RECURSOS EXTRAS OUTRA VEZ
A governadora Fátima Bezerra (PT) disse em entrevista ao jornal Tribunal do Norte, de Natal, edição de domingo, 5, que espera recursos extras para manter o calendário de pagamento do funcionalismo, que compreende o seu período de governo, ou seja, deixando para trás as três folhas atrasadas de 2018: novembro, dezembro e o 13º salário.
Os recursos extras, na previsão otimista da governadora, virão de novo leilão da cessão onerosa do pré-sal, de antecipação de royalties e do Plano de Recuperação Fiscal, batizado de “Plano Mansueto”, em discussão no Congresso Nacional. Se esses recursos caírem no cofre do Estado, o governo pagará as 13 folhas de 2020. Se uma dessas fontes fracassar, o governo deve buscar outra alternativa, um “plano B”.
Foram os recursos extras que salvaram 13 folhas salariais de 2019, sendo que a última, o 13º salário, só foi quitada no dia 2 de janeiro, exatamente com recursos da cessão onerosa do pré-sal. Para concluir o ano pagando os salários “em dia” de seu governo, Fátima usou os recursos da venda da conta dos servidores ao Banco do Brasil e da receita antecipada dos royalties de petróleo e gás.
Para salvar a folha, a governadora teve que descumprir a própria palavra de que os recursos extras seriam para pagar as três folhas atrasadas de 2018. Foi essa promessa, feita no início de 2019, que acalmou os ânimos dos servidores públicos e levou o Fórum Estadual de Servidores a evitar protestos contra o governo.
Agora, no segundo ano de governo, exaurido o tempo – generoso – da lua de mel, a governadora Fátima terá que apresentar uma resposta concreta aos servidores. As categorias vão cobrar, com maior rigor, os salários de novembro, dezembro e o 13º de 2018. Não há mais margem de espera. E, como diz a sindicalista Janeayre Souto, presidente do Sinsp-RN, os servidores não suportam mais tanto sofrimento, grande parte não ter dinheiro para colocar comida na mesa ou pagar contas básicas.
Além da questão salarial, que é uma tensão permanente, a governadora Fátima tem o desafio de realizar a reforma da Previdência estadual, que vai elevar a alíquota de contribuição de 11% até 18% e aumentar o tempo para aposentadoria até 65 anos (homem) e 62 anos (mulher). O Fórum já disse que não aceita a proposta de reforma, que é mais dura do que a reforma promovida pelo Governo Federal, considerada pela própria governadora como “perversa”.
Alguns sindicatos já reagiram, como é o caso do Sindsaúde (trabalhadores da Saúde do RN), que espalhou outdoors por todo o Estado reprovando a reforma da Previdência, com a frase: “Fátima vai meter a mão na sua aposentadoria – Diga não a esse crime, servidor.”
A governadora fica numa sinuca de bico: Por um lado, precisa fazer a reforma da Previdência para ter acesso aos recursos do Plano Mansueto (é uma exigência do Tesouro Nacional); por outro, abre mão de seu discurso de que a reforma da previdência é “perversa” e de sua história em defesa da classe trabalhadora, batendo de frente com os servidores públicos estaduais.
2020 está só começando.
FRASE
"Vamos acelerar a barragem de Oiticica para entregar neste ano."
FÁTIMA BEZERRA – Governadora, apresentando uma de suas metas para 2020.
TETRA
O Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza (CE), receberá nesta quinta-feira, 9, a reedição da final da Copa do Mundo de 1994 entre Brasil e Itália. Tetracampeões como Bebeto, Cafu, Jorginho, Taffarel, Dunga, Mauro Silva e Romário (fez as pazes com a CBF) estarão em campo pelo Brasil. Do outro lado, a Itália vem com Albertini, Baresi, Costacurta, Massaro, entre outros. Vamos lá.
TEMPORÁRIOS
A Secretaria do Desenvolvimento Social de Mossoró vai contratar 45 profissionais, em nível superior e médio, com validade de um ano. O processo seletivo simplificado consiste em etapa única, de provas de títulos, de caráter eliminatório para todos os cargos. As inscrições deverão ser feitas entre os dias 13 e 17 deste mês, no Centro Administrativo.
OTIMISMO
O mercado financeiro está otimista com a retomada da economia que prevê o crescimento do PIB em 2,3% neste ano. Isso acontecendo, será o maior PIB desde 2013, quando o crescimento alcançou 3%. O ministro da Economia, Paulo Guedes, mais confiante, acha que a economia brasileira crescerá acima do esperado pelo mercado.
BACANAS
A deputada estadual Isolda Dantas alugou a mansão de Tibau que era do empresário Dehuel Vieira. Uma das melhores vistas da aprazível e concorrida praia da Costa Branca, área de bacanas. É lá que a pré-candidata a prefeita de Mossoró instalou o QG do PT no veraneio eleitoral.
TROCA-TROCA
O PMN deve perder a cadeira que ocupa na Câmara Municipal de Mossoró. O vereador Rondinelli Carlos está de saída para outra sigla que viabilize o seu projeto de reeleição. PTB é opção.
METAS
A governadora Fátima Bezerra (PT) listou como de seu governo para 2020: conclusão da barragem de Oiticica, retomada da obra do Pró-Transporte, construção de mil casas populares e investimentos na segurança pública. Todas com recursos do Governo Federal, do inimigo Jair Bolsonaro.
É NOTÍCIA
1 - O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirma que é contra a taxação da energia solar, porém, ressaltou que a responsabilidade é da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
2 - Há exatos 10 anos, em Mossoró, o padre Walter Collini celebrava a primeira missa como novo pároco da catedral de Santa Luzia. O italiano de Pinzolo, Trento, sucedeu ao monsenhor Américo Simonetti e ficou até 2016, quando foi substituído por padre Flávio Augusto Melo.
3 - Apesar dos apelos, Donald Trump e lideranças de Irã e Iraque sobem o tom de ameaças. Uma saída pacífica, como sugere a comunidade internacional, está longe de entendimento.
4 - A Prefeitura de Guamaré lançou concurso público para contratação de 130 professores efetivos. Vai pagar o piso nacional do Magistério, que em 2020 será de R$ 2.886,85. A inscrição poderá ser feita até sexta-feira (10) pelo site www.comperve.ufrn.br.
5 - Os contratos futuros do petróleo dispararam nesta segunda-feira (6), devido à tensão no Oriente Médio. O petróleo Brent, principal referência internacional, chegou a tocar a máxima de US$ 70,74 o barril. Por enquanto, o Brasil ainda não sentiu o efeito na bomba.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.