PEZÃO É APENAS MAIS UM...
Pezão está voltando para casa. Vai usar tornozeleira, enfeite que não perturba a turma sem vergonha. O ex-governador do Rio de Janeiro, beneficiado pela leniência do Supremo Tribunal Federal (STF), vai usufruir da boa vida bancada por milhões e milhões de reais desviados dos cofres públicos, conforme apurou o Ministério Público Federal (MPF) e a Polícia Federal.
Quando foi alcançado pela PF e MPF, com as digitais em casos absurdos de corrupção, Pezão esbravejou que era “vítima de golpe", “perseguição", entre outros termos que os corruptos têm na ponta da língua. Como o Pezão não é um líder de massa, não arrebata corações apaixonados, poucos se importaram com ele, sem atentar que a sua temporada na cadeia seria de acordo com a permanência dos presos famosos, como de fato foi.
Ao voltar ao lar doce lar, Pezão se escala no time de condenados por crimes de colarinho branco, que saíram da cadeia após o STF decidir contra a prisão após segunda instância. Um time da pesada, reconheça-se, que tem Lula e José Dirceu na linha de frente.
Pezão não aceita insultos, afinal, a sua “honestidade” está legitimada no discurso da alma mais honesta do planeta. E a porção que correu para as ruas, soltou foguetões e gritou “Lula livre”, não pode fazer cara feia com o benefício que foi estendido ao ex-governador do Rio.
É o retrato da desesperança dos brasileiros honestos que sonham com um País decente. Essa porção, que é maioria, felizmente, sente o impacto ao ver a fila de corruptos saindo da cadeia, sorridentes, curtindo com a cara da nação, como se o povo de bem fosse trouxa.
É verdade que existe um fio de esperança. A abertura dos cadeados fez a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovar a proposta que permite a prisão de condenados após decisão em segunda instância. O Projeto de Lei 166/2018, do senador Lasier Martins (Podemos-RS), que havia passado pela primeira aprovação e precisava ser confirmado em turno suplementar na CCJ, foi confirmado nesta quarta-feira, 11.
Um alento. Mas, tem um porém. Vamos a ele.
O texto tem caráter terminativo, o que significa que vai direto para a Câmara dos Deputados, a não ser que pelo menos nove senadores requeiram a votação da proposta também no plenário da Casa, para postergar o processo de aprovação do projeto. Na prática é isso que deve acontecer.
A estratégia para impedir qualquer chance de votação da matéria neste ano é apresentar o recurso no último dia de prazo, que é de cinco dias úteis, contados a partir da data de votação do parecer na comissão, ocorrida ontem.
A turma que respira o cheirinho da impunidade está posta para retardar ao máximo e, se possível, jogar o projeto para outro tempo, bem distante.
Eduardo Cunha, Cabral e Cia. já estão na “boca" do portão...
FRASE
É uma autorização de orçamento para o governo realizar pagamento de salários."
ALDEMIR FREIRE - Secretário do Planejamento do Estado sobre aprovação na Assembleia Legislativa de crédito extraordinária de R$ 1,77 bilhão.
SANTA LUZIA
O bispo diocesano dom Mariano Manzana será o pregador da última noite de novena da Festa de Santa Luzia, nesta quinta-feira, 12, com o tema: “Testemunho da Missão - Santa Luzia", às 19h. A programação seguirá com a11ª edição da Motorromaria da Luz, apresentação do Oratório de Santa Luzia e o show do cantor, compositor e sanfoneiro Dorgival Dantas, no adro da Catedral.
NOSSA TV
A Nossa TV, canal de TV por assinatura de Mossoró, é a única da cidade presente em todas as redes de TV a cabo como TCM Telecom, Brisanet e Telecab. Isso permite a transmissão de sua programação para mais de 400 cidades do Rio Grande do Norte, Ceará e Paraíba. A emissora é dirigida pelo ex-vereador Laíre Neto e pertence ao sistema Resistência.
PPP
O construtor Marcelo Conrado, da Casa Nova, empolgado com o projeto de construção da nova sede do DPRE em Mossoró. Uma ideia sua, ainda na gestão do ex-governador Robinson Faria (PSD), que vai sair do papel no governo Fátima Bezerra (PT). A obra, que será realizada por sua empresa, numa PPP, vai melhorar a fiscalização do trânsito na RN-117.
TÚNEL DO TEMPO
Quando Conrado apresentou o projeto ao governo Robinson Faria, no segundo semestre do ano, a coluna registrou em primeira mão. A ideia de implantar o posto do DPRE, no meio da RN-117, visa permitir maior segurança a motoristas e moradores daquela região.
FALA SÉRIO
A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, tascou essa: “Quem segue apoiando o governo (Bolsonaro é porque tem algum desvio de caráter." Inclusive, os próprios advogados com carteirinha da Ordem. Eita Brasil véi pra soluçar.
CRÉDITO
A Assembleia Legislativa aprovou o crédito extraordinário de R$ 1,7 bilhão, solicitado pelo governo Fátima Bezerra (PT). O governo condicionou o pagamento de salários de dezembro à aprovação do “cheque gordo".
É NOTÍCIA
1 - Os servidores do Itep paralisaram as atividades. A governadora Fátima Bezerra (PT) vai questionar a legalidade de greve na Justiça, assim como os servidores da saúde e os policiais penais.
2 - O Tbt de Wesley Safadão, com participação de Saia Rodada, vai superlotar o Âncora 35 (antigo Ôba Show) na noite de hoje. É a tradicional e consagrada festa que antecede o feriado de Santa Luzia, com selo vitorioso da Gondim & Garcia. A partir das 22h.
3 - A Secretaria de Saúde do Estado foi informada que tem médicos intensivistas para preencher escalas da UTI pediátrica do Hospital Walfredo Gurgel, o maior pronto-socorro do RN.
4 - Será realizada nesta quinta-feira, 12, a eleição do Vereador do Ano em Mossoró, organizada pela Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal. Representantes de vários segmentos da sociedade farão a escolha, com votação a partir das 9h.
5 - Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, mais de 20 crianças são diagnosticadas por dia com câncer no Brasil pelo sistema SUS. No RN, são 114 novos casos no ano. Números assustadores. Enquanto isso, o País fica discutindo idiotices. Francamente.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.