Terça-Feira, 11 de fevereiro de 2025

Postado às 09h15 | 14 Jan 2020 | Coluna César Santos - 14 de janeiro de 2020

Crédito da foto: Ilustração Ministério da Saúde aumentou o números de leitos de UTI credenciados pelos SUS

MAIS UTI PARA TODO O BRASIL

O investimento em saúde pública em 2019 chama a atenção com alguns números positivos em relação ao ano anterior. Por exemplo, o Ministério da Saúde ampliou em 39% o número de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), em relação a 2018, nos hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS). A medida acrescentou 1.424 leitos para viabilizar o atendimento de casos mais graves de crianças e adultos em todo o país.

Mossoró se insere na ampliação de leitos de UTI, com o credenciamento de 10 leitos do Hospital São Luiz. O curioso é que a ação do Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, foi alvo de disputa política sem futuro, com deputados tentando assumir a “paternidade da criança" sem ter tido nenhuma influência no processo.

A ação do Ministério da Saúde foi determinada pelo presidente Jair Bolsonaro para zerar todos os pedidos de habilitação de leitos solicitados pelos estados em 2019, com investimentos de R$ 185,6 milhões.

Atualmente, o Sistema Único de Saúde conta com 23 mil leitos de UTI Adulto e Pediátrico em todas as regiões do país.

Dos 1.424 novos leitos, 729 são destinados a pacientes adultos, sendo 687 leitos de UTI e 42 em unidades coronarianas; e 695 voltados para o atendimento de crianças. Esse total está dividido em 142 novos leitos pediátricos, 159 neonatais, 287 em Unidade de Cuidados Intermediários Convencionais (UCINCO) e 107 em Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (UCINCA).

No Centro-Oeste, foram habilitados 99 leitos, sendo 56 do tipo adulto, 30 pediátrico, sete neonatal e seis unidades coronarianas. No Nordeste foram 297 leitos, das quais 221 adulto, 34 do tipo pediátrico, 20 neonatal, 10 unidades coronarianas, 47 em Ucinco e 32 em Ucinca. Já para o Norte, a pasta habilitou 190 leitos, sendo 105 do tipo adulto, 35 pediátrico, 24 neonatal, um em unidade coronariana e 20 Ucinco.

Na Região Sudeste foram 300 leitos de UTI, dos quais 184 são leitos adultos, 13 pediátricos, 78 neonatais, 25 coronarianos, 203 Ucinco e 67 Ucinca. Na região Sul foram habilitados 144 UTIs, sendo 121 do tipo adulto, 10 do tipo pediátrico, 13 neonatal, 17 Ucinco e oito Ucinca.

Vale destacar que o Rio Grande do Norte acaba de ser beneficiado com a liberação de R$ 50 milhões para a construção de hospital público em São Gonçalo do Amarante, na região Metropolitana de Natal. Esse hospital vai ajudar a desafogar a maior unidade de urgência e emergência do Estado, o Hospital Walfredo Gurgel.

 

 

FRASE

"Será preciso organizar, como na Venezuela, milícias armadas do povo."

EVO MORALES – Presidente cassado da Bolívia, defendendo o uso de milícias armadas.

 

TÚNEL DO TEMPO

 A Associação Cultural Esporte Clube Baraúnas celebra hoje 60 anos de fundação. Surgiu pelas mãos dos deportistas Zoivo Barbosa (in memoriam) e Expedito Bolão (in memoriam). O primeiro presidente foi Francisco Martins de Medeiros. O “Leão da 12" está adormecido há dois anos, fora dos gramados, por crise financeira. Mas, novos dirigentes prometem voltar em 2021.

 

TÚNEL DO TEMPO II

 Há exatos 15 anos, era proferida a aula inaugural do curso de Medicina da Uern, pelo professor doutor Ernani Soares Rosado. No banco de autoridades, a governadora Wilma de Faria, o reitor José Walter da Fonseca, a prefeita Fafá Rosado e a então deputada federal Sandra Rosado. A governadora fez o descerramento da placa que levou o nome de Eva Fonseca (in memoriam).

 

UFERSA

 O professor Rodrigo Leite, do curso de Direito da Ufersa, colocou o nome no tabuleiro da sucessão do reitor José Arimatea. Posiciona-se em linha de oposição, embora ele tenha coordenado a reeleição de Arimatea em 2016. A oposição passa a contar com três pré-candidatos: Ludimila Oliveira, Josivan Barbosa e agora Rodrigo.

 

UFERSA II

 Já o reitor José Arimatea pretende lançar a candidatura do atual vice-reitor José Domingues Fontenelle. Considera o melhor nome para sequenciar a sua gestão. Domingues, por sua vez, resiste a aceitar o desafio.

 

SÓ FEDERAL

 Os sindicatos de servidores federais anunciam para o dia 18 de março a primeira greve de 2020, por reajuste salarial de 33%. Vão matar de inveja os servidores estaduais do RN, que há uma década não têm reajuste, estão com salários atrasados, e os sindicatos não organizam sequer um buzinaço.

 

BOLACHA MARIA

 O governo Fátima Bezerra (PT) inaugurou a fase dos sindicatos governistas. Com exceção do Sinsp e Sindsaúde, as outras entidades escalaram a rampa da Governadoria. E as audiências para reivindicar salários foram transformadas em confraria de café com bolacha Maria.

 

 É NOTÍCIA

1 - Há 10 anos, era iniciada a terraplenagem do Complexo Viário Abolição, compreendendo 17 quilômetros da BR-304, cruzando o perímetro urbano de Mossoró. Obra importantíssima.

2 - Faleceu nesta segunda-feira, 13, Alvacir Rêgo, irmão do amigo Nilton Rêgo. Durante muito tempo, seu Alvacir foi comerciante na Rua Meira e Sá, tornando-se bastante conhecido. Ele tinha 75 anos, deixa a viúva Valdecina Silveira e os filhos Fred e Cláudio.

3 - Começa a faltar água em nove bairros de Mossoró, com a suspensão do sistema adutor Jerônimo Rosado. O abastecimento só será regularizado no próximo final de semana. Mais sofrimento.

4 - O Boletim Focus da semana reduziu a previsão de inflação deste ano, de 3,6% para 3,58%, dentro da meta do governo que é de 4,25%. E manteve a projeção de expansão do Produto Interno Bruto (PIB) em 2,30% em 2020 e de 2,5% em 2021, 2022 e 2023.

5 - É da cidade de Nova Cruz o representante potiguar no The Voice Kids. Benício Abraão, de 14 anos, emocionou os jurados cantando “O Caderno", de Toquinho. Depois de ter virado as cadeiras, o jovem talento escolheu o time de Simone e Simária.

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO