Terça-Feira, 11 de fevereiro de 2025

Postado às 08h45 | 31 Dez 2019 | Coluna César Santos - 31 de dezembro

Crédito da foto: Carlos Costa Mossoró está voltando aos trilhos do desenvolvimento

QUE VENHA 2020

A prefeita Rosalba Ciarlini (PP) encerra o terceiro ano de sua administração com a sensação do dever cumprido. Em entrevista ao “Cafezinho com César Santos”, que será publicada na primeira edição do JORNAL DE FATO de 2020, nesta quarta-feira, 1º, ela respira fundo para afirmar que a missão foi cumprida em 2019.

Para justificar, a prefeita fez uma viagem ao túnel do tempo, trazendo à tona o cenário caótico que ela encontrou em 2017. A cidade estava destruída, lembrou, principalmente sob o ponto de vista fiscal-financeiro. Um “rombo” de mais de R$ 150 milhões, que compreendia salários atrasados, dívidas com fornecedores e prestadores de serviço, que levaram o Município de Mossoró ao Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (CAUC) do Tesouro Nacional – espécie de SPC da administração pública.

Mossoró estava sem crédito. Não tinha condições de comprar uma vassoura fiado. Por consequência, exigiu da atual gestão um trabalho de austeridade nas contas públicas e nas medidas de governo, para recolocar o Município nas condições ideais de administração. Daí, o maior feito do governo Rosalba: o reequilíbrio das contas públicas. Por consequência, Mossoró recuperou o seu poder de endividamento, recebendo todas as certidões de bom pagador.

A cereja do bolo vem agora com a operação de crédito no valor de R$ 150 milhões junto à Caixa Econômica Federal (CEF), através do programa de Financiamento de Infraestrutura e Saneamento (FINISA). O processo está encaminhado e já poderia ter sido concluído, não fosse o trabalho da oposição para prejudicar os investimentos, mas, provavelmente os recursos serão disponibilizados no início do ano que está chegando.

O direito de contrair uma operação de crédito de tal valor, para investimentos em obras de infraestrutura, é a prova de que o planejamento realizado nos últimos três anos surtiu efeito. E esse planejamento, segundo a prefeita, foi construído em dois pilares importantes: austeridade e responsabilidade com a coisa pública.

O otimismo da prefeita, porém, não diminui a preocupação com as dificuldades que ainda são imensas. Para manter salários em dia, por exemplo, a gestão municipal teve que elaborar um calendário com escalonamento, no sentido de honrar o compromisso com o servidor público até o quinto dia útil do mês subsequente. Isso acontece porque a crise ainda afeta as finanças municipais, principalmente com a redução de transferências obrigatórias como FPM e ICMS.

Essas dificuldades deverão persistir em 2020, no entanto, elas serão atenuadas com os investimentos da operação de crédito junto à Caixa que viabilizarão mais de 40 obras de infraestrutura, o que beneficiará setores como a construção civil, abertura de novos postos de trabalho, a distribuição de renda e a circulação do chamado dinheiro novo na economia local.

Que assim seja. Mossoró precisa — e deve — seguir os trilhos que levam ao desenvolvimento.

 

FRASE

"O ano de 2019 foi de dever cumprido. E temos muito a fazer em 2020."

ROSALBA CIARLINI – Prefeita de Mossoró.

 

PAULO WAGNER

 Morreu Paulo Wagner. Ex-vereador, ex-deputado federal, radialista, apresentador de TV, amigo. Areia-branquense dos bons, querido por todos. Trabalhamos juntos no início da década de 80, na Rádio Difusora de Mossoró (1.170 kHz), na qual construímos uma amizade que desafiou o tempo e a distância. O coração de Paulo parou aos 57 anos, jovem, deixando saudades. Descanse em paz, amigo.

 

PAULO WAGNER II

 Paulo Wagner iniciou no rádio mossoroense no início dos anos 80, passando pela Difusora (1.170 kHz) e Libertadora Mossoroense (1.430 kHz). Foi repórter policial nos jornais O Mossoroense e Gazeta do Oeste. Depois se transferiu para a TV Ponta Negra, afiliada do SBT em Natal. Na capital, se elegeu vereador em 2008, depois deputado federal em 2010. Vida de desafios e vitórias.

 

ELE TOPA

 Se a deputada federal Natália Bonavides não aceitar a candidatura à Prefeitura do Natal, o senador Jean-Paul Prates topa a parada. Ele já disse aos cardeais do PT que aceita a missão mesmo não tendo boas chances de vitória. Porém, o rescaldo eleitoral o ajudaria na campanha pela reeleição em 2020.

 

MADRINHA

 Jean-Paul Prates tem a simpatia da governadora Fátima Bezerra (PT). Ela bancaria a sua candidatura. Com isso, Fátima se livraria de Natália Bonavides, desafeta dentro do PT. Por consequência, castigaria Fernando Mineiro, que sem Natália candidata, acabaria o sonho de ir para a Câmara dos Deputados.

 

EX

 Dois ex-vereadores avisaram aos amigos que tentarão voltar à Câmara Municipal de Mossoró em 2020: Daniel Gomes e Vingt-un Rosado Neto. Se juntam a Jório Nogueira, ex-presidente da Câmara, que também deseja voltar a subir os degraus do Palácio Rodolfo Fernandes.

 

NO AR

 Lula está processando Luciano Hang, o dono das lojas Havan. O carequinha cheio da grana pagou avião para sobrevoar com a faixa: “Lula cachaceiro, devolve o meu dinheiro". O ex-presidente pede indenização de 100 mil por danos morais.

 

 É NOTÍCIA

1 - Duas opções de Réveillon em Mossoró: no Garbos Recepções e no Thermas Resorts, com mesa farta, bebidas, música e queima de fogos. A outra opção dos mossoroenses é a praia de Tibau.

2 - Economistas e instituições financeiras elevaram, mais uma vez, a previsão de crescimento do PIB em 2019. O Boletim Focus aponta para 1,17%, acima dos 1,16% previstos na semana passada. Já em 2020, a previsão de crescimento subiu para 2,30%.

3 - Nesta data, em 1978, o presidente João Figueiredo sancionava a revogação do AI-5, colocando um fim no principal instrumento de arbítrio da ditadura militar, que durou 10 anos e 18 dias.

4 - O presidente Jair Bolsonaro vetou o projeto que prorrogava a desoneração de impostos na construção de salas de cinema no país. Argumentou que o texto aprovado pelo Congresso criava despesas novas sem indicar fontes de receitas. A sétima arte sangra.

5 - A missa solene de Maria Mãe de Jesus marca o último dia de 2019 da Igreja Católica em Mossoró. A missa será presidida pelo bispo diocesano dom Mariano Manzana, na Catedral de Santa Luzia, às 19h, com transmissão da Rádio Rural de Mossoró (990 kHz).

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO