária, mantendo a estrutura inchada e paralisada.
Pior é que não há sinalização de mudança de rota. A governadora, como dito no início do comentário, permanece limitada ao gerenciamento da folha de pessoal. De certa forma, sustentada pelo silêncio da oposição e pela cumplicidade dos sindicatos de servidores públicos.
Só que a lua de mel tem prazo de validade e, daqui a pouco, o mau humor chegará ao asfalto, com ou sem a participação dos movimentos sindicais. Disso, pode ter certeza.
FRASE
"Todo e qualquer recurso extra que entrar, será para pagar salários atrasados."
FÁTIMA BEZERRA – Governadora do RN, em janeiro de 2019. Até aqui, não cumpriu.
CAMARÃO
O deputado federal Betinho Rosado (Progressista) está empenhado na luta para evitar a abertura do mercado brasileiro para o camarão do Equador. Como membro da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), o parlamentar afirmou que é inaceitável a entrada do camarão equatoriano sem proteger os criadores do país. No passado, essa abertura quase dizimou a produção potiguar.
MEDIUNIDADE
A 31ª Semana Espírita de Mossoró será aberta nesta segunda-feira (21), com palestra de Tatto Savi, de São Paulo. Ele abordará o tema "As vozes do além-túmulo", às 20h, no Teatro Dix-huit Rosado. A semana, que neste ano abordará os caminhos da mediunidade, seguirá até sábado (26), com uma série de palestras e seminários. A novidade fica por conta da Semaninha Espírita.
MÉDICO ESCRITOR
O mossoroense Gustavo Linhares é finalista do Prêmio São Paulo de Literatura, na categoria Melhor Romance de Ficção de Estreia ano 2018. Ele concorre com a obra "O Infeliz das Costa Oca", editora Patuá. Gustavo é escritor e médico neurologista. A medicina o levou a atuar em várias cidades do Nordeste e em São Paulo.
DESBLOQUEIA
Bem que a governadora Fátima Bezerra (PT) deveria seguir o exemplo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) e descontingenciar o orçamento de investimento da universidade estadual. Fátima bloqueou 100% dos investimentos da Uern e promoveu outros cortes. O governo Bolsonaro desbloqueou 100% do custeio das universidades e institutos federais.
EM DUAS VEZES
O bônus do pré-sal será pago em duas parcelas pelos vencedores do megaleilão marcado para 6 de novembro. Uma, neste ano; outra, em 2020. E assim também será a distribuição aos Estados e Municípios brasileiros.
EM TEMPO
A governadora Fátima Bezerra (PT) conta com os recursos da cessão onerosa para honrar a folha do 13º salário de 2019, e os salários atrasados ficarão para, quem sabe, o próximo ano.
É NOTÍCIA
1 - O presidente Bolsonaro iniciou viagem de duas semanas à Ásia e ao Oriente Médio. Vai divulgar privatização no Japão, China, Emirados Árabes, Catar e Arábia Saudita. Tempo de sossego.
2 - Na peregrinação pelo Alto Oeste potiguar, a imagem de Santa Luzia visita hoje os municípios de São Miguel, Doutor Severiano, Francisco Dantas, Portalegre, Viçosa e Riacho da Cruz. Em seguida, retorna para Mossoró, sede da Diocese de Mossoró.
3 - O deputado federal general Eliéser Girão foi direto ao ponto: "A crise no PSL é por poder e dinheiro." Isso todo mundo sabia, mas sendo confirmado por um membro do partido, faz barulho.
4 - O Ministério Público instaurou inquérito para apurar a qualidade do leite distribuído no RN pelo programa "Leite Potiguar". Vai colocar uma lupa nos contratos do Governo com os laticinistas.
5 - O 3º Festival de Gastronomia de Aracati (CE) será realizado no próximo final de semana. De 25 a 27. O baiano Moraes Moreira será uma das atrações culturais. Vamos lá.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.