Domingo, 09 de fevereiro de 2025

Postado às 09h15 | 08 Fev 2020 | Coluna César Santos - 8 de fevereiro de 2020

Crédito da foto: Arquivo PSDB de Ezequiel Ferreira é aliado do PT da governadora Fátima no RN

DOIS SENHORES

O presidente da Assembleia Legislativa, que também é presidente do PSDB no Rio Grande do Norte, mas aliado do PT da governadora Fátima Bezerra, se apressou para publicar nota de congratulações a Rogério Marinho, o tucano potiguar que ascendeu ao cargo de ministro do Desenvolvimento Regional.

Marinho foi nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro nesta quinta-feira (6). Até então, o novo ministro era ignorado pelo líder do tucanato potiguar, que optou por se dedicar à articulação política do governo do PT na Assembleia Legislativa. O mesmo PT que “satanizou” Rogério Marinho quando ele foi relator da reforma trabalhista e articulador da reforma da Previdência. O PT potiguar também “castigou” Marinho quando ele aceitou o cargo de secretário especial da Previdência e do Trabalho no Ministério da Economia, sendo acusado pelo partido de Fátima Bezerra de ser parte do “governo ilegítimo”.

Ao fazer parceria com o PT, o PSDB ignorou Rogério Marinho, principalmente depois que ele não conseguiu renovar o mandato nas eleições de 2018. Marinho não recebeu nenhuma palavra de solidariedade do líder do tucanato potiguar, que preferiu o silêncio por optar pela aliança político-administrativa com o PT de Fátima Bezerra.

E agora?

Agora, com Rogério Marinho comandando o ministério responsável por programas importantes como Minha Casa, Minha Vida, habitação popular, infraestrutura urbana e segurança hídrica, o líder do PSDB se derrete em prosa, com nota de congratulações e colocando-se à disposição do ministro.

“Temos certeza que o Ministério do Desenvolvimento Regional está em boas mãos”, escreveu Ezequiel, para em seguida “bombar” com outra frase em elogios a Marinho: “Sabemos de sua capacidade de trabalho e diálogo que mais uma vez será testemunhada pelos brasileiros.”

A recaída de Ezequiel no ninho tucano, porém, não o faz se desgrudar de Fátima Bezerra e da máquina pública oxigenada por cargos de primeiro, segundo e terceiro escalões. Como bem disse o deputado Kelps Lima, do Solidariedade: “Ezequiel é sócio do caos no RN”, referindo-se à parceria do presidente da Assembleia Legislativa com o governo Fátima, visto, até aqui, como um grande desastre.

Ezequiel tem sido o maior articulador político do governo do PT, dentro e fora da Casa Legislativa, papel que já havia cumprido no segundo turno das eleições que deram a vitória a Fátima Bezerra. Inclusive, foi com ele que Fátima posou para fotos tão logo as urnas confirmaram a sua eleição.

Pois bem.

Com o novo cenário, Ezequiel ensaia  a velha  estratégia de servir a dois senhores. Resta saber se ele terá habilidade suficiente para colocar no mesmo ambiente Fátima do PT e Marinho do presidente Jair Bolsonaro.

 

FRASE

"Temos certeza que o Ministério do Desenvolvimento Regional está em boas mãos."

EZEQUIEL FERREIRA DE SOUZA - Presidente da Assembleia Legislativa do RN para Rogério Marinho.

 

POLÍTICA MENOR

As principais lideranças políticas do RN enviaram congratulações a Rogério Marinho (PSDB), entendendo a importância de o RN ter o titular do Desenvolvimento Regional. Menos a governadora Fátima Bezerra (PT), que sequer mandou um “boa sorte" ao ministro.

 

PEÇA A MARINHO

Pelo menos dois projetos importantes para o RN estão na mesa do ministro Rogério Marinho: a conclusão da barragem de Oiticica e a construção de mil moradias populares, previsto no Pró-Moradia. Só com a construção das casas o investimento será de R$ 55 milhões. Está nas mãos do ministro potiguar.

 

BASTIDORES

 A governadora Fátima está trabalhando nos bastidores para aplacar a revolta de líderes sindicais com a reforma da Previdência. A “ponte" entre o governo e o sindicalismo está sendo construída pelo “Sindicato dos Professores" (Sinte-RN), que se converteu ao governismo junto com Fátima.

O final de semana será de articulação.

 

FATURA

O Sinte-RN indicou os titulares das 16 Diretorias Regionais de Educação (DIREC),  empregou dirigentes, parentes e amigos em cargos de segundo e terceiro escalões na pasta da Educação. 

 

É HORA DE LUTA - 401

A prefeita Rosalba Ciarlini (PP) retorna de São Paulo empolgada com a possibilidade de a Gol explorar voo comercial a partir de Mossoró. Só que, mesmo com a boa vontade da companhia aérea, não é tão fácil.

O velho Aeroporto Dix-sept Rosado, com seus problemas crônicos, é o maior obstáculo. E não seria, se a cidade lutasse pela construção de novo aeroporto.

Urgentemente.

 

É HORA DE LUTA - 402

A Gol só trabalha com aviões Boeing, com capacidade bem acima das limitações do aeroporto de Mossoró, que só pode receber aeronaves com o máximo de 76 passageiros. Daí, a Gol teria que fazer parceria com companhias menores.

A empresa TwoFlex, do vizinho Cea-rá, seria uma alternativa. E, mesmo assim, o aeroporto precisaria passar por novos ajustes.

Melhor não se empolgar.

 

É NOTÍCIA

1 - O Partage Shopping Mossoró abre hoje a sua programação de Carnaval com o projeto "Samba na Praça". O cantor Kacau Monteiro comanda o ritmo na praça de alimentação, às 17h. 

2 - Segundo o IBGE, a inflação oficial de janeiro foi de 0,21%, a menor taxa para o mês desde a série histórica do Banco Central, iniciada com o Plano Real em 1994. A taxa é inferior ao 1,15% de dezembro e ao 0,32% de janeiro de 2019.

3 - O governo Fátima Bezerra (PT) convocou 600 professores concursados. Eles vão preencher vagas em todas as regiões do Estado. A convocação ameniza o déficit de sala de aula.

4 - O ministro da Economia, Paulo Guedes, comparou o servidor a um parasita: “O hospedeiro está morrendo, o cara virou um parasita, o dinheiro não chega no povo e ele quer aumento automático”, disse, ao defender urgência na reforma administrativa.

5 - O Fórum Estadual de Servidores marcou reunião para segunda-feira, 10, na sede do Sindsaúde, em Natal, às 9h. Na pauta: reforma da previdência. A princípio, a posição de rejeição está reafirmada. Mas, como tem um final de semana no meio...

 

 

Tags:

Coluna César Santos
JORNAL DE FATO
Mossoró
Rio Grande do Norte

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO