Quarta-Feira, 12 de fevereiro de 2025

Postado às 09h00 | 22 Nov 2019 | Coluna César Santos - 22 de novembro

Crédito da foto: Ilustração João Maia está ampliando o palanque em todo o RN

2022 NÃO ESTÁ TÃO DISTANTE

O deputado federal João Maia, presidente estadual do PL, está fortalecendo o seu grupo político para as eleições futuras, com foco na sucessão estadual de 2022.

Isso passa pelas eleições municipais de 2020, quando o PL tentará eleger o maior número possível de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

O grupo de João Maia trabalha para ocupar a lacuna aberta com o fracasso do ex-senador José Agripino Maia, do Democratas, nas eleições de 2018. O agripinismo perdeu quase tudo que disputou e hoje está resumido ao mandato do prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rêgo, e do deputado estadual Getúlio Rêgo, pai de Leonardo. Os eleitores de “Jajá" ficaram órfãos, e João entende que pode adotá-los.

Daí, o grupo do líder liberal vem avançando bastante. Tem estrutura político-eleitoral sólida na região do Seridó, mantém a quarta maior prefeitura do Rio Grande do Norte, de São Gonçalo do Amarante (Grande Natal), além de ter os mandatos de João e da senadora Zenaide Maia (Pros), sua irmã, além de várias prefeituras do interior, como a de Messias Targino, do Médio Oeste, governada por Shirley Targino, esposa de João e presidente do Diretório Estadual do PL Mulher.

O PL ainda controla a Secretaria do Desenvolvimento Econômico do governo Fátima Bezerra (PT), ocupada por Jaime Calado, ex-prefeito de São Gonçalo do Amarante e casado com Zenaide Maia; e lidera a bancada governista na Assembleia Legislativa com o deputado George Soares.

O partido vem ganhando musculatura e atraindo novos quadros, como é o caso do deputado estadual Kleber Rodrigues que saiu do Avante para ser o novo liberal. Antes, o PL já havia filiado o deputado estadual Ubaldo Fernandes, ex-PTC.

Atualmente o PL tem a segunda maior bancada na Assembleia Legislativa, com três parlamentares, dividindo posição com o Solidariedade. Daqui a pouco ganhará novos integrantes na Assembleia Legislativa, conforme negociações avançadas nos bastidores do Palácio José Augusto.

Em Mossoró, segundo maior colégio eleitoral do Estado, o projeto político de João Maia é sustentado por uma parcela do segmento empresarial da cidade, liderada pelo construtor e político Jorge do Rosário, acompanhado do ex-candidato a prefeito (2016) e ex-candidato a governador (2018) Tião da Prest. O grupo trabalha para ter uma presença forte na sucessão municipal do próximo, com ou sem candidatura própria à Prefeitura, mas que seja decisiva e que amplie os espaços dos liberais na cidade.

É aquela história: João está com tudo e não está para prosa. 2022 parece bem aí.

 

FRASE

"Se tivesse feito isso no passado, nós teríamos feito uma bancada de 100 parlamentares."

JAIR BOLSONARO – Presidente do Brasil, ao ter lançado o seu novo partido - Aliança pelo Brasil.

 

THERMAS HALL

 O novo espaço de eventos de Mossoró será inaugurado com dois grandes shows. No dia 30 deste mês, o cantor Fábio Jr. subirá ao palco; no dia seguinte, 1º de dezembro, será a vez do padre Fábio de Mello, que está se despedindo dos palcos. Mossoró foi contemplada com show de despedida. O Thermas Hall tem área construída de 2.550 m² e recebeu investimento de R$ 5 milhões.

 

CÍVICO-MILITAR

 Mossoró ficou fora da primeira fase do programa de escolas cívico-militares do Ministério da Educação. A única cidade do Rio Grande do Norte selecionada pelo programa foi Natal. A Prefeitura de Mossoró havia se candidatado com três escolas, todas com perfil para gestão compartilhada, mas não superou as concorrentes nos critérios estabelecidos. Ficou para outra fase.

 

DUARTE LEITE

 Um pedaço da Avenida Rio Branco se transforma, no finalzinho da tarde de hoje, na “Fazenda Barrinha dos Duarte" para celebrar o centenário de Ademar Duarte Leite (in memoriam). Um livro organizado pelos filhos David e Maria Helena resgata a história do neto de Chico Lequetê, e será lançado no encontro familiar. História rica e importante no Corredor Cultural de Mossoró.

 

SEGUE

 Dona Hilda Medeiros Leite, a viúva de Ademar, abrirá as portas de casa para receber os 11 filhos, netos, bisnetos, noras e genros. Ausência de corpo, e não de alma, apenas de Everton Medeiros Leite, o 12º filho, que partiu mais cedo, em 2017.

 

SOLTE FOGOS

 O Superior Tribunal de Justiça (STF) mandou soltar o DJ Rennan, condenado em segunda instância por associação ao tráfico de drogas. A decisão é sustentada pelo entendimento do Supremo (STF) que derrubou prisão em segunda instância. O submundo está em festa.

 

MAIS UM

 A Justiça Eleitoral de Minas Gerais condenou o ex-governador Fernando Pimentel a 10 anos e seis meses de prisão, pelos crimes de lavagem de dinheiro e tráfico de influência. O petista reagiu com o surrado “é golpe".

 

 É NOTÍCIA

1 - Nesta data, em 1968, Carlos Marighella, líder da ANL, era morto por grupo liderado pelo delegado Sérgio P. Fleury. A versão e a data seriam depois contestadas pelo governo militar.

2 - A vida noturna de Mossoró ganha hoje mais uma opção, a Vitrini Hall, mistura de restaurante, boteco de calçada e hall, com culinária e entretenimento. Confira no Corredor Cultural, Avenida Rio Branco, onde funcionou o Matuto.

3 - A Câmara Municipal de Mossoró marcou para o dia 5 de dezembro, às 9h, a sessão solene em homenagem à padroeira Santa Luzia. Iniciativa da presidente Izabel Montenegro (MDB).

4 - Após a Folha de S.Paulo ter publicado reportagem colocando em dúvida o 13º salário do Bolsa Família, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o pagamento está garantido e previsto para o dia 11 de dezembro. O programa beneficia 13,5 milhões de famílias.

5 - Mossoró está se aproximando dos 200 assassinatos no ano, num cenário de guerra e de completa insegurança do cidadão de bem. Nas últimas 24 horas, até o fechamento desta edição, às 18h, mais quatro corpos tombaram a tiros. É o salve-se quem puder.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO