O OUTRO LADO DO BALCÃO
O artigo assinado pela presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Administração Direta do Estado do Rio Grande do Norte (SINSP-RN), Janeayre Souto, mais do que um protesto contra a derrubada da emenda que estendia a todos os servidores o reajuste 16,38% dado aos procuradores e defensores públicos do Estado, tem a lamentação por ter partido de uma ex-companheira de luta, a governadora Fátima Bezerra e a decepção de que trabalhou para eleger ao poder estadual, pela primeira vez na história, um governo dito popular.
Janeayre narra:
“Foram muitos anos de luta nas ruas para eleger um governo popular no Rio Grande do Norte. Um governo que estivesse ao lado dos trabalhadores, que finalmente pudesse encarar as injustiças sociais e dar igualdade de tratamento aos que não dispõem socialmente do mesmo.”
Constata:
“Não é um fato novo parlamentares votarem contra trabalhadores e servidores públicos. Mas é uma inovação lamentável que a bancada de um governo petista, que se diz popular, que levanta a bandeira em defesa dos trabalhadores e da classe mais pobre se posicione, em plenário, somente em defesa dos mais ricos.”
Afirma:
“É triste e soa como traição que deputados abram mão de pressionar o Governo a negociar com os trabalhadores, somente para manutenção de seus cargos e privilégios dentro da atual gestão.”
Ressalta:
“O Governo preferiu mostrar a força contra os trabalhadores do que abrir o diálogo e mandar uma proposta de reajuste para os quatro anos de governo. Não precisaria ser 16,38% de uma única vez. Poderia ser dividido, da mesma forma que fez com a Polícia Militar. O Sinsp procurou o Governo diversas vezes na tentativa de negociar, mas sempre recebeu a resposta negativa de quem comanda o Estado.”
Revela a decepção:
“Sabemos que é sofrido perder. Mas um dos piores momentos na luta sindical é perder quando temos no poder um governo que lutamos e ajudamos a eleger. Na campanha, somos nós os primeiros procurados.
E manda o recado:
“A luta das categorias segue firme e não trocamos a fidelidade da nossa base por qualquer tipo de benesse no Governo. Diante de tudo isso, quando ouço que há militantes do PT sugerindo minha saída, e até expulsão, só peço que reflitam sobre o principal motivo do surgimento do PT, quatro décadas atrás, e o motivo de quem optou por ele como partido ideal. O que me move é a defesa intransigente dos trabalhadores, e é o que eu nunca deixei de fazer. Nenhum tipo de ameaça, seja de governo, militância ou de qualquer outra origem vai me fazer negar os ideais que acredito e defendo com tanta garra.”
O dissabor dos servidores públicos descortina máxima: o outro lado do balcão não muda; muda quem faz a travessia.
FRASE
"É sofrido perder quando temos no poder um governo que ajudamos a eleger.”
JANEAYRE SOUTO – Presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Direta, sobre o governo da ex-companheira Fátima Bezerra.
SANTA LUZIA
A 1ª Exposição da Luz, organizada pela Diocese de Santa Luzia, será aberta nesta quarta-feira, 13, na praça de alimentação do Partage Shopping. São documentos e objetos históricos que compõem o acervo da Paróquia de Santa Luzia e da Diocese de Mossoró. A exposição foi elaborada com apoio técnico da Uern e é coordenada por Nélson Filho. Confira, até 1º de dezembro.
PALMAS
O padre educador Sátiro Cavalcanti Dantas vai receber a medalha Palmas Acadêmicas Câmara Cascudo, outorgada pela Academia Norte-rio-grandense de Letras (ANL). Reconhecimento à luta e ao estímulo do religioso às atividades artísticas, culturais e à produção e valorização literária. Sátiro receberá a medalha nesta quinta-feira, 14, na sede da ANL, às 19h.
VAI TER BOLO
Os servidores públicos paralisam as atividades nesta quarta-feira, 13, em protesto ao atraso de salário e à manobra do governo que impediu o reajuste de 16,38% para a categoria. A concentração começa às 8h30, na rampa da Governadoria. Neste mês está completando 1 ano de atraso da folha de novembro de 2018.
DÉCIMO
Os servidores vão cobrar, também, o calendário de pagamento de dezembro e 13º salário de 2019, além das três folhas atrasadas. Até aqui, a governadora Fátima Bezerra tem garantido que pagará 2019 dentro do mês, mas aguarda “dinheiro extra".
ANTICRIME
Mossoró recebeu o primeiro outdoor em apoio ao pacote anticrime do ministro Sérgio Moro, no Abolição IV. Estampa: “Quando a lei não é rigorosa, o criminoso fica LIVRE e o cidadão de bem, PRESO." Outras placas serão espalhadas na cidade.
PLÁGIO
A CCJ da Câmara de Mossoró aprovou projeto, de autoria da vereadora Aline Couto (Avante) que cria “ficha limpa" para cargos comissionados. Só que o município já tem uma lei, com o mesmo conteúdo, desde 2012, de autoria do ex-vereador Laíre Neto. O plenário da Casa pode corrigir.
É NOTÍCIA
1 - Nesta data, em 2002, era fundado em Mossoró o Grupo Tarará, com a proposta de fazer um teatro popular, pelas ruas e praças da cidade. Trabalho reconhecido ao logo dos anos além Mossoró.
2 - Em 1980, nesta data, o Congresso Nacional aprovava a volta das eleições diretas para governador e o fim, em 1985, dos senadores biônicos. As eleições para governador foram realizadas em 1982. No Rio Grande do Norte, o eleito foi José Agripino Maia.
3 - “Carlos Bolsonaro, “Carluxo", um dos “zeros” do presidente Jair Bolsonaro, apagou as suas contas nas redes sociais. Ufa! A torcida – e a reza – agora é para que ele não volte. Amém!
4 - O DPVAT será extinto em 1º de janeiro de 2020. O seguro obrigatório era cobrado todo ano dos proprietários de veículos. Acidentes ocorridos até 31 de dezembro de 2019 ainda serão cobertos. A Medida Provisória foi assinada pelo presidente Jair Bolsonaro.
5 - A nova Previdência Social do país, promulgada pelo Congresso Nacional nesta terça-feira, 12, vai alterar regras para 72 milhões de pessoas e promover uma economia de R$ 800 bilhões em dez anos. O presidente Bolsonaro evitou a sessão de promulgação.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.