SERÁ UM CANTEIRO DE OBRAS
Quem é contra um investimento de R$ 150 milhões em sua cidade? O cidadão mossoroense? Claro que não. Ninguém, absolutamente ninguém, com um mínimo de consciência coletiva, preocupado com a melhoria de vida sua e de todos, se opõe a uma operação de crédito que vai promover um salto de qualidade com mais de quatro dezenas de obras.
A própria oposição, que tentou obstruir a aprovação do projeto que autoriza o Executivo a contrair empréstimo do programa Financiamento a Infraestrutura e Saneamento (FINISA), da Caixa Econômica Federal (CEF), faz um discurso meramente político, porém, flácido por temer a reprovação popular. Diz que é a favor de investimento, mas não aceita a falta de “transparência”, como se a própria Câmara Municipal não tivesse o dever de fiscalizar a aplicação dos recursos, além de outras instituições de controle público.
É incompreensível alguém, mesmo sendo político adversário da atual gestão municipal, se colocar contra um investimento de tal envergadura, que vai garantir dezenas de obras de infraestrutura em Mossoró. Veja algumas que estão na lista:
– Construção das UBS Bom Jesus, UBS Santa Júlia, UBS Vingt Rosado, UBS Jardim das Palmeiras e UBS Costa e Silva;
– Recuperação do Teatro Municipal Dix-huit Rosado;
– Recuperação do Memorial da Resistência
– Recuperação da Praça da Convivência;
– Construção da Arena Cultural;
– Revitalização da Cobal (Centro de Comercialização);
– Obra do Centro Especializado de Reabilitação;
– Conclusão das três creches do Proinfância;
– Conclusão dos ginásios poliesportivo das escolas municipais Maurício Oliveira (Maisa/Apama), Evilásio Leão (comunidade rural de Hipólito) e Heloísa Leão (Bom Jesus);
– Restauração da Praça de Esportes;
– Reforma da quadra poliesportiva do Conjunto habitacional Santa Delmira, onde os atletas do basquete mantêm a prática esportiva há anos;
– Restauração da biblioteca municipal Ney Pontes.
– Pavimentação de dezenas de ruas.
Muitas outras obras serão realizadas com os recursos do financiamento pelo Finisa, inclusive, obras reclamadas pela população e que há anos aguardam por investimentos do município.
Portanto, é irracional se colocar contra essa abertura de crédito que vai melhorar consideravelmente as condições de vida da população mossoroense.
Vale destacar que a abertura de crédito só foi possível porque a gestão da prefeita Rosalba Ciarlini (PP) conseguiu equilibrar as contas públicas e, por consequência, recuperar o poder de endividamento. Inclusive, Mossoró é o único município do Rio Grande do Norte a aprovar legislação específica pelo Finisa.
Que os recursos venham logo, porque Mossoró precisa receber as importantes obras.
FRASE
"O Queiroz cuida da vida dele e eu cuido da minha."
JAIR BOLSONARO –Presidente da República, que voltou a ser perturbado por supostas declarações de Queiroz ex-assessor do filho de Bolsonaro.
SANTA LUZIA
O Baile da Luz nesta sexta-feira (25) marca o lançamento oficial da Festa de Santa Luzia 2019, quando o padre Flávio Augusto apresentará as novidades e confirmará o tema deste ano “A Igreja de Cristo em missão no Mundo". O Baile da Luz, que chega à segunda edição, acontecerá no Requinte com shows de Alyne & Dayvid, Renata Falcão e a banda Circuito Musical. A partir das 22h.
CANNABIS
A Justiça Federal potiguar não esperou a Anvisa decidir sobre a permissão do cultivo de cannabis para fins medicinais e autorizou uma mulher comprar, importar, transportar e armazenar Cannabis, inclusive de sementes da planta da maconha, para tratamento de um câncer. A decisão é do juiz Walter Nunes, da 2ª Vara Federal do Rio Grande do Norte.
BURRICE
O último ato do ex-deputado Henrique Alves no MDB foi participar da convenção cartorial que elegeu o seu primo - e algoz - deputado federal Walter Alves novo presidente da sigla. O alijamento de Henrique não é visto apenas como um ato de ingratidão, mas de burrice também. Sem ele, o MDB terá dificuldades para sobreviver no Rio Grande do Norte.
SERÁ?
Há quem afirme, sem medo de errar, que Henrique vai mostrar que existe “vida política" para ele fora do MDB. Se não for na superfície, será nos bastidores. Aliás, os bastidores do velho aluizismo estão concorridíssimos.
GESTÃO FISCAL
A prefeita Rosalba Ciarlini (PP) destaca que Mossoró é o único município do RN a aprovar legislação específica para contrair empréstimo pelo FINISA da Caixa Econômica Federal (CEF). É o resultado do modelo de ajuste financeiro e contábil realizado pela atual gestão.
É NOTÍCIA
1 - Há 50 anos, o Congresso elegia Emílio Garrastazu Médici presidente, por 239 votos a favor e 76 contra. O general foi o 28º presidente do Brasil, o terceiro do período da ditadura militar.
2 - Estado e Município decretaram ponto facultativo para a próxima segunda-feira (28), em alusão ao Dia do Servidor Público. Todos os órgãos da administração direta e indireta estarão fechados, exceto os de serviços essenciais. Segundo os decretos.
3 - O penúltimo dia da Semana Espírita de Mossoró tem palestra com Marcos Leite, do Distrito Federal, com o tema “A Prática Mediúnica". No Teatro Municipal Dix-huit Rosado, às 19h30.
4 - Falta combustível na refinaria Clara Camarão, no complexo Guamaré, por consequência, a distribuição está precarizada. Há risco de desabastecimento, principalmente nos postos de Natal. A situação do momento é de estoque baixo e sem previsão de reposição.
5 - Mortes por câncer de mama no Rio Grande do Norte cresceram 55% entre 2010 e 2017. Números oficiais apontam 1.697 óbitos relacionados à doença nesse período. São números que exigem reflexão, e medidas, no “Outubro Rosa".
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.