CASA DE MÃE JOANA
Dois vídeos circularam nas redes sociais durante a semana exibindo, digamos, cenas de baixo teor moral nas Câmaras Municipais de Umarizal (região Oeste do Rio Grande do Norte) e João Câmara (região Agreste). No primeiro, trocas de socos entre um edil e um popular; no segundo, um vereador aparece afirmando que o “cabaré de Maria Boa” é mais organizado do que o governo de Fátima Bezerra (PT).
Os dois filmes, amadores em todos os sentidos, porém, são fichinhas diante da situação de baixíssimo nível que vive a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, por conta de confrontos desrespeitosos entre deputados. Os últimos foram terríveis, com cenas grotescas e posturas desqualificadas.
Quatro confrontos fizeram o Palácio José Augusto tremer de vergonha:
1 – Deputado Coronel (PSC) x deputada Isolda Dantas (PT). O primeiro falou de excitação quando a segunda grita para defender as suas ideias. Um bate-boca do tipo quina de rua.
2 – O líder do governo na Casa, deputado George Soares (PR), procurou desqualificar o deputado oposicionista Kelps Lima (Solidariedade) afirmando que o seu algoz era uma vergonha para a OAB-RN, colocando sob suspeita a atuação de Kelps como advogado. Kelps, por sua vez, atacou George carimbando-o com rótulo de “coronelzinho”.
3 – O decano Vivaldo Costa (PSD), comandando a mesa diretora na sessão de quinta-feira (13), desligou o microfone do deputado Coronel Azevedo quando este fazia duras críticas ao Governo Estadual, numa atitude grosseira e de total desrespeito ao regimento interno.
4 – O também decano Getúlio Rêgo (DEM) exigiu que Vivaldo respeitasse a Casa e os dois, em cenas deprimentes, por pouco não trocam tapas. Foram impedidos pela turma do deixa-disso, mas as imagens de imediato se espalharam nas redes sociais.
Esses quatro episódios, chulos, diga-se, foram superados por outro pior ainda. O deputado Sandro Pimentel (Psol) estacionou o seu carro fechando a entrada da garagem dos deputados para impedir que eles entrassem na Assembleia Legislativa para a sessão em homenagem ao secretário da Previdência e do Trabalho, do Ministério da Economia, Rogério Marinho (PSDB). Pior ainda: Pimentel colocou manifestantes na porta do Palácio José Augusto para não deixar os convidados entrar. Ele foi contra a homenagem a Rogério Marinho.
Além disso, a militância agrediu servidores, atirou ovos e promoveu a desordem. Pimentel se posicionou no meio dos manifestantes, como se não tivesse qualquer compromisso, legal, com a função pública que ocupa.
Diante de tudo isso e de um histórico nodoado por casos de corrupção, a Assembleia Legislativa precisa, através do seu mandatário, presidente Ezequiel Ferreira, reagir e dar uma resposta à sociedade. Quem sabe, criando um Conselho de Ética para, pelo menos, inibir atitudes antiéticas como as narradas acima.
FRASE
"Não vamos ceder à censura na Assembleia Legislativa."
CORONEL AZEVEDO – Deputado do PSC, que teve o microfone "cortado" quando fazia críticas ao Governo Estadual.
SALÁRIO
O Governo do Estado começa a pagar hoje os salários de novembro, com depósito de quase R$ 250 milhões. Atende quem ganha até R$ 4 mil e 30% dos salário do servidor que ganha recebem desse valor. Já a categoria da segurança pública recebe integral. A folha será concluída no dia 29. Já o 13º salário de 2019 não tem data confirmada. E as três folhas atrasadas ficam para 2020.
DIX-NEUF ROSADO
A Repav batizou de Jerônimo Dix-neuf Rosado Maia o residencial que está construindo no antigo imóvel que pertenceu ao ex-deputado Leonardo Nogueira/ex-prefeita Fafá Rosado, uma das filhas de Dix-neuf, localizado ao lado do Colégio Mather Christi, bairro Nova Betânia. O residencial de duas torres com 72 apartamentos ficará pronto em 2024.
INTERNACIONAL
A prefeita Rosalba Ciarlini (PP) embarca nesta sexta-feira, 15, para a Espanha na comitiva de prefeitos brasileiros que irão participar do Congresso Internacional de Cidades Inovadoras. O evento será realizado em Barcelona. Rosalba vai apresentar ideias inovadoras implantadas no município, como o "Ônibus Inteligente" e o “Mossoró Conectada".
SEGUE
Rosalba foi convidada para o evento na condição de vice-presidente de finanças públicas da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). O secretário da Fazenda do município, Abraão Padilha, também faz parte da comitiva. O retorno da prefeita está marcado para o dia 24.
INTERNACIONAL II
A governadora Fátima Bezerra (PT) inicia hoje, junto aos demais governadores do Nordeste, viagem de uma semana ao velho continente. Agendas na França, Itália e Alemanha em busca de investimentos para o sofrido Rio Grande do Norte.
CAOS
O Hospital Walfredo Gurgel, o maior pronto-socorro do RN, inicia o feriadão superlotado e com 80 pacientes deitados nos corredores. Por lá falta quase tudo, menos a disposição de trabalho do corpo médico e servidores. E o governo? Ausente.
É NOTÍCIA
1 - Carlinhos Maia volta a fazer show em Mossoró na noite desta sexta-feira (15), no Garbos Recepção. Quem já assistiu, garante que é bom. Recomenda. Ingressos na recepção do Garbos.
2 - A abertura do mercado chinês para o melão potiguar, a partir do acordo assinado entre os presidentes Jair Bolsonaro e Xi Jinping, deve gerar 10 mil empregos no Rio Grande do Norte, onde está instalada a fazenda Famosa, maior produtora da fruta no País.
3 - “O JORNAL DE FATO não circulará neste sábado (16) devido ao feriado desta sexta-feira (15). A edição impressa retornará no domingo (17), mas a cobertura em tempo real o leitor pode acompanhar no www.defato.com.
4 - Pelos próximos dias, Mossoró e o Rio Grande do Norte serão governados pelos interinos Nayara Gadelha (PP) e Antenor Roberto (PC do B). Eles assumiram o poder com as viagens internacionais da prefeita Rosalba Ciarlini (PP) e da governadora Fátima Bezerra (PT).
- Há 130 anos, nesta data, o marechal Deodoro da Fonseca proclamava a República, ao ter comandado a tropa e assumido o novo governo – provisório, no que ficou para a história como um golpe de estado no império. Era 15 de novembro de 1889, no Rio de Janeiro, então capital do país.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.