FUGIR NÃO FOI A MELHOR SAÍDA
A governadora Fátima Bezerra (PT) não foi à Assembleia Legislativa para fazer a leitura da mensagem anual, marcada para esta segunda-feira, 3, para evitar os servidores públicos que montaram tenda na Praça dos Três Poderes em protesto à sua proposta de reforma da Previdência estadual. Fátima optou por enviar o texto, entregue ao presidente da Casa, Ezequiel Ferreira de Souza, por seus representantes políticos e partidários.
A fuga da governadora, de pronto, escreveu dois capítulos negativos na sua história e na história política do Rio Grande do Norte:
1 – Fátima, ao se esconder dos servidores públicos, se divorciou de sua carreira política construída na luta em defesa dos trabalhadores, e que teve nos servidores, o trampolim para se eleger deputada estadual, deputada federal, senadora da República e governadora;
2 – A ausência de Fátima para a leitura da mensagem anual não apenas esvaziou a abertura do ano legislativo, mas também foi a primeira vez que um(a) governante não comparece à Assembleia Legislativa para cumprir o protocolo legal e de boa relação entre os Poderes.
A decisão de não ir ao Palácio José Augusto foi tomada pelo núcleo político do governo, endossada por Fátima. A estratégia foi organizada para evitar desgaste maior com a reforma da Previdência. Começou a ser executada no final de semana, com a publicidade na televisão para amenizar os efeitos da reforma. O passo seguinte foi a “fuga” da governadora para evitar os gritos de protestos dos servidores.
Só que, na prática, não foi o que o governo esperava. A propaganda na televisão, construída em cima de falsas verdades, não convence a ninguém. Afirma, por (mau) exemplo, que a reforma é “obrigatória”, numa tentativa de transferir para o Governo Federal essa responsabilidade. Todo mundo sabe, até os menos esclarecidos, que a reforma da Previdência é necessária, mas não é obrigatória. A PEC paralela que insere estados e municípios na nova Previdência sequer foi concluída no Congresso Nacional; ainda aguarda a votação na Câmara dos Deputados.
A propaganda diz também que o governo dialogou com os servidores para construir a proposta de reforma da previdência. Menos a verdade. O governo só apresentou a minuta completa da reforma na sexta-feira, 31, e vai encaminhá-la à Assembleia Legislativa nesta quarta-feira, 5, sem tempo para discutir os pontos nem fazer modificações.
Outra inverdade é que o governo elaborou a proposta para evitar ao máximo a retirada de direitos dos servidores. A proposta de Fátima, se aprovada, vai estabelecer a segunda maior alíquota previdenciária entre os estados do Nordeste, ficando atrás apenas do Maranhão (veja matéria na página 3 desta edição). Ademais, Fátima vai taxar servidores inativos que passariam a vida laboral contribuindo para a previdência e que atualmente são isentos de pagamento.
Pois bem.
A estratégia de Fátima saiu pela culatra. E os efeitos, no primeiro momento, foram aterradores. A oposição se montou na fuga da governadora e, com certa habilidade, traçou a postura de Fátima, sindicalista aguerrida companheira dos companheiros, e a Fátima de hoje, governadora que não dialoga e que foge de seus ex-companheiros. O deputado Kelps Lima (SDD) foi implacável: “A governadora deu um tiro nas costas dos servidores que ela sempre iludiu”.
Já o Sindicato dos Servidores da Administração Direta sugeriu que a partir de agora toda audiência do Fórum com o governo tem que ter a presença de Fátima e que os servidores devem, em protesto, tomar café da manhã na calçada da casa da governadora, repetindo o que Fátima Bezerra fazia com os governos adversários.
E a guerra está só começando, alerta os sindicalistas.
FRASE
"A governadora deu um tiro nas costas dos servidores que ela sempre iludiu."
KELPS LIMA – Deputado do Solidariedade.
LUTO
Dr. Alfredo Passalacqua não era apenas um profissional zeloso, mas um grande homem que Mossoró perdeu. Ao JORNAL DE FATO, sempre à disposição. À população, o seu trabalho zeloso e pronto para servir. O seu falecimento abalou a todos nós. Ele partiu deixando uma lacuna enorme e que certamente não será preenchida. Aos familiares e amigos, nossa solidariedade.
MENSAGEM
A prefeita Rosalba Ciarlini (PP) vai hoje à Câmara de Mossoró fazer a leitura da mensagem anual, que abrirá o último ano da atual legislatura. Também é a última mensagem do atual governo municipal. Rosalba fará avaliação de três anos de gestão e projetará ações que serão executadas em 2020. A expectativa é que a prefeita confirme o reajuste de 12,84% no salário dos professores.
É UM GAIATO
O senador Jean-Paul Prates (PT), que esbravejou contra a reforma da Previdência nacional, classificou como um “ajuste" a proposta de reforma da Previdência da governadora Fátima Bezerra (PT). O tal “ajuste" é mais duro do que a reforma que ele votou contra no Senado. A gaiatice de Paul não surpreende; está no script.
VÍDEO
As redes sociais resgataram um vídeo de 2018 da então senadora Fátima Bezerra (PT) chamando de “golpe" a proposta de reforma da Previdência do governo Michel Temer (MDB). Ela aparece nas ruas, acompanhada de sindicalistas, reforçando a greve geral contra a reforma. Era bem combativa.
PARA OS ANAIS
Nunca na história da Assembleia do RN uma sessão de abertura do ano legislativo foi tão esvaziada. Apenas dez deputados presentes, contando com o presidente Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB). E sem a presença do Executivo para a leitura da mensagem anual.
DNA
A proposta da reforma da Previdência chega nesta quarta-feira, 5, na Assembleia Legislativa pelas mãos dos dois deputados do PT: Francisco e Isolda Dantas, os mais legítimos representantes do governo na ALRN.
É NOTÍCIA
1 - A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) desembarcou no Rio Grande do Norte para curtir as belezas do litoral sul de Natal. Dilma é convidada da governadora Fátima Bezerra (PT).
2 - Termina hoje o prazo de matrícula dos aprovados na chamada regular do Sisu. Também se encerra hoje o prazo para aderir à chamada de espera. Vale lembrar que a Uern e a Ufersa oferecem mais de 5 mil vagas em diversos cursos de graduação.
3 - O mercado financeiro reduziu a estimativa para a inflação este ano de 3,47% para 3,4%. Já a projeção de crescimento da economia (PIB) variou de 2,31% para 2,3% em 2020.
4 - O Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, vai elevar ao nível 3 o risco de contaminação do coronavírus. Ou seja, o país entrará em estado de emergência da saúde. O Brasil monitora 14 casos suspeitos do coronavírus, sendo um no Ceará.
5 - Será celebrada hoje a missa de sétimo dia do falecimento de João Firmino da Silva, na igreja de Nossa Senhora da Conceição, às 19h. O pai do doutor Nilton Firmino viveu 102 anos, construindo uma história de vida de respeito e era admirado por todos.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.