GIRÃO NA MIRA DO PSL
O deputado federal general Eliéser Girão, eleito pelo PSL do Rio Grande do Norte, é um dos 14 parlamentares suspensos da legenda e que são alvos de processo no Conselho de Ética do Partido. A decisão foi anunciada nesta quarta-feira (27) pela executiva nacional do PSL, por meio do vice-presidente da sigla, deputado Júnior Bozella.
A punição ainda precisa ser referendada pelo diretório nacional do partido, o que deverá ocorrer na reunião marcada para a próxima segunda-feira (2).
Os deputados com indicação de suspensão fazem parte do grupo liderado pelo presidente Jair Bolsonaro, que deixou o PSL, com pedido oficial de desfiliação, para fundar o seu próprio partido, Aliança pelo Brasil.
Veja a relação dos “punidos” pelo PSL e o tempo de suspensão:
Bibo Nunes: 12 meses;
Alê Silva: 12 meses;
Bia Kicis: 6 meses;
Carla Zambelli: 6 meses;
Carlos Jordy: 7 meses;
Daniel Silveira: 12 meses;
Eduardo Bolsonaro: 12 meses;
General Girão: 3 meses;
Filipe Barros: 6 meses;
Júnior Amaral: 3 meses;
Luiz Philippe de Órleans e Bragança: 3 meses;
Márcio Labre: 6 meses;
Sanderson: 10 meses;
Vitor Hugo: 7 meses.
Outros quatro deputados foram advertidos: Aline Sleutjes, Chris Tonietto, Hélio Lopes e Coronel Armando.
Sob o ponto de vista individual, ou seja, da posição de cada um do grupo punido, não haverá alteração. Esses deputados são liderados por Bolsonaro e decidiram caminhar com o presidente para a Aliança pelo Brasil. O deputado Girão e seus colegas, inclusive, participaram do lançamento do novo partido na semana passada, com presença de Bolsonaro.
O que vai alterar é o comportamento do PSL na Câmara dos Deputados. O partido ficará menor, com o esvaziamento inevitável, mas poderá ter um papel decisivo na relação da Câmara com o Planalto Central. Será uma nova vertente, com consequências ainda imprevisíveis.
Quanto ao deputado Girão, a sua posição é bem definida. Ele foi um dos primeiros a ter afirmado que seguiria o presidente Bolsonaro, tendo sido, inclusive, duramente criticado pelo grupo liderado pelo deputado Bivar, presidente nacional do PSL. Girão respondeu de forma contundente, apontando erros cometidos pelo partido, tanto do ponto de vista ético quanto na condução política.
Girão vai conduzir o processo de criação da Aliança pelo Brasil no Rio Grande do Norte, ao lado do coronel Hélio, que deixou a presidência estadual do PSL para seguir a orientação do presidente Jair Bolsonaro.
Essa posição, firme, faz Girão pontuar no caderninho da fidelidade no Palácio do Planalto.
FRASE
"Tudo por causa de dinheiro, de poder. Não foi por isso que entrei na política."
GENERAL GIRÃO – Deputado federal, ao apontar os interesses do PSL, quando a crise estourou em outubro.
FORQUILHA
Com a cessão aprovada pela Agência Nacional de Petróleo, a potiguar E&P, subsidiária da PetroRecôncavo, deverá iniciar a operação dos poços maduros de Riacho da Forquilha ainda neste ano. São 34 campos de petróleo e gás natural na região de Mossoró, na Bacia Potiguar, adquiridos por US$ 384 milhões. É a esperança da retomada do emprego e renda na indústria petrolífera do RN.
MUTIRÃO
A Justiça Federal em Mossoró se prepara para realizar 390 audiências de instrução entre terça (3) e quinta-feira (5) da próxima semana. Processos de natureza previdenciária em sua maioria, mas também há demandas envolvendo a Caixa Econômica Federal. O mutirão está sendo coordenado pelo juiz federal André Vieira de Lima, da 13.ª Vara Federal.
TROCA-TROCA
A deputada Eudiane Macedo já vinha atuando como integrante do PRB, após ter saído do PTC. Agora, vai oficializar seu ingresso no Republicanos, em evento no próximo sábado (30). É a décima mudança de partido de parlamentares eleitos em outubro do ano passado.
Ô POVO SABIDO...
A Justiça suspendeu a decisão da atual diretoria da Fiern de prorrogar o mandato dos atuais dirigentes por tempo indefinido. A Fiern seria uma espécie de Cuba e seu presidente, Amaro Sales, um Fidel no torrão de Poti. A decisão é do juiz Manoel Medeiros Soares de Sousa, da 4ª Vara do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região.
ANOTE
Engana-se quem pensa que o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), está imune aos efeitos da “Canastra Real", operação que alcançou a sua ex-chefe de Gabinete Ana Simas. Os bastidores do Palácio José Augusto fervem e os fantasmas ameaçam assustar.
NOME NOVO
O popular Isac da Casca está empolgado com a possibilidade de ser candidato a vereador nas eleições de 2020. Com atuação no bairro Belo Horizonte, ele tem a simpatia da comunidade e convite para se filiar ao PRB.
É NOTÍCIA
1 - O advogado Fernando Jales é o novo juiz titular do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN), nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro. Ocupará a vaga que era do advogado Wlademir Capistrano.
2 - O Festival de Teatro da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FESTUERN) está completando hoje 16 anos. A primeira edição aconteceu nesta data, em 2003, idealizado pelo professor Felipe Caetano, então pró-reitor de Extensão da Uern.
3 - O Ministério Público Estadual (MPRN) lançou campanha de combate à intolerância religiosa, com o tema "Que toda crença pratique o respeito – Liberdade Religiosa, um respeito de todos".
4 - A Big Band do Sesi é a convidada para se apresentar na abertura oficial da Festa de Santa Luzia 2019, no próximo domingo (1º), no adro da catedral de Santa Luzia, logo após a missa solene presidida pelo bispo dom Mariano Manzana.
5 - A prefeita Rosalba Ciarlini (PP) visitou a obra de reforma da UBS Dr. Chico Porto, no bairro Aeroporto II. É uma das 14 Unidades Básicas de Saúde que a Prefeitura está reformando, em parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.