Os representantes do Fórum Estadual de Servidores se retiraram da audiência com o Governo do Estado, na tarde desta quinta-feira (30), por discordaram da proposta de reforma da Previdência. A minuta foi apresentada sem discutir com as entidades sindicais e o governo abriu prazo de apenas 24 horas para que sugestões sejam apresentadas. Uma nova audiência foi marcada para esta sexta-feira (31).
A presidente do Sindicato dos Servidores da Administração Direta (SINSP-RN), Janeayre Souto, ao sair da Governadoria, afirmou que a proposta do governo “retira direitos” do funcionalismo e repetiu o que já havia dito antes: a reforma da governadora Fátima Bezerra (PT) é “mais cruel” do que a reforma do presidente Jair Bolsonaro.
O ponto mais criticado é o que trata do aumento da contribuição previdenciária dos inativos, uma vez que passará a taxar aposentados e pensionistas que hoje são isentos.
A governadora Fátima, que considerava “perversa” a reforma da Previdência nacional, tem dificuldade de convencer os servidores que a reforma é necessária, uma vez que até pouco tempo dizia o contrário.
VEJA COBERTURA COMPLETA DA AUDIÊNCIA DE HOJE ENTRE GOVERNO E FÓRUM NA EDIÇÃO IMPRESSA DO JORNAL DE FATO DESTA SEXTA-FEIRA (31)
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.