Terça-Feira, 11 de fevereiro de 2025

Postado às 08h45 | 05 Jan 2020 | Coluna César Santos - 5 de janeiro de 2020

Crédito da foto: Ilustração Eleitor será convocado para eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores

TUDO VELHO NO ANO NOVO

Daqui a pouco, o eleitor mossoroense vai ser chamado para eleger o(a) prefeito(a) de Mossoró para os próximos quatro anos (2021/2024), com opção de renovar o mandato da atual prefeita Rosalba Ciarlini (PP) ou escolher um dos nomes da oposição. É o que temos de concreto no momento, a menos de nove meses do pleito de 3 de outubro.

De resto, sobram conjecturas. Nada mais, nada menos. E é o que se deve agora, dentro do universo do “se”, devidamente respaldado pelo quadro que se apresenta. Vamos lá.

Se a prefeita Rosalba continuar e/ou ampliar as ações do seu governo, com investimentos de R$ 150 milhões do Finisa em obras de infraestrutura, além, claro, de manter a máquina em bom funcionamento, ela renovará o mandato.

Se a oposição conseguir se unir em torno de um nome forte ou de um dos nomes que estão colocados como pré-candidatos, terá condições de enfrentar o favoritismo da prefeita.

Mas, se Rosalba não conseguir imprimir o ritmo forte que se apresentou aqui, terá dificuldades de pedir um novo mandato ao povo mossoroense.

Porém, se a oposição não conseguir se reunir em torno de um nome, não terá mínimas chances de vitória numa eleição sem segundo turno.

Como pode ser visto, a cultura do “se” serve mesmo para ilustrar as conjecturas que se formam, quase sempre, no interesse individual de quem emite opinião fundamentada em torcida.

Pois bem.

O que existe, de fato, é um cenário eleitoral sem novidade. Rosalba Ciarlini tentará a reeleição, mas só assumirá essa posição de público próximo ao período das convenções; e a oposição segue discutindo e trabalhando em torno de seis prefeitáveis, amplamente divulgados: Isolda Dantas (PT), Telma Gurgel (Psol), Daniel Sampaio (PSL), Jorge do Rosário (PL), Gutemberg Dias (PC do B) e Allyson Bezerra (Solidariedade).

Não parece que a sucessão municipal possa ser sacudida com algo novo, tipo o surgimento de um nome que não está no tabuleiro eleitoral, capaz de unificar a oposição e polarizar a disputa com a prefeita Rosalba. Muito menos há sentimento, dentro da oposição, de se juntar em torno de uma chapa para ter poderio frente o favoritismo da atual prefeita.

Portanto, o ano eleitoral começa murcho como terminou o ano pré-eleitoral. Não há sinais de novidade ou de que o cenário sofrerá alguma alteração que possa sacudir as torcidas.

Muito mais movimentados estão os bastidores da disputa proporcional, com os atuais vereadores negociando troca de partido para viabilizar as suas reeleições. A mesa de negócio ganhou o ingrediente do fim das coligações proporcionais, o que tem exigido dos futuros candidatos maior poder de articulação. É isso.

 

FRASE

"Governo brasileiro manifesta seu apoio à luta contra o flagelo do terrorismo."

Ministério da relações exteriores – Nota do Itamaraty sobre as ações conduzidas pelos Estados Unidos no Oriente Médio.

 

VAMOS AJUDAR

 As irmãs Clarissas precisam de doação de tijolos e cimento para continuar a obra de ampliação do Mosteiro Fraternidade São Francisco de Assis, na comunidade de Santa Clara. Não importa o valor da contribuição ou a quantidade que você pode doar; o importante é somar esforços para a obra ser concluída. A construção da casa do noviciado é importante. Contato: 98848-1914.

 

HELOÍSA LEÃO

 Há 62 anos, a professora Heloísa Leão de Moura tornava-se a primeira mulher com mandato eletivo na Câmara Municipal de Mossoró. Fez história na política e na educação. Foi ela que fundou e dirigiu a Escola Cardeal Câmara, foi professora do Colégio das Irmãs, na Escola Normal e no Diocesano. Hoje, o seu nome é lembrado em escola do bairro Bom Jesus.

 

DECIDIDO

 A governadora Fátima Bezerra (PT) passeou pelos alpendres de Tibau, na companhia da deputada e prefeitável Isolda Dantas (PT). Aperto de mão, abraço e promessa de um ano novo melhor. A governadora confirmou que o partido terá candidaturas próprias nos dois maiores colégios eleitorais do RN, e não abre mão disso.

 

"QUEIMADA"

 Fátima Bezerra deixou vazar que a deputada federal Natália Bonavides é "carta fora do baralho" da sucessão natalense. Bonavides se distanciou de Fátima e sofreu revés como a pior parlamentar do RN. O PT vai apostar no senador franco-carioca Jean-Paul Prates.

 

FORA

 Dos 21 vereadores de Mossoró, um está fora da disputa eleitoral deste ano: Gilberto Diógenes, do PT. Por decisão própria. Ele vai ceder o posto a Marleide Cunha (PT), atual presidente do Sindiserpum. Em contrapartida, Diógenes volta a comandar o sindicato.

 

FORA II

 Dois prefeitos oestanos admitem não tentar reeleição no pleito deste ano: Antônio Bolota (MDB), de Governador Dix-sept Rosado, bastante desgastado com a população; e Juninho Alves (PSD), que deseja dedicar-se mais a sua banda forrozeira, a Saia Rodada. É o que se fala.

 

É NOTÍCIA

1 - A Lei de Abuso de Autoridade está em vigor desde sexta-feira (3). A partir de hoje, é considerado crime uma série de condutas por parte, por exemplo, de policiais, juízes e promotores.

2 - Nesta data, em 1978, o presidente Ernesto Geisel anunciava o general João Batista Figueiredo como seu sucessor, o último governo militar, encerrado em 1985. O Brasil voltou a ter um presidente militar em 2019, com a eleição de Jair Bolsonaro em 2018, pelo voto direto.

3 - A Arena Tibau reserva shows de Xand Avião, Matheus e Kauan e Eric Land para a próxima sexta-feira (10). Já a tardezinha de Tibau no sábado (11) terá Diogo Nogueira na "Casa do Samba". Agende.

4 - Os Estados Unidos enviaram um contingente adicional de 3 mil soldados para o Oriente Médio como uma medida de precaução aos recentes acontecimentos na região. Novo bombardeio lançado pelos americanos matou mais seis na área de guerra.

5 - O Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos estuda criar um programa que estimule jovens a não fazer sexo ou a adiar o início de sua vida sexual. É para prevenir a gravidez na adolescência. Vem polêmica por aí, pode ter certeza, com selo Damares.

 

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO