Terça-Feira, 11 de fevereiro de 2025

Postado às 11h00 | 28 Nov 2019 | Crise? Onde?

Crédito da foto: Reprodução/Sinte-RN Cartaz do show de Daniela Mercury no Sinte-RN

Quem disse que a crise atingiu a saúde financeira do maior sindicato de servidores públicos do Rio Grande do Norte?

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINTE-RN) abriu o cofre para promover a confraternização natalina dos filiados com o show da renomada cantora baiana Daniela Mercury – ícone do axé music.

Uma festa grandiosa, com duas outras atrações musicais, que ocupará a Arena Imirá, na valorizada Via Costeira de Natal.

No site do Sinte (VEJA AQUI), a direção informa que a festa é para mais de sete mil filiados, com data marcada: 28 de dezembro.

O sindicato avisa que as senhas serão entregues, impreterivelmente, na sede estadual do sindicato, em Natal, somente ao filiado, nos dias 19 e 20 de dezembro ou até quando durar o estoque.

Daniela Mercury, que ganhou o Brasil com o sucesso “O Canto Dessa Cidade”, é considerada um dos maiores cachês de cantores e bandas baianas. E tem uma agenda bastante concorrida, principalmente em mês de festas e confraternizações, como é dezembro, e no Carnaval.

O Sinte-RN é o maior sindicato de servidores públicos do RN, com mais de sete mil filiados. As finanças da entidade não foram atingidas pelo fim da obrigatoriedade de contribuição sindical (reforma trabalhista), uma vez que o governo Fátima Bezerra (PT) faz o desconto mensal em folha, garantindo, assim, a extraordinária receita da entidade.

A relação de Fátima Bezerra e o Sinte-RN está na origem da carreira vitoriosa da governadora. Ela iniciou militância política no “Sindicato dos Professores” e sempre teve no Sinte-RN a sua principal base de sustentação nos movimentos sociais. Todas as suas eleições foram carimbadas pelo sindicato.

Em contrapartida, ao escalar a rampa da Governadoria, Fátima Bezerra levou o Sinte-RN, entregando o comando da Educação ao sindicato. A entidade emplacou dirigentes, familiares e amigos nos principais cargos de primeiro e segundo escalões, inclusive, no comando das 16 Diretorias Regionais de Educação (DIRECs).

O Sinte-RN, desde a chegada de Fátima ao poder, passou a funcionar como escudo de defesa do Governo do Estado no movimento sindical, dificultando que as outras entidades fortaleçam a luta por seus direitos, como atualização do pagamento salarial (três folhas atrasadas) e reajuste salarial que não acontece há quase uma década.

Tags:

Skinte-RN
professores
Fátima Bezerra
Daniela Mercury
Natal
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO