Sábado, 18 de maio de 2024

Postado às 10h30 | 23 Jan 2020 | João Maia trabalha para estabelecer nova dinastia na política do RN

Crédito da foto: Arquivo/defato.com Henrique Alves, Zenaide Maia e João Maia no palanque de 2014

O deputado federal e líder dos liberais no RN, João Maia, pretende lançar a cunhada Sânzia Maia à Prefeitura de Jardim de Piranhas. Ela é casada com Agaciel Maia, deputado distrital no DF.

Sânzia é mais um nome para ampliar a estrutura política de João no estado, visando à tomada de poder nas eleições de 2022.

O grupo de João Maia detém mandato na Câmara dos Deputados (o dele), Senado (irmã Zenaide Maia), Câmara Distrital (irmão Agaciel Maia), Prefeitura de São Gonçalo (prefeito Paulinho, casado com Terezinha Maia, que é suplente de deputado estadual), Prefeitura de Messias Targino (prefeita Shirley, esposa de João), entre outras Prefeituras controladas por aliados fiéis.

De quebra, João Maia controla a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do governo Fátima (PT), que tem como titular Jaime Calado, cunhado de João, casado com a senadora Zenaide.

João Maia ocupa o vácuo aberto por lideranças tradicionais derrotadas em 2018, como os ex-senadores Garibaldi Filho (MDB) e José Agripino (DEM), e com rara competência, reconheça-se, vai alicerçando nova dinastia.

Lembrando que em 2014 João Maia compôs chapa majoritária ao Governo do RN, sendo o vice do candidato Henrique Alves (MDB), derrotado nas urnas. Naquele momento, ele transferiu para a irmã Zenaide Maia a vaga na Câmara dos Deputados.

Zenaide, que hoje flutua no ambiente da esquerda, foi uma das maiores defensoras da chapa Henrique/João Maia, chegando afirma em discurso que Henrique era o melhor nome para governar o Rio Grande do Norte.

Naquelas eleições, o palanque adversário de Henrique, João e Zenaide Maia foi o grande vencer, elegendo Robinson Faria (PSD) para o Governo do Estado e Fátima Bezerra (PT) para o Senado da República.

Tags:

João Maia
deputado federal
PL
dinastia
RN
Zenaide Maia

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO