Terça-Feira, 11 de fevereiro de 2025

Postado às 09h15 | 29 Nov 2019 | Coluna César Santos - 29 de novembro

Crédito da foto: Reprodução Governadora Fátima Bezerra no aniversário do Sinte-RN

MIL VOLTAS O MUNDO TEM

Quem disse que a crise atingiu as finanças do maior sindicato de servidores públicos do Rio Grande do Norte?

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINTE-RN) abriu o cofre para promover a confraternização natalina dos filiados com o show da renomada cantora baiana Daniela Mercury – ícone do axé music.

Uma festa grandiosa, com duas outras atrações musicais, que ocupará a Arena Imirá, na valorizada Via Costeira de Natal.

No site do Sinte, a direção informa que a festa é para mais de sete mil filiados, com data marcada: 28 de dezembro.

O sindicato avisa que as senhas serão entregues, impreterivelmente, na sede estadual do sindicato, em Natal, somente ao filiado, nos dias 19 e 20 de dezembro ou até quando durar o estoque.

Daniela Mercury, que ganhou o Brasil com o sucesso “O Canto Dessa Cidade”, é considerada um dos maiores cachês de cantores e bandas baianas. E tem uma agenda bastante concorrida, principalmente em mês de festas e confraternizações, como é dezembro, e no Carnaval.

O Sinte-RN é o maior sindicato de servidores públicos do RN, com mais de sete mil filiados. As finanças da entidade não foram atingidas pelo fim da obrigatoriedade de contribuição sindical (reforma trabalhista), uma vez que o governo Fátima Bezerra (PT) faz o desconto mensal em folha, garantindo, assim, a extraordinária receita da entidade.

A relação de Fátima Bezerra e o Sinte-RN está na origem da carreira vitoriosa da governadora. Ela iniciou militância política no “Sindicato dos Professores” e sempre teve no Sinte-RN a sua principal base de sustentação nos movimentos sociais. Todas as suas eleições foram carimbadas pelo sindicato.

Em contrapartida, ao escalar a rampa da Governadoria, Fátima Bezerra levou o Sinte-RN, entregando o comando da Educação ao sindicato. A entidade emplacou dirigentes, familiares e amigos nos principais cargos de primeiro e segundo escalões, inclusive, no comando das 16 Diretorias Regionais de Educação (DIRECs).

O Sinte-RN, desde a chegada de Fátima ao poder, passou a funcionar como escudo de defesa do Governo do Estado no movimento sindical, dificultando que outras entidades fortaleçam a luta por direitos dos servidores estaduais, como atualização do pagamento salarial (três folhas atrasadas) e reajuste salarial que não acontece há quase uma década.

O fato é que o Sinte-RN se transferiu para o outro lado do balcão e, agora, precisa justificar essa posição com outras ações que agradem os filiados. Pão e circo, assim como na Roma antiga, continua instrumento infalível para manter o rebanho fiel.

E como diria Daniela Mercury, no Canto Dessa Cidade: “Mil voltas o mundo tem..."

 

FRASE

"Os direitos fundamentais não são absolutos a ponto de tutelar atos ilícitos."

LUIZ FUX – Ministro do STF, ao votar a favor de compartilhar dados do IR com o Ministério Público.

 

É O CAOS

 Os servidores do Hospital Regional Tarcísio Maia denunciam que a alimentação está de péssima qualidade. Até bolacha tostada colocaram no cardápio, segundo informações passada pelos servidores. Pior do que isso é que no maior hospital de emergência do interior do Rio Grande do Norte faltando de tudo, e não há perspectiva de melhora. Muito pelo contrário.

 

É O CAOS II

 O Conselho Regional de Medicina ingressou com uma ação pedindo o bloqueio de R$ 1 milhão do Estado para a conclusão das obras de 21 leitos de UTI no Hospital Regional Tarcísio Maia. A estrutura física está praticamente finalizada, aparelhos adquiridos, mas o governo não finaliza a obra. O pedido de bloqueio foi feito na 4ª Vara da Justiça Federal do RN.

 

FEDEU

 O secretário de Planejamento, Aldemir Freire, desceu a “lenha" no orçamento de 2019, afirmando que o documento elaborado pelo governo passado esconde déficit bilionário e não carimba despesas obrigatórias. Só esqueceu que o orçamento foi relatado pelo então deputado Mineiro, seu companheiro de primeiro escalão no atual governo.

 

BATIDO

 Quem conhece o jeito, digamos, afobado de Mineiro rebater críticas, não duvida que ele passe um “batido" em Aldemir Freire quando retornar ao solo potiguar. Mineiro não suporta ser contrariado, principalmente quando é questionado dentro de casa.

 

SEM SURPRESA

 A segunda condenação do ex-presidente Lula no TRF-4 era esperada, inclusive, o aumento da pena para 17 anos de prisão. O processo da Lava Jato sobre o sítio de Atibaia é robusto em documentos, depoimentos e provas. De resto, sobra o discurso político (dos prós e contras), e Lula jurando que é a alma mais pura da terra. Amém.

 

ELITE URUGUAIA

 O senador direitista Luís Lascalle Pou será o novo presidente do Uruguai. Ele derrotou o grupo de Mujica que está no poder há 15 anos. O discurso de enxugamento de gastos e fortalecimento da segurança foi decisivo.

 

 É NOTÍCIA

1 - Há 17 anos, o médico e empresário Milton Marques de Medeiros inaugurava a TCM, primeira emissora de televisão a cabo de Mossoró. Hoje muito bem conduzida por dona Zilene Marques.

2 - Faleceu nesta quinta-feira, 28, dona Rita Gomes, mãe dos amigos Sobrinho e Vandilson. Ela tinha 73 anos e residia na “Fazenda Peleja", em Felipe Guerra, onde construiu e educou uma família numerosa. Nossa solidariedade. E que descanse em paz.

3 - Black friday chegou prometendo precinho de banana e muita facilidade. Mas, consumidor, cuidado. Tem propaganda enganosa, preços falsos e outros golpes. Prudência na hora de usar o cartão.

4 - Segundo dados da pesquisa “Mortalidade para o Brasil", do IBGE, os potiguares nascidos em 2018 têm uma expectativa de vida de 76,2 anos. É a maior expectativa de vida no Norte e Nordeste, e bem próxima da média nacional que é de 76,3 anos.

5 - A Prefeitura de Mossoró inicia o pagamento dos terceirizados nas pastas do Desenvolvimento Social, Saúde, Educação e Administração. Até a próxima segunda-feira, 2 de dezembro, o município realizará pagamentos com volume de R$ 2,3 milhões.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO